Currículo ambiental: o significado da formação ambiental na educação superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9062 |
Resumo: | Face aos problemas ambientais contemporâneos, as Instituições de Ensino Superior incluem no currículo a dimensão ambiental como intuito de formarem indivíduos capazes de orientar sua atuação em direção à sustentabilidade. Sem embargo, o estudo e desenho de dita formação, se apresenta carente de identidade teórica, situação que pode obstaculizar o estabelecimento de estratégias plausíveis. A investigação realizada se situa no paradigma metodológico interpretativo e utiliza a análise política do discurso para elucidar os significados da formação ambiental e contribuir na construção de sua identidade. Assim, foram analisados planos e programas de estudo que apresentam ambientalização curricular em duas instituições de Ensino Superior em Hermosillo, Sonora, México. Como resultado, se encontraram elementos complexos que diferenciam a formação ambiental do processo educativo em geral e do processo de ensino-aprendizagem em particular. |
id |
FURG-9_72c3e9257746f01c4f158707ffbd5ecf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/9062 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículo ambiental: o significado da formação ambiental na educação superiorcurrículo ambientalformação ambientalsignificados.Face aos problemas ambientais contemporâneos, as Instituições de Ensino Superior incluem no currículo a dimensão ambiental como intuito de formarem indivíduos capazes de orientar sua atuação em direção à sustentabilidade. Sem embargo, o estudo e desenho de dita formação, se apresenta carente de identidade teórica, situação que pode obstaculizar o estabelecimento de estratégias plausíveis. A investigação realizada se situa no paradigma metodológico interpretativo e utiliza a análise política do discurso para elucidar os significados da formação ambiental e contribuir na construção de sua identidade. Assim, foram analisados planos e programas de estudo que apresentam ambientalização curricular em duas instituições de Ensino Superior em Hermosillo, Sonora, México. Como resultado, se encontraram elementos complexos que diferenciam a formação ambiental do processo educativo em geral e do processo de ensino-aprendizagem em particular.Lepidus2019-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLa investigación se sitúa en el paradigma metodológico interpretativo y utiliza el análisis político del discurso para dilucidar los significados de formación ambiental.application/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/906210.14295/remea.v36i2.9062REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 2 (2019); 228-2521517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/9062/5922Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessHernández Villa, Alicia del CarmenCamarena Gómez, Beatriz OliviaPérez, Federico Zayas2019-07-20T21:54:28Zoai:periodicos.furg.br:article/9062Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-07-20T21:54:28Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo ambiental: o significado da formação ambiental na educação superior |
title |
Currículo ambiental: o significado da formação ambiental na educação superior |
spellingShingle |
Currículo ambiental: o significado da formação ambiental na educação superior Hernández Villa, Alicia del Carmen currículo ambiental formação ambiental significados. |
title_short |
Currículo ambiental: o significado da formação ambiental na educação superior |
title_full |
Currículo ambiental: o significado da formação ambiental na educação superior |
title_fullStr |
Currículo ambiental: o significado da formação ambiental na educação superior |
title_full_unstemmed |
Currículo ambiental: o significado da formação ambiental na educação superior |
title_sort |
Currículo ambiental: o significado da formação ambiental na educação superior |
author |
Hernández Villa, Alicia del Carmen |
author_facet |
Hernández Villa, Alicia del Carmen Camarena Gómez, Beatriz Olivia Pérez, Federico Zayas |
author_role |
author |
author2 |
Camarena Gómez, Beatriz Olivia Pérez, Federico Zayas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hernández Villa, Alicia del Carmen Camarena Gómez, Beatriz Olivia Pérez, Federico Zayas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
currículo ambiental formação ambiental significados. |
topic |
currículo ambiental formação ambiental significados. |
description |
Face aos problemas ambientais contemporâneos, as Instituições de Ensino Superior incluem no currículo a dimensão ambiental como intuito de formarem indivíduos capazes de orientar sua atuação em direção à sustentabilidade. Sem embargo, o estudo e desenho de dita formação, se apresenta carente de identidade teórica, situação que pode obstaculizar o estabelecimento de estratégias plausíveis. A investigação realizada se situa no paradigma metodológico interpretativo e utiliza a análise política do discurso para elucidar os significados da formação ambiental e contribuir na construção de sua identidade. Assim, foram analisados planos e programas de estudo que apresentam ambientalização curricular em duas instituições de Ensino Superior em Hermosillo, Sonora, México. Como resultado, se encontraram elementos complexos que diferenciam a formação ambiental do processo educativo em geral e do processo de ensino-aprendizagem em particular. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion La investigación se sitúa en el paradigma metodológico interpretativo y utiliza el análisis político del discurso para dilucidar los significados de formación ambiental. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9062 10.14295/remea.v36i2.9062 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9062 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v36i2.9062 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9062/5922 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 2 (2019); 228-252 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041786814726144 |