Pedagogia da (in)disciplina ambiental: desafios político-pedagógicos na formação de educadores ambientais no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dickmann, Ivo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7142
Resumo: o presente artigo reflete sobre os desafios político-pedagógicos da formação de educadores nas universidades brasileiras, especialmente nos cursos de licenciaturas e na pós-graduação em educação – lato e stricto sensu –, tensionado a formação inicial com a formação continuada e permanente dos educadores licenciados, em vista de sua preparação para o desenvolvimento de uma práxis em educação ambiental na escola e no ensino superior. Acentua-se, ao final do texto, a educação ambiental como uma pedagogia da (in)disciplina ambiental para a crítica ao atual modelo de escola e de engavetamento dos conhecimentos, além de criticar a possibilidade de termos na educação formal uma disciplina Educação Ambiental, como é o caso da PLS 221/2015. This article reflects on the political-pedagogical challenges of the formation of environmental educators in brazilian universities, especially in the licenciate’s degree and postgraduate courses in education – lato and stricto sensu –, bringing the initial training with continued and permanent formation of licenciates educators, in view of their preparation for the development of a praxis in environmental education at school and in higher education. At the end of the text, emphasis is placed on environmental education as a pedagogy of environmental (in)discipline to criticize the current school model and to improve knowledge, as well as to criticize the possibility of having an Environmental Education discipline in formal education, as is the case of PLS 221/2015.
id FURG-9_84784940558d576c4c6fb571598addd2
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7142
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Pedagogia da (in)disciplina ambiental: desafios político-pedagógicos na formação de educadores ambientais no ensino superiorEducação AmbientalPós-GraduaçãoLicenciaturaFormação de educadoreso presente artigo reflete sobre os desafios político-pedagógicos da formação de educadores nas universidades brasileiras, especialmente nos cursos de licenciaturas e na pós-graduação em educação – lato e stricto sensu –, tensionado a formação inicial com a formação continuada e permanente dos educadores licenciados, em vista de sua preparação para o desenvolvimento de uma práxis em educação ambiental na escola e no ensino superior. Acentua-se, ao final do texto, a educação ambiental como uma pedagogia da (in)disciplina ambiental para a crítica ao atual modelo de escola e de engavetamento dos conhecimentos, além de criticar a possibilidade de termos na educação formal uma disciplina Educação Ambiental, como é o caso da PLS 221/2015. This article reflects on the political-pedagogical challenges of the formation of environmental educators in brazilian universities, especially in the licenciate’s degree and postgraduate courses in education – lato and stricto sensu –, bringing the initial training with continued and permanent formation of licenciates educators, in view of their preparation for the development of a praxis in environmental education at school and in higher education. At the end of the text, emphasis is placed on environmental education as a pedagogy of environmental (in)discipline to criticize the current school model and to improve knowledge, as well as to criticize the possibility of having an Environmental Education discipline in formal education, as is the case of PLS 221/2015.Lepidus2017-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/714210.14295/remea.v0i0.7142REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2017: Edição especial: XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA); 55-701517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7142/4771Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessDickmann, Ivo2018-03-21T00:31:24Zoai:periodicos.furg.br:article/7142Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-03-21T00:31:24Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia da (in)disciplina ambiental: desafios político-pedagógicos na formação de educadores ambientais no ensino superior
title Pedagogia da (in)disciplina ambiental: desafios político-pedagógicos na formação de educadores ambientais no ensino superior
spellingShingle Pedagogia da (in)disciplina ambiental: desafios político-pedagógicos na formação de educadores ambientais no ensino superior
Dickmann, Ivo
Educação Ambiental
Pós-Graduação
Licenciatura
Formação de educadores
title_short Pedagogia da (in)disciplina ambiental: desafios político-pedagógicos na formação de educadores ambientais no ensino superior
title_full Pedagogia da (in)disciplina ambiental: desafios político-pedagógicos na formação de educadores ambientais no ensino superior
title_fullStr Pedagogia da (in)disciplina ambiental: desafios político-pedagógicos na formação de educadores ambientais no ensino superior
title_full_unstemmed Pedagogia da (in)disciplina ambiental: desafios político-pedagógicos na formação de educadores ambientais no ensino superior
title_sort Pedagogia da (in)disciplina ambiental: desafios político-pedagógicos na formação de educadores ambientais no ensino superior
author Dickmann, Ivo
author_facet Dickmann, Ivo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dickmann, Ivo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Pós-Graduação
Licenciatura
Formação de educadores
topic Educação Ambiental
Pós-Graduação
Licenciatura
Formação de educadores
description o presente artigo reflete sobre os desafios político-pedagógicos da formação de educadores nas universidades brasileiras, especialmente nos cursos de licenciaturas e na pós-graduação em educação – lato e stricto sensu –, tensionado a formação inicial com a formação continuada e permanente dos educadores licenciados, em vista de sua preparação para o desenvolvimento de uma práxis em educação ambiental na escola e no ensino superior. Acentua-se, ao final do texto, a educação ambiental como uma pedagogia da (in)disciplina ambiental para a crítica ao atual modelo de escola e de engavetamento dos conhecimentos, além de criticar a possibilidade de termos na educação formal uma disciplina Educação Ambiental, como é o caso da PLS 221/2015. This article reflects on the political-pedagogical challenges of the formation of environmental educators in brazilian universities, especially in the licenciate’s degree and postgraduate courses in education – lato and stricto sensu –, bringing the initial training with continued and permanent formation of licenciates educators, in view of their preparation for the development of a praxis in environmental education at school and in higher education. At the end of the text, emphasis is placed on environmental education as a pedagogy of environmental (in)discipline to criticize the current school model and to improve knowledge, as well as to criticize the possibility of having an Environmental Education discipline in formal education, as is the case of PLS 221/2015.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7142
10.14295/remea.v0i0.7142
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7142
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i0.7142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7142/4771
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2017: Edição especial: XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA); 55-70
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041785965379584