Currículo ambiental: o significado da formação ambiental na educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hernández Villa, Alicia del Carmen
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Camarena Gómez, Beatriz Olivia, Pérez, Federico Zayas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9062
Resumo: Face aos problemas ambientais contemporâneos, as Instituições de Ensino Superior incluem no currículo a dimensão ambiental como intuito de formarem indivíduos capazes de orientar sua atuação em direção à sustentabilidade. Sem embargo, o estudo e desenho de dita formação, se apresenta carente de identidade teórica, situação que pode obstaculizar o estabelecimento de estratégias plausíveis. A investigação realizada se situa no paradigma metodológico interpretativo e utiliza a análise política do discurso para elucidar os significados da formação ambiental e contribuir na construção de sua identidade. Assim, foram analisados planos e programas de estudo que apresentam ambientalização curricular em duas instituições de Ensino Superior em Hermosillo, Sonora, México. Como resultado, se encontraram elementos complexos que diferenciam a formação ambiental do processo educativo em geral e do processo de ensino-aprendizagem em particular.
id FURG-9_72c3e9257746f01c4f158707ffbd5ecf
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/9062
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Currículo ambiental: o significado da formação ambiental na educação superiorcurrículo ambientalformação ambientalsignificados.Face aos problemas ambientais contemporâneos, as Instituições de Ensino Superior incluem no currículo a dimensão ambiental como intuito de formarem indivíduos capazes de orientar sua atuação em direção à sustentabilidade. Sem embargo, o estudo e desenho de dita formação, se apresenta carente de identidade teórica, situação que pode obstaculizar o estabelecimento de estratégias plausíveis. A investigação realizada se situa no paradigma metodológico interpretativo e utiliza a análise política do discurso para elucidar os significados da formação ambiental e contribuir na construção de sua identidade. Assim, foram analisados planos e programas de estudo que apresentam ambientalização curricular em duas instituições de Ensino Superior em Hermosillo, Sonora, México. Como resultado, se encontraram elementos complexos que diferenciam a formação ambiental do processo educativo em geral e do processo de ensino-aprendizagem em particular.Lepidus2019-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLa investigación se sitúa en el paradigma metodológico interpretativo y utiliza el análisis político del discurso para dilucidar los significados de formación ambiental.application/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/906210.14295/remea.v36i2.9062REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 2 (2019); 228-2521517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/9062/5922Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessHernández Villa, Alicia del CarmenCamarena Gómez, Beatriz OliviaPérez, Federico Zayas2019-07-20T21:54:28Zoai:periodicos.furg.br:article/9062Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-07-20T21:54:28Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo ambiental: o significado da formação ambiental na educação superior
title Currículo ambiental: o significado da formação ambiental na educação superior
spellingShingle Currículo ambiental: o significado da formação ambiental na educação superior
Hernández Villa, Alicia del Carmen
currículo ambiental
formação ambiental
significados.
title_short Currículo ambiental: o significado da formação ambiental na educação superior
title_full Currículo ambiental: o significado da formação ambiental na educação superior
title_fullStr Currículo ambiental: o significado da formação ambiental na educação superior
title_full_unstemmed Currículo ambiental: o significado da formação ambiental na educação superior
title_sort Currículo ambiental: o significado da formação ambiental na educação superior
author Hernández Villa, Alicia del Carmen
author_facet Hernández Villa, Alicia del Carmen
Camarena Gómez, Beatriz Olivia
Pérez, Federico Zayas
author_role author
author2 Camarena Gómez, Beatriz Olivia
Pérez, Federico Zayas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hernández Villa, Alicia del Carmen
Camarena Gómez, Beatriz Olivia
Pérez, Federico Zayas
dc.subject.por.fl_str_mv currículo ambiental
formação ambiental
significados.
topic currículo ambiental
formação ambiental
significados.
description Face aos problemas ambientais contemporâneos, as Instituições de Ensino Superior incluem no currículo a dimensão ambiental como intuito de formarem indivíduos capazes de orientar sua atuação em direção à sustentabilidade. Sem embargo, o estudo e desenho de dita formação, se apresenta carente de identidade teórica, situação que pode obstaculizar o estabelecimento de estratégias plausíveis. A investigação realizada se situa no paradigma metodológico interpretativo e utiliza a análise política do discurso para elucidar os significados da formação ambiental e contribuir na construção de sua identidade. Assim, foram analisados planos e programas de estudo que apresentam ambientalização curricular em duas instituições de Ensino Superior em Hermosillo, Sonora, México. Como resultado, se encontraram elementos complexos que diferenciam a formação ambiental do processo educativo em geral e do processo de ensino-aprendizagem em particular.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
La investigación se sitúa en el paradigma metodológico interpretativo y utiliza el análisis político del discurso para dilucidar los significados de formación ambiental.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9062
10.14295/remea.v36i2.9062
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9062
identifier_str_mv 10.14295/remea.v36i2.9062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9062/5922
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 2 (2019); 228-252
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786814726144