Das esferas da lei 979599 à realidade escolar: uma análise da educação ambiental no currículo da escola municipal Mércia Cardoso Coimbra em Parintins-AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Valéria Guimarães
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1512
Resumo: A presente pesquisa objetiva analisar a Educação Ambiental no currículo da Escola Municipal Mércia Cardoso Coimbra em Parintins/Am com base na Lei 9795/99 da PNEA, foi realizada no período de dezesseis meses. A mesma é um trabalho de conclusão no curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas, que tem como objetivos específicos verificar se a escola trabalha as questões ambientais com base na lei 9795/99 da PNEA; constatar se os professores são conhecedores da Lei 9795/99 que trata da Política Nacional de Educação Ambiental; identificar se escola possui algum desafio para desenvolver ações ambientais e averiguar se é possível desenvolver atividades interdisciplinares a partir da realidade do aluno. Ao sujeitos da pesquisa são 03 professores, a coordenadora, secretária e a gestora da instituição. Para aprimorar esta investigação utilizei os estudos de Tristão (2004), Pena-Vega (2003), Guimarães (2013), entre outros, a fim de ir além de uma observação participante. A pesquisa é qualitativa, dentro de uma abordagem crítica. As técnicas foram entrevista semi-estruturada, fotos, notas de campo e observação participante, ressaltando que foram aplicadas duas oficinas. Esta pesquisa contribuiu para minha formação docente, pois possibilitou uma profunda compreensão sobre alguns princípios básicos da Lei 9795/99 da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), discutindo sobre o conceito e trajetória da Educação Ambiental, assim como as concepções acerca do currículo escolar, relacionando e interligando suas funções na escola brasileira.
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