Educação Ambiental entre o negacionismo e as fake news: intersecções discursivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/13535 |
Resumo: | Este artigo objetiva propor uma Educação Ambiental, à luz da análise do discurso foucaultiana, como instrumento que intente para a desmistificação de fake news reverberadas na mídia. Para isso, propomos o estudo de fake news verificadas pelo site Fakebook.eco, fact-checking que analisa conteúdo de teor falso – ou duvidoso – que versa sobre a temática ambiental. Este empenho põe em evidência duas verdades: a “verdade inventada” e a “verdade verificada”, as quais, conforme constatado, ora se baseiam em critério científico, ora em critério ideológico, este último muitas vezes permeado por viés negacionista. Metodologicamente, esta pesquisa se caracteriza por ser de cunho qualitativa e de teor descritiva-interpretativa e tem como base teórica os pressupostos do filósofo Michel Foucault. Os resultados das análises apontam para densos embates discursivos, tendo a ciência como fundamento que embasa as discussões ambientais. |
id |
FURG-9_54fe70cb282e4d292cd171e936a31544 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/13535 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Ambiental entre o negacionismo e as fake news: intersecções discursivasEducação AmbientalFake newsVerdadeEducación ambientalFake newsVerdadEnvironmental EducationFake newsTruthEste artigo objetiva propor uma Educação Ambiental, à luz da análise do discurso foucaultiana, como instrumento que intente para a desmistificação de fake news reverberadas na mídia. Para isso, propomos o estudo de fake news verificadas pelo site Fakebook.eco, fact-checking que analisa conteúdo de teor falso – ou duvidoso – que versa sobre a temática ambiental. Este empenho põe em evidência duas verdades: a “verdade inventada” e a “verdade verificada”, as quais, conforme constatado, ora se baseiam em critério científico, ora em critério ideológico, este último muitas vezes permeado por viés negacionista. Metodologicamente, esta pesquisa se caracteriza por ser de cunho qualitativa e de teor descritiva-interpretativa e tem como base teórica os pressupostos do filósofo Michel Foucault. Os resultados das análises apontam para densos embates discursivos, tendo a ciência como fundamento que embasa as discussões ambientais.Lepidus2023-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1353510.14295/remea.v40i1.13535REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 40 n. 1 (2023): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 10-301517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/13535/10152http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva Júnior, Joseeldo daBezerra, Gracimário Silva, Francisco Vieira da2023-04-14T20:47:29Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/13535Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2023-04-14T20:47:29Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Ambiental entre o negacionismo e as fake news: intersecções discursivas |
title |
Educação Ambiental entre o negacionismo e as fake news: intersecções discursivas |
spellingShingle |
Educação Ambiental entre o negacionismo e as fake news: intersecções discursivas Silva Júnior, Joseeldo da Educação Ambiental Fake news Verdade Educación ambiental Fake news Verdad Environmental Education Fake news Truth |
title_short |
Educação Ambiental entre o negacionismo e as fake news: intersecções discursivas |
title_full |
Educação Ambiental entre o negacionismo e as fake news: intersecções discursivas |
title_fullStr |
Educação Ambiental entre o negacionismo e as fake news: intersecções discursivas |
title_full_unstemmed |
Educação Ambiental entre o negacionismo e as fake news: intersecções discursivas |
title_sort |
Educação Ambiental entre o negacionismo e as fake news: intersecções discursivas |
author |
Silva Júnior, Joseeldo da |
author_facet |
Silva Júnior, Joseeldo da Bezerra, Gracimário Silva, Francisco Vieira da |
author_role |
author |
author2 |
Bezerra, Gracimário Silva, Francisco Vieira da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Júnior, Joseeldo da Bezerra, Gracimário Silva, Francisco Vieira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Fake news Verdade Educación ambiental Fake news Verdad Environmental Education Fake news Truth |
topic |
Educação Ambiental Fake news Verdade Educación ambiental Fake news Verdad Environmental Education Fake news Truth |
description |
Este artigo objetiva propor uma Educação Ambiental, à luz da análise do discurso foucaultiana, como instrumento que intente para a desmistificação de fake news reverberadas na mídia. Para isso, propomos o estudo de fake news verificadas pelo site Fakebook.eco, fact-checking que analisa conteúdo de teor falso – ou duvidoso – que versa sobre a temática ambiental. Este empenho põe em evidência duas verdades: a “verdade inventada” e a “verdade verificada”, as quais, conforme constatado, ora se baseiam em critério científico, ora em critério ideológico, este último muitas vezes permeado por viés negacionista. Metodologicamente, esta pesquisa se caracteriza por ser de cunho qualitativa e de teor descritiva-interpretativa e tem como base teórica os pressupostos do filósofo Michel Foucault. Os resultados das análises apontam para densos embates discursivos, tendo a ciência como fundamento que embasa as discussões ambientais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/13535 10.14295/remea.v40i1.13535 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/13535 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v40i1.13535 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/13535/10152 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 40 n. 1 (2023): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 10-30 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041781258321920 |