A contribuição da complexidade de Morin para as pesquisas em Educação Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saheb, Daniele
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rodrigues, Daniela Gureski
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7139
Resumo: A formação inicial e continuada de educadores ambientais tem sua história marcada pela fragmentação do conhecimento e o determinismo da ciência. A Complexidade defendida por Edgar Morin traz em si o desafio de outra forma de pensamento e, por consequência, implicações importantes na formação de educadores ambientais. Nesta linha de pensamento, o presente trabalho consiste em aprofundar a Educação Ambiental (EA) sob o enfoque da Complexidade, dada a necessidade de se reforçar a ideia de que as questões sociais e ambientais se encontram imbricadas em sua gênese e que as consequências manifestam essa interposição em sua concretude, das partes para o todo e do todo para as partes, como propõe Morin (2001). Para tanto este artigo apresenta uma revisão sistemática sobre a contribuição dos estudos da complexidade para as pesquisas em EA. Foram analisados 6 artigos publicados entre 2001 e 2015 pela Revista Eletrônica do Mestrado em EA. Os elementos verificados foram classificados em três categorias: contribuição para o campo epistemológico da EA; superação da crise paradigmática e a construção do pensamento ecologizante. Constatou-se a contribuição da Complexidade principalmente para a construção do campo epistemológico e da identidade da EA nas pesquisas realizadas. The professional development of environmental educators have your history paved by fragmentation of knowledge and greater science. A complexity of knowledge (Complexidade) proclaimed by Edgar Morin brings the challenge of another way of thinking and as an important consequences result at environmental teacher’s development. By this way, the present article has a goal to develop the Environmental Education (Educação Ambiental - EA) on the complexity focus given, the necessity to reinforce the intent that some socials question is imbricated in his genesis and its consequences express that in the reality of his history, otherwise by the parts to the total and the total to the parts, as Morin proposes. Toward that article presents a systematic review on the complexity study contribution to the research of EA. For that study 6 articles published between 2001 and 2015 was analyzed by the master degree electronic magazine in EA. The results of that research was compiled in three ranks: contribuição para o campo epistemológico da EA; superação da crise paradigmática e a construção do pensamento ecologizante. By the way, it was veryfied the contribution of Complexity mostly to the construction of the epistemological field and identity of EA on the reaches realized.
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