Ambientalização curricular: uma análise a partir das disciplinas ambientalmente orientadas na PUCRSEnvironmentalization curriculum: an analysis from the environmentally oriented disciplines at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5684 |
Resumo: | Este artigo é o resultado de uma pesquisa que analisou 62 disciplinas de dezesseis cursos de graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. A seleção das disciplinas ocorreu a partir de uma capacitação para representantes de cada faculdade, coordenada pelo Comitê de Gestão Ambiental em 2013, onde cada curso foi convidado a indicar disciplinas que considerava ambientalizadas. O critério proposto para disciplinas ambientalmente orientadas era a presença no plano de ensino de conteúdos relacionados aos problemas, conflitos e controvérsias socioambientais, buscando a formação de sujeitos ambientalmente responsáveis. Esta análise levou em consideração os objetivos, a ementa e os conteúdos programáticos de cada disciplina selecionada. Das 62 disciplinas indicadas pelas faculdades como ambientalizadas, 24 não foram confirmadas nesta categoria, 22 foram consideradas fortemente ambientalizadas e 16 fracamente ambientalizadas. |
id |
FURG-9_3bce363e9090b775cb5e01661eb0a290 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5684 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ambientalização curricular: uma análise a partir das disciplinas ambientalmente orientadas na PUCRSEnvironmentalization curriculum: an analysis from the environmentally oriented disciplines at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS)Ambientalização CurricularSustentabilidade na UniversidadeEducação AmbientalEste artigo é o resultado de uma pesquisa que analisou 62 disciplinas de dezesseis cursos de graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. A seleção das disciplinas ocorreu a partir de uma capacitação para representantes de cada faculdade, coordenada pelo Comitê de Gestão Ambiental em 2013, onde cada curso foi convidado a indicar disciplinas que considerava ambientalizadas. O critério proposto para disciplinas ambientalmente orientadas era a presença no plano de ensino de conteúdos relacionados aos problemas, conflitos e controvérsias socioambientais, buscando a formação de sujeitos ambientalmente responsáveis. Esta análise levou em consideração os objetivos, a ementa e os conteúdos programáticos de cada disciplina selecionada. Das 62 disciplinas indicadas pelas faculdades como ambientalizadas, 24 não foram confirmadas nesta categoria, 22 foram consideradas fortemente ambientalizadas e 16 fracamente ambientalizadas.Lepidus2016-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionquantitativo e qualitativoapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/568410.14295/remea.v33i2.5684REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 2 (2016); 209-2261517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5684/3895Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Amanda NascimentoWachholz, Chalissa BeatrizCarvalho, Isabel Cristina de Moura2020-11-16T20:57:07Zoai:periodicos.furg.br:article/5684Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:57:07Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ambientalização curricular: uma análise a partir das disciplinas ambientalmente orientadas na PUCRSEnvironmentalization curriculum: an analysis from the environmentally oriented disciplines at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS) |
title |
Ambientalização curricular: uma análise a partir das disciplinas ambientalmente orientadas na PUCRSEnvironmentalization curriculum: an analysis from the environmentally oriented disciplines at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS) |
spellingShingle |
Ambientalização curricular: uma análise a partir das disciplinas ambientalmente orientadas na PUCRSEnvironmentalization curriculum: an analysis from the environmentally oriented disciplines at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS) da Silva, Amanda Nascimento Ambientalização Curricular Sustentabilidade na Universidade Educação Ambiental |
title_short |
Ambientalização curricular: uma análise a partir das disciplinas ambientalmente orientadas na PUCRSEnvironmentalization curriculum: an analysis from the environmentally oriented disciplines at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS) |
title_full |
Ambientalização curricular: uma análise a partir das disciplinas ambientalmente orientadas na PUCRSEnvironmentalization curriculum: an analysis from the environmentally oriented disciplines at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS) |
title_fullStr |
Ambientalização curricular: uma análise a partir das disciplinas ambientalmente orientadas na PUCRSEnvironmentalization curriculum: an analysis from the environmentally oriented disciplines at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS) |
title_full_unstemmed |
Ambientalização curricular: uma análise a partir das disciplinas ambientalmente orientadas na PUCRSEnvironmentalization curriculum: an analysis from the environmentally oriented disciplines at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS) |
title_sort |
Ambientalização curricular: uma análise a partir das disciplinas ambientalmente orientadas na PUCRSEnvironmentalization curriculum: an analysis from the environmentally oriented disciplines at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS) |
author |
da Silva, Amanda Nascimento |
author_facet |
da Silva, Amanda Nascimento Wachholz, Chalissa Beatriz Carvalho, Isabel Cristina de Moura |
author_role |
author |
author2 |
Wachholz, Chalissa Beatriz Carvalho, Isabel Cristina de Moura |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Amanda Nascimento Wachholz, Chalissa Beatriz Carvalho, Isabel Cristina de Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambientalização Curricular Sustentabilidade na Universidade Educação Ambiental |
topic |
Ambientalização Curricular Sustentabilidade na Universidade Educação Ambiental |
description |
Este artigo é o resultado de uma pesquisa que analisou 62 disciplinas de dezesseis cursos de graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. A seleção das disciplinas ocorreu a partir de uma capacitação para representantes de cada faculdade, coordenada pelo Comitê de Gestão Ambiental em 2013, onde cada curso foi convidado a indicar disciplinas que considerava ambientalizadas. O critério proposto para disciplinas ambientalmente orientadas era a presença no plano de ensino de conteúdos relacionados aos problemas, conflitos e controvérsias socioambientais, buscando a formação de sujeitos ambientalmente responsáveis. Esta análise levou em consideração os objetivos, a ementa e os conteúdos programáticos de cada disciplina selecionada. Das 62 disciplinas indicadas pelas faculdades como ambientalizadas, 24 não foram confirmadas nesta categoria, 22 foram consideradas fortemente ambientalizadas e 16 fracamente ambientalizadas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion quantitativo e qualitativo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5684 10.14295/remea.v33i2.5684 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5684 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v33i2.5684 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5684/3895 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 2 (2016); 209-226 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041785430605824 |