A PAUTA DO PROFESSOR NA SALA DE AULA COM PESQUISA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2882 |
Resumo: | Discute-se o educar pela pesquisa como princípio metodológico em sala de aula, sustentado pela competência dialógica do professor, pelo exercício da leitura, da escrita e da participação em coletivos de pesquisa. Argumenta-se em favor do professor desenvolver a capacidade de ouvir seus alunos em sala de aula, invertendo-se assim a lógica tradicional do trabalho em sala de aula focalizada no professor, em direção a ações conjuntas e articuladas entre o professor e seus alunos pela linguagem, favorecendo a capacidade de argumentação e de aprender a trabalhar na improvisação, vista como a capacidade de articular conhecimentos profissionais fundamentados pela pesquisa da e na sala de aula com seus pares.. |
id |
FURG-9_63494f30bcc11ef7188af7c80233fdd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/2882 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PAUTA DO PROFESSOR NA SALA DE AULA COM PESQUISAeducar pela pesquisacompetência dialógicaformação permanente pela pesquisaDiscute-se o educar pela pesquisa como princípio metodológico em sala de aula, sustentado pela competência dialógica do professor, pelo exercício da leitura, da escrita e da participação em coletivos de pesquisa. Argumenta-se em favor do professor desenvolver a capacidade de ouvir seus alunos em sala de aula, invertendo-se assim a lógica tradicional do trabalho em sala de aula focalizada no professor, em direção a ações conjuntas e articuladas entre o professor e seus alunos pela linguagem, favorecendo a capacidade de argumentação e de aprender a trabalhar na improvisação, vista como a capacidade de articular conhecimentos profissionais fundamentados pela pesquisa da e na sala de aula com seus pares..Lepidus2012-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/288210.14295/remea.v14i0.2882REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 14 (2005): Volume 14 : janeiro a junho de 20051517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2882/1636Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGaliazzi, Maria do Carmo2020-08-14T20:01:47Zoai:periodicos.furg.br:article/2882Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:01:47Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PAUTA DO PROFESSOR NA SALA DE AULA COM PESQUISA |
title |
A PAUTA DO PROFESSOR NA SALA DE AULA COM PESQUISA |
spellingShingle |
A PAUTA DO PROFESSOR NA SALA DE AULA COM PESQUISA Galiazzi, Maria do Carmo educar pela pesquisa competência dialógica formação permanente pela pesquisa |
title_short |
A PAUTA DO PROFESSOR NA SALA DE AULA COM PESQUISA |
title_full |
A PAUTA DO PROFESSOR NA SALA DE AULA COM PESQUISA |
title_fullStr |
A PAUTA DO PROFESSOR NA SALA DE AULA COM PESQUISA |
title_full_unstemmed |
A PAUTA DO PROFESSOR NA SALA DE AULA COM PESQUISA |
title_sort |
A PAUTA DO PROFESSOR NA SALA DE AULA COM PESQUISA |
author |
Galiazzi, Maria do Carmo |
author_facet |
Galiazzi, Maria do Carmo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galiazzi, Maria do Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educar pela pesquisa competência dialógica formação permanente pela pesquisa |
topic |
educar pela pesquisa competência dialógica formação permanente pela pesquisa |
description |
Discute-se o educar pela pesquisa como princípio metodológico em sala de aula, sustentado pela competência dialógica do professor, pelo exercício da leitura, da escrita e da participação em coletivos de pesquisa. Argumenta-se em favor do professor desenvolver a capacidade de ouvir seus alunos em sala de aula, invertendo-se assim a lógica tradicional do trabalho em sala de aula focalizada no professor, em direção a ações conjuntas e articuladas entre o professor e seus alunos pela linguagem, favorecendo a capacidade de argumentação e de aprender a trabalhar na improvisação, vista como a capacidade de articular conhecimentos profissionais fundamentados pela pesquisa da e na sala de aula com seus pares.. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2882 10.14295/remea.v14i0.2882 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2882 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v14i0.2882 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2882/1636 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 14 (2005): Volume 14 : janeiro a junho de 2005 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041781912633344 |