ATRIBUTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: DO MOVIMENTO AMBIENTALISTA INTERNACIONAL AO NACIONAL
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3109 |
Resumo: | Estudos têm evidenciado a dificuldade de implementação da Educação Ambiental (EA) no contexto escolar brasileiro. Diante disto, objetiva-se neste trabalho explicitar os principais atributos da EA escolar a fim de que a efetivação destes subsidiem a formação de sujeitos crítico-transformador via práticas pedagógicas interdisciplinares. Para tal, a metodologia adotada pautou-se em um estudo teórico-reflexivo envolvendo a pesquisa e a análise de documentos oficiais internacionais e nacionais voltados à EA para o delineamento dos principais atributos da EA escolar, no Brasil. Dentre os principais resultados destaca-se que as orientações das políticas públicas voltadas à EA, a partir do final da década de 1990, acenam para uma perspectiva Crítica de EA com base em atributos como: o enfoque humanista, democrático e participativo; a consideração da concepção globalizante de meio ambiente; a dimensão de sustentabilidade; o pluralismo metodológico na perspectiva da interdisciplinaridade. No âmbito da EA escolar, destacam-se os seguintes atributos: a perspectiva transdisciplinar/interdisciplinar, crítica e problematizadora; a contextualização; os processos educacionais participativos; a articulação das dimensões local e global; a produção e disseminação de materiais didáticopedagógicos e sua avaliação crítica; o caráter contínuo e permanente da EA como processo educativo. |
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