Educação ambiental: uma proposta para a Educação InfantilEnvironmental education: a proposal of early childhood educationEducación ambiental: una propuesta de educación infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Busik, Carolina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Soletti, Carolina Calixto, Caon, Karen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8575
Resumo: Esse estudo buscou refletir sobre os principais fatores para uma educação ambiental no qual o grande crescimento do consumo e descarte imediato, o modo de vida individualista do ser humano, a utilização de recursos naturais limitados e o adensamento demográfico contribuem com a degradação do meio ambiente. Nessas perspectivas, a educação ambiental surge como uma proposta de ressignificação às práticas sustentáveis e ecológicas da vida humana. Na Educação Infantil, etapa da Educação Básica, a Educação Ambiental possibilita a sensibilização da criança por meio da apreciação, zelo e responsabilidade com o meio ambiente. Nessa pesquisa, apresenta-se ainda um relato de experiência desenvolvido durante um estágio curricular obrigatório do curso de pedagogia da Faculdade Murialdo com crianças de 3 a 6 anos de idade e atividades para uma Educação Ambiental na Educação Infantil. This study aimed to reflect on the main factors for an environmental education, in which the great growth of consumption and immediate disposal, the individualistic way of life of the human being, the use of limited natural resources and the population density contribute to the environmental degradation. In these perspectives, the environmental education comes up as a proposal of resignification to the sustainable and ecological practices of the human life. In Early Childhood Education, the stage of Basic Education, the Environmental Education makes the awareness of the child possible through appreciation, zeal and responsibility with the environment. In this research, there is also an experience report developed during a mandatory curricular internship in Education at Murialdo College, with children aged 3 to 6 years old, and activities for an Environmental Education in Early Childhood Education. Este estudio buscó reflexionar sobre los principales factores para una educación ambiental, en la cual el gran crecimiento del consumo y descarte inmediato, la manera de vida individualista del ser humano, la utilización de recursos naturales limitados y la densificación demográfica contribuyen con la degradación del medio ambiente. En estas perspectivas, la educación ambiental surge como una propuesta de resignificación a las prácticas sostenibles y ecológicas de la vida humana. En la Educación Infantil, etapa de la Educación Básica, la Educación Ambiental posibilita la sensibilización del niño por a través de la apreciación, cuidado y responsabilidad con el medio ambiente. En esta investigación, se presenta, también, un relato de experiencia desarrollado durante una pasantía curricular obligatoria del curso de pedagogía de la Facultad Murialdo, con niños de 3 a 6 años y actividades para una Educación Ambiental en la Educación Infantil.
id FURG-9_f8627b08cc5fad82264b694386ca7a77
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8575
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Educação ambiental: uma proposta para a Educação InfantilEnvironmental education: a proposal of early childhood educationEducación ambiental: una propuesta de educación infantilEducação Ambiental. Educação Infantil. Sensibilização.Esse estudo buscou refletir sobre os principais fatores para uma educação ambiental no qual o grande crescimento do consumo e descarte imediato, o modo de vida individualista do ser humano, a utilização de recursos naturais limitados e o adensamento demográfico contribuem com a degradação do meio ambiente. Nessas perspectivas, a educação ambiental surge como uma proposta de ressignificação às práticas sustentáveis e ecológicas da vida humana. Na Educação Infantil, etapa da Educação Básica, a Educação Ambiental possibilita a sensibilização da criança por meio da apreciação, zelo e responsabilidade com o meio ambiente. Nessa pesquisa, apresenta-se ainda um relato de experiência desenvolvido durante um estágio curricular obrigatório do curso de pedagogia da Faculdade Murialdo com crianças de 3 a 6 anos de idade e atividades para uma Educação Ambiental na Educação Infantil. This study aimed to reflect on the main factors for an environmental education, in which the great growth of consumption and immediate disposal, the individualistic way of life of the human being, the use of limited natural resources and the population density contribute to the environmental degradation. In these perspectives, the environmental education comes up as a proposal of resignification to the sustainable and ecological practices of the human life. In Early Childhood Education, the stage of Basic Education, the Environmental Education makes the awareness of the child possible through appreciation, zeal and responsibility with the environment. In this research, there is also an experience report developed during a mandatory curricular internship in Education at Murialdo College, with children aged 3 to 6 years old, and activities for an Environmental Education in Early Childhood Education. Este estudio buscó reflexionar sobre los principales factores para una educación ambiental, en la cual el gran crecimiento del consumo y descarte inmediato, la manera de vida individualista del ser humano, la utilización de recursos naturales limitados y la densificación demográfica contribuyen con la degradación del medio ambiente. En estas perspectivas, la educación ambiental surge como una propuesta de resignificación a las prácticas sostenibles y ecológicas de la vida humana. En la Educación Infantil, etapa de la Educación Básica, la Educación Ambiental posibilita la sensibilización del niño por a través de la apreciación, cuidado y responsabilidad con el medio ambiente. En esta investigación, se presenta, también, un relato de experiencia desarrollado durante una pasantía curricular obligatoria del curso de pedagogía de la Facultad Murialdo, con niños de 3 a 6 años y actividades para una Educación Ambiental en la Educación Infantil.Lepidus2018-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/857510.14295/remea.v0i1.8575REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2018: Edição Especial EDEA, n. 1; 226-2381517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8575/5513Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBusik, CarolinaSoletti, Carolina CalixtoCaon, Karen2018-11-26T21:23:24Zoai:periodicos.furg.br:article/8575Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-11-26T21:23:24Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental: uma proposta para a Educação InfantilEnvironmental education: a proposal of early childhood educationEducación ambiental: una propuesta de educación infantil
title Educação ambiental: uma proposta para a Educação InfantilEnvironmental education: a proposal of early childhood educationEducación ambiental: una propuesta de educación infantil
spellingShingle Educação ambiental: uma proposta para a Educação InfantilEnvironmental education: a proposal of early childhood educationEducación ambiental: una propuesta de educación infantil
Busik, Carolina
Educação Ambiental. Educação Infantil. Sensibilização.
title_short Educação ambiental: uma proposta para a Educação InfantilEnvironmental education: a proposal of early childhood educationEducación ambiental: una propuesta de educación infantil
title_full Educação ambiental: uma proposta para a Educação InfantilEnvironmental education: a proposal of early childhood educationEducación ambiental: una propuesta de educación infantil
title_fullStr Educação ambiental: uma proposta para a Educação InfantilEnvironmental education: a proposal of early childhood educationEducación ambiental: una propuesta de educación infantil
title_full_unstemmed Educação ambiental: uma proposta para a Educação InfantilEnvironmental education: a proposal of early childhood educationEducación ambiental: una propuesta de educación infantil
title_sort Educação ambiental: uma proposta para a Educação InfantilEnvironmental education: a proposal of early childhood educationEducación ambiental: una propuesta de educación infantil
author Busik, Carolina
author_facet Busik, Carolina
Soletti, Carolina Calixto
Caon, Karen
author_role author
author2 Soletti, Carolina Calixto
Caon, Karen
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Busik, Carolina
Soletti, Carolina Calixto
Caon, Karen
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental. Educação Infantil. Sensibilização.
topic Educação Ambiental. Educação Infantil. Sensibilização.
description Esse estudo buscou refletir sobre os principais fatores para uma educação ambiental no qual o grande crescimento do consumo e descarte imediato, o modo de vida individualista do ser humano, a utilização de recursos naturais limitados e o adensamento demográfico contribuem com a degradação do meio ambiente. Nessas perspectivas, a educação ambiental surge como uma proposta de ressignificação às práticas sustentáveis e ecológicas da vida humana. Na Educação Infantil, etapa da Educação Básica, a Educação Ambiental possibilita a sensibilização da criança por meio da apreciação, zelo e responsabilidade com o meio ambiente. Nessa pesquisa, apresenta-se ainda um relato de experiência desenvolvido durante um estágio curricular obrigatório do curso de pedagogia da Faculdade Murialdo com crianças de 3 a 6 anos de idade e atividades para uma Educação Ambiental na Educação Infantil. This study aimed to reflect on the main factors for an environmental education, in which the great growth of consumption and immediate disposal, the individualistic way of life of the human being, the use of limited natural resources and the population density contribute to the environmental degradation. In these perspectives, the environmental education comes up as a proposal of resignification to the sustainable and ecological practices of the human life. In Early Childhood Education, the stage of Basic Education, the Environmental Education makes the awareness of the child possible through appreciation, zeal and responsibility with the environment. In this research, there is also an experience report developed during a mandatory curricular internship in Education at Murialdo College, with children aged 3 to 6 years old, and activities for an Environmental Education in Early Childhood Education. Este estudio buscó reflexionar sobre los principales factores para una educación ambiental, en la cual el gran crecimiento del consumo y descarte inmediato, la manera de vida individualista del ser humano, la utilización de recursos naturales limitados y la densificación demográfica contribuyen con la degradación del medio ambiente. En estas perspectivas, la educación ambiental surge como una propuesta de resignificación a las prácticas sostenibles y ecológicas de la vida humana. En la Educación Infantil, etapa de la Educación Básica, la Educación Ambiental posibilita la sensibilización del niño por a través de la apreciación, cuidado y responsabilidad con el medio ambiente. En esta investigación, se presenta, también, un relato de experiencia desarrollado durante una pasantía curricular obligatoria del curso de pedagogía de la Facultad Murialdo, con niños de 3 a 6 años y actividades para una Educación Ambiental en la Educación Infantil.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8575
10.14295/remea.v0i1.8575
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8575
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i1.8575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8575/5513
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2018: Edição Especial EDEA, n. 1; 226-238
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786657439744