ATRIBUTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: DO MOVIMENTO AMBIENTALISTA INTERNACIONAL AO NACIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Juliana Rezende
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Maestrelli, Sylvia Regina Pedrosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3109
Resumo: Estudos têm evidenciado a dificuldade de implementação da Educação Ambiental (EA) no contexto escolar brasileiro. Diante disto, objetiva-se neste trabalho explicitar os principais atributos da EA escolar a fim de que a efetivação destes subsidiem a formação de sujeitos crítico-transformador via práticas pedagógicas interdisciplinares. Para tal, a metodologia adotada pautou-se em um estudo teórico-reflexivo envolvendo a pesquisa e a análise de documentos oficiais internacionais e nacionais voltados à EA para o delineamento dos principais atributos da EA escolar, no Brasil. Dentre os principais resultados destaca-se que as orientações das políticas públicas voltadas à EA, a partir do final da década de 1990, acenam para uma perspectiva Crítica de EA com base em atributos como: o enfoque humanista, democrático e participativo; a consideração da concepção globalizante de meio ambiente; a dimensão de sustentabilidade; o pluralismo metodológico na perspectiva da interdisciplinaridade. No âmbito da EA escolar, destacam-se os seguintes atributos: a perspectiva transdisciplinar/interdisciplinar, crítica e problematizadora; a contextualização; os processos educacionais participativos; a articulação das dimensões local e global; a produção e disseminação de materiais didáticopedagógicos e sua avaliação crítica; o caráter contínuo e permanente da EA como processo educativo.
id FURG-9_6c08217330fd889f8d8ad02027f4c151
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3109
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling ATRIBUTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: DO MOVIMENTO AMBIENTALISTA INTERNACIONAL AO NACIONALPolíticas PúblicasCurrículo InterdisciplinarFormação de Professores.Estudos têm evidenciado a dificuldade de implementação da Educação Ambiental (EA) no contexto escolar brasileiro. Diante disto, objetiva-se neste trabalho explicitar os principais atributos da EA escolar a fim de que a efetivação destes subsidiem a formação de sujeitos crítico-transformador via práticas pedagógicas interdisciplinares. Para tal, a metodologia adotada pautou-se em um estudo teórico-reflexivo envolvendo a pesquisa e a análise de documentos oficiais internacionais e nacionais voltados à EA para o delineamento dos principais atributos da EA escolar, no Brasil. Dentre os principais resultados destaca-se que as orientações das políticas públicas voltadas à EA, a partir do final da década de 1990, acenam para uma perspectiva Crítica de EA com base em atributos como: o enfoque humanista, democrático e participativo; a consideração da concepção globalizante de meio ambiente; a dimensão de sustentabilidade; o pluralismo metodológico na perspectiva da interdisciplinaridade. No âmbito da EA escolar, destacam-se os seguintes atributos: a perspectiva transdisciplinar/interdisciplinar, crítica e problematizadora; a contextualização; os processos educacionais participativos; a articulação das dimensões local e global; a produção e disseminação de materiais didáticopedagógicos e sua avaliação crítica; o caráter contínuo e permanente da EA como processo educativo.Lepidus2012-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/310910.14295/remea.v28i0.3109REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 28 (2012): Volume 28 : janeiro a junho de 20121517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3109/1780Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessTorres, Juliana RezendeMaestrelli, Sylvia Regina Pedrosa2020-08-14T19:58:17Zoai:periodicos.furg.br:article/3109Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:17Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv ATRIBUTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: DO MOVIMENTO AMBIENTALISTA INTERNACIONAL AO NACIONAL
title ATRIBUTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: DO MOVIMENTO AMBIENTALISTA INTERNACIONAL AO NACIONAL
spellingShingle ATRIBUTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: DO MOVIMENTO AMBIENTALISTA INTERNACIONAL AO NACIONAL
Torres, Juliana Rezende
Políticas Públicas
Currículo Interdisciplinar
Formação de Professores.
title_short ATRIBUTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: DO MOVIMENTO AMBIENTALISTA INTERNACIONAL AO NACIONAL
title_full ATRIBUTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: DO MOVIMENTO AMBIENTALISTA INTERNACIONAL AO NACIONAL
title_fullStr ATRIBUTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: DO MOVIMENTO AMBIENTALISTA INTERNACIONAL AO NACIONAL
title_full_unstemmed ATRIBUTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: DO MOVIMENTO AMBIENTALISTA INTERNACIONAL AO NACIONAL
title_sort ATRIBUTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: DO MOVIMENTO AMBIENTALISTA INTERNACIONAL AO NACIONAL
author Torres, Juliana Rezende
author_facet Torres, Juliana Rezende
Maestrelli, Sylvia Regina Pedrosa
author_role author
author2 Maestrelli, Sylvia Regina Pedrosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Juliana Rezende
Maestrelli, Sylvia Regina Pedrosa
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Públicas
Currículo Interdisciplinar
Formação de Professores.
topic Políticas Públicas
Currículo Interdisciplinar
Formação de Professores.
description Estudos têm evidenciado a dificuldade de implementação da Educação Ambiental (EA) no contexto escolar brasileiro. Diante disto, objetiva-se neste trabalho explicitar os principais atributos da EA escolar a fim de que a efetivação destes subsidiem a formação de sujeitos crítico-transformador via práticas pedagógicas interdisciplinares. Para tal, a metodologia adotada pautou-se em um estudo teórico-reflexivo envolvendo a pesquisa e a análise de documentos oficiais internacionais e nacionais voltados à EA para o delineamento dos principais atributos da EA escolar, no Brasil. Dentre os principais resultados destaca-se que as orientações das políticas públicas voltadas à EA, a partir do final da década de 1990, acenam para uma perspectiva Crítica de EA com base em atributos como: o enfoque humanista, democrático e participativo; a consideração da concepção globalizante de meio ambiente; a dimensão de sustentabilidade; o pluralismo metodológico na perspectiva da interdisciplinaridade. No âmbito da EA escolar, destacam-se os seguintes atributos: a perspectiva transdisciplinar/interdisciplinar, crítica e problematizadora; a contextualização; os processos educacionais participativos; a articulação das dimensões local e global; a produção e disseminação de materiais didáticopedagógicos e sua avaliação crítica; o caráter contínuo e permanente da EA como processo educativo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3109
10.14295/remea.v28i0.3109
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3109
identifier_str_mv 10.14295/remea.v28i0.3109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3109/1780
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 28 (2012): Volume 28 : janeiro a junho de 2012
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041782462087168