OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ESPAÇOS FORMAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: QUAL O PAPEL DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Janine Dorneles
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2830
Resumo: O presente artigo questiona de que forma o ensino formal vem articulando-se com a Educação Ambiental em suas práticas de ensino-aprendizagem. Dessa forma, a partir de um breve histórico sobre o sistema educacional do qual somos herdeiros e, paralelamente, trazendo alguns aspectos históricos sobre a Educação Ambiental, pretendo contextualizar alguns fatos que antecederam a Lei 9.795/99 e que influenciaram, de certa forma, sua elaboração. Esse panorama irá colaborar para a fundamentação do meu posicionamento, baseado em Loureiro (2006), que o principal problema de alguns projetos, conferências, ações, seminários, tanto em âmbito nacional como internacional, em relação à Educação Ambiental, esvaziaram-se de sentido. Esse é o momento chave do meu trabalho, pois questiono de que forma está sendo feita a execução da Política Nacional de EA (Lei 9.795/99) em nosso sistema de ensino.
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