Educação ambiental: uma proposta para a Educação InfantilEnvironmental education: a proposal of early childhood educationEducación ambiental: una propuesta de educación infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8575 |
Resumo: | Esse estudo buscou refletir sobre os principais fatores para uma educação ambiental no qual o grande crescimento do consumo e descarte imediato, o modo de vida individualista do ser humano, a utilização de recursos naturais limitados e o adensamento demográfico contribuem com a degradação do meio ambiente. Nessas perspectivas, a educação ambiental surge como uma proposta de ressignificação às práticas sustentáveis e ecológicas da vida humana. Na Educação Infantil, etapa da Educação Básica, a Educação Ambiental possibilita a sensibilização da criança por meio da apreciação, zelo e responsabilidade com o meio ambiente. Nessa pesquisa, apresenta-se ainda um relato de experiência desenvolvido durante um estágio curricular obrigatório do curso de pedagogia da Faculdade Murialdo com crianças de 3 a 6 anos de idade e atividades para uma Educação Ambiental na Educação Infantil. This study aimed to reflect on the main factors for an environmental education, in which the great growth of consumption and immediate disposal, the individualistic way of life of the human being, the use of limited natural resources and the population density contribute to the environmental degradation. In these perspectives, the environmental education comes up as a proposal of resignification to the sustainable and ecological practices of the human life. In Early Childhood Education, the stage of Basic Education, the Environmental Education makes the awareness of the child possible through appreciation, zeal and responsibility with the environment. In this research, there is also an experience report developed during a mandatory curricular internship in Education at Murialdo College, with children aged 3 to 6 years old, and activities for an Environmental Education in Early Childhood Education. Este estudio buscó reflexionar sobre los principales factores para una educación ambiental, en la cual el gran crecimiento del consumo y descarte inmediato, la manera de vida individualista del ser humano, la utilización de recursos naturales limitados y la densificación demográfica contribuyen con la degradación del medio ambiente. En estas perspectivas, la educación ambiental surge como una propuesta de resignificación a las prácticas sostenibles y ecológicas de la vida humana. En la Educación Infantil, etapa de la Educación Básica, la Educación Ambiental posibilita la sensibilización del niño por a través de la apreciación, cuidado y responsabilidad con el medio ambiente. En esta investigación, se presenta, también, un relato de experiencia desarrollado durante una pasantía curricular obligatoria del curso de pedagogía de la Facultad Murialdo, con niños de 3 a 6 años y actividades para una Educación Ambiental en la Educación Infantil. |
id |
FURG-9_f8627b08cc5fad82264b694386ca7a77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8575 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental: uma proposta para a Educação InfantilEnvironmental education: a proposal of early childhood educationEducación ambiental: una propuesta de educación infantilEducação Ambiental. Educação Infantil. Sensibilização.Esse estudo buscou refletir sobre os principais fatores para uma educação ambiental no qual o grande crescimento do consumo e descarte imediato, o modo de vida individualista do ser humano, a utilização de recursos naturais limitados e o adensamento demográfico contribuem com a degradação do meio ambiente. Nessas perspectivas, a educação ambiental surge como uma proposta de ressignificação às práticas sustentáveis e ecológicas da vida humana. Na Educação Infantil, etapa da Educação Básica, a Educação Ambiental possibilita a sensibilização da criança por meio da apreciação, zelo e responsabilidade com o meio ambiente. Nessa pesquisa, apresenta-se ainda um relato de experiência desenvolvido durante um estágio curricular obrigatório do curso de pedagogia da Faculdade Murialdo com crianças de 3 a 6 anos de idade e atividades para uma Educação Ambiental na Educação Infantil. This study aimed to reflect on the main factors for an environmental education, in which the great growth of consumption and immediate disposal, the individualistic way of life of the human being, the use of limited natural resources and the population density contribute to the environmental degradation. In these perspectives, the environmental education comes up as a proposal of resignification to the sustainable and ecological practices of the human life. In Early Childhood Education, the stage of Basic Education, the Environmental Education makes the awareness of the child possible through appreciation, zeal and responsibility with the environment. In this research, there is also an experience report developed during a mandatory curricular internship in Education at Murialdo College, with children aged 3 to 6 years old, and activities for an Environmental Education in Early Childhood Education. Este estudio buscó reflexionar sobre los principales factores para una educación ambiental, en la cual el gran crecimiento del consumo y descarte inmediato, la manera de vida individualista del ser humano, la utilización de recursos naturales limitados y la densificación demográfica contribuyen con la degradación del medio ambiente. En estas perspectivas, la educación ambiental surge como una propuesta de resignificación a las prácticas sostenibles y ecológicas de la vida humana. En la Educación Infantil, etapa de la Educación Básica, la Educación Ambiental posibilita la sensibilización del niño por a través de la apreciación, cuidado y responsabilidad con el medio ambiente. En esta investigación, se presenta, también, un relato de experiencia desarrollado durante una pasantía curricular obligatoria del curso de pedagogía de la Facultad Murialdo, con niños de 3 a 6 años y actividades para una Educación Ambiental en la Educación Infantil.Lepidus2018-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/857510.14295/remea.v0i1.8575REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2018: Edição Especial EDEA, n. 1; 226-2381517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8575/5513Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBusik, CarolinaSoletti, Carolina CalixtoCaon, Karen2018-11-26T21:23:24Zoai:periodicos.furg.br:article/8575Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-11-26T21:23:24Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental: uma proposta para a Educação InfantilEnvironmental education: a proposal of early childhood educationEducación ambiental: una propuesta de educación infantil |
title |
Educação ambiental: uma proposta para a Educação InfantilEnvironmental education: a proposal of early childhood educationEducación ambiental: una propuesta de educación infantil |
spellingShingle |
Educação ambiental: uma proposta para a Educação InfantilEnvironmental education: a proposal of early childhood educationEducación ambiental: una propuesta de educación infantil Busik, Carolina Educação Ambiental. Educação Infantil. Sensibilização. |
title_short |
Educação ambiental: uma proposta para a Educação InfantilEnvironmental education: a proposal of early childhood educationEducación ambiental: una propuesta de educación infantil |
title_full |
Educação ambiental: uma proposta para a Educação InfantilEnvironmental education: a proposal of early childhood educationEducación ambiental: una propuesta de educación infantil |
title_fullStr |
Educação ambiental: uma proposta para a Educação InfantilEnvironmental education: a proposal of early childhood educationEducación ambiental: una propuesta de educación infantil |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental: uma proposta para a Educação InfantilEnvironmental education: a proposal of early childhood educationEducación ambiental: una propuesta de educación infantil |
title_sort |
Educação ambiental: uma proposta para a Educação InfantilEnvironmental education: a proposal of early childhood educationEducación ambiental: una propuesta de educación infantil |
author |
Busik, Carolina |
author_facet |
Busik, Carolina Soletti, Carolina Calixto Caon, Karen |
author_role |
author |
author2 |
Soletti, Carolina Calixto Caon, Karen |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Busik, Carolina Soletti, Carolina Calixto Caon, Karen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental. Educação Infantil. Sensibilização. |
topic |
Educação Ambiental. Educação Infantil. Sensibilização. |
description |
Esse estudo buscou refletir sobre os principais fatores para uma educação ambiental no qual o grande crescimento do consumo e descarte imediato, o modo de vida individualista do ser humano, a utilização de recursos naturais limitados e o adensamento demográfico contribuem com a degradação do meio ambiente. Nessas perspectivas, a educação ambiental surge como uma proposta de ressignificação às práticas sustentáveis e ecológicas da vida humana. Na Educação Infantil, etapa da Educação Básica, a Educação Ambiental possibilita a sensibilização da criança por meio da apreciação, zelo e responsabilidade com o meio ambiente. Nessa pesquisa, apresenta-se ainda um relato de experiência desenvolvido durante um estágio curricular obrigatório do curso de pedagogia da Faculdade Murialdo com crianças de 3 a 6 anos de idade e atividades para uma Educação Ambiental na Educação Infantil. This study aimed to reflect on the main factors for an environmental education, in which the great growth of consumption and immediate disposal, the individualistic way of life of the human being, the use of limited natural resources and the population density contribute to the environmental degradation. In these perspectives, the environmental education comes up as a proposal of resignification to the sustainable and ecological practices of the human life. In Early Childhood Education, the stage of Basic Education, the Environmental Education makes the awareness of the child possible through appreciation, zeal and responsibility with the environment. In this research, there is also an experience report developed during a mandatory curricular internship in Education at Murialdo College, with children aged 3 to 6 years old, and activities for an Environmental Education in Early Childhood Education. Este estudio buscó reflexionar sobre los principales factores para una educación ambiental, en la cual el gran crecimiento del consumo y descarte inmediato, la manera de vida individualista del ser humano, la utilización de recursos naturales limitados y la densificación demográfica contribuyen con la degradación del medio ambiente. En estas perspectivas, la educación ambiental surge como una propuesta de resignificación a las prácticas sostenibles y ecológicas de la vida humana. En la Educación Infantil, etapa de la Educación Básica, la Educación Ambiental posibilita la sensibilización del niño por a través de la apreciación, cuidado y responsabilidad con el medio ambiente. En esta investigación, se presenta, también, un relato de experiencia desarrollado durante una pasantía curricular obligatoria del curso de pedagogía de la Facultad Murialdo, con niños de 3 a 6 años y actividades para una Educación Ambiental en la Educación Infantil. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8575 10.14295/remea.v0i1.8575 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8575 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v0i1.8575 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8575/5513 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2018: Edição Especial EDEA, n. 1; 226-238 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041786657439744 |