Educação Ambiental e Sustentabilidade: alterações conceituais de futuros professores de Ciências da Natureza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11885 |
Resumo: | Este artigo objetivou investigar mudanças conceituais de futuros professores de Ciências sobre Educação Ambiental e sua interrelação com a sustentabilidade e o meio ambiente. Para isso, aplicamos questionários antes e após um curso de extensão que contou com a participação de 22 discentes do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Piauí. Os resultados obtidos foram analisados conforme a corrente de Educação Ambiental pautada no desenvolvimento sustentável ou corrente da sustentabilidade estabelecida por Sauvé (2005). Os registros iniciais sugerem que 68,18% dos discentes apresentam um olhar simplista acerca da temática em geral. Com o término do curso, verificamos conceitos mais condizentes com a corrente citada. Este estudo favoreceu mudanças nas concepções dos futuros professores em relação aos problemas socioambientais e, provavelmente, a conservação do meio ambiente. |
id |
FURG-9_91e32d3bb1d40ceca6c76551a848a87a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/11885 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Ambiental e Sustentabilidade: alterações conceituais de futuros professores de Ciências da NaturezaEducação AmbientalSustentabilidadeMudança conceitualEste artigo objetivou investigar mudanças conceituais de futuros professores de Ciências sobre Educação Ambiental e sua interrelação com a sustentabilidade e o meio ambiente. Para isso, aplicamos questionários antes e após um curso de extensão que contou com a participação de 22 discentes do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Piauí. Os resultados obtidos foram analisados conforme a corrente de Educação Ambiental pautada no desenvolvimento sustentável ou corrente da sustentabilidade estabelecida por Sauvé (2005). Os registros iniciais sugerem que 68,18% dos discentes apresentam um olhar simplista acerca da temática em geral. Com o término do curso, verificamos conceitos mais condizentes com a corrente citada. Este estudo favoreceu mudanças nas concepções dos futuros professores em relação aos problemas socioambientais e, provavelmente, a conservação do meio ambiente.Lepidus2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa, aplicação de questionários e curso de extensãoapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1188510.14295/remea.v38i1.11885REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 38 n. 1 (2021): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo; 50-711517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/11885/8687Copyright (c) 2021 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, LetíciaPires, Pedro GabrielNápolis, Patrícia2021-04-23T17:10:36Zoai:periodicos.furg.br:article/11885Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2021-04-23T17:10:36Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Ambiental e Sustentabilidade: alterações conceituais de futuros professores de Ciências da Natureza |
title |
Educação Ambiental e Sustentabilidade: alterações conceituais de futuros professores de Ciências da Natureza |
spellingShingle |
Educação Ambiental e Sustentabilidade: alterações conceituais de futuros professores de Ciências da Natureza Ferreira, Letícia Educação Ambiental Sustentabilidade Mudança conceitual |
title_short |
Educação Ambiental e Sustentabilidade: alterações conceituais de futuros professores de Ciências da Natureza |
title_full |
Educação Ambiental e Sustentabilidade: alterações conceituais de futuros professores de Ciências da Natureza |
title_fullStr |
Educação Ambiental e Sustentabilidade: alterações conceituais de futuros professores de Ciências da Natureza |
title_full_unstemmed |
Educação Ambiental e Sustentabilidade: alterações conceituais de futuros professores de Ciências da Natureza |
title_sort |
Educação Ambiental e Sustentabilidade: alterações conceituais de futuros professores de Ciências da Natureza |
author |
Ferreira, Letícia |
author_facet |
Ferreira, Letícia Pires, Pedro Gabriel Nápolis, Patrícia |
author_role |
author |
author2 |
Pires, Pedro Gabriel Nápolis, Patrícia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Letícia Pires, Pedro Gabriel Nápolis, Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Sustentabilidade Mudança conceitual |
topic |
Educação Ambiental Sustentabilidade Mudança conceitual |
description |
Este artigo objetivou investigar mudanças conceituais de futuros professores de Ciências sobre Educação Ambiental e sua interrelação com a sustentabilidade e o meio ambiente. Para isso, aplicamos questionários antes e após um curso de extensão que contou com a participação de 22 discentes do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Piauí. Os resultados obtidos foram analisados conforme a corrente de Educação Ambiental pautada no desenvolvimento sustentável ou corrente da sustentabilidade estabelecida por Sauvé (2005). Os registros iniciais sugerem que 68,18% dos discentes apresentam um olhar simplista acerca da temática em geral. Com o término do curso, verificamos conceitos mais condizentes com a corrente citada. Este estudo favoreceu mudanças nas concepções dos futuros professores em relação aos problemas socioambientais e, provavelmente, a conservação do meio ambiente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa, aplicação de questionários e curso de extensão |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11885 10.14295/remea.v38i1.11885 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11885 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v38i1.11885 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11885/8687 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 38 n. 1 (2021): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo; 50-71 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041787843379200 |