Educação Ambiental e Sustentabilidade: alterações conceituais de futuros professores de Ciências da Natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Letícia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pires, Pedro Gabriel, Nápolis, Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11885
Resumo: Este artigo objetivou investigar mudanças conceituais de futuros professores de Ciências sobre Educação Ambiental e sua interrelação com a sustentabilidade e o meio ambiente. Para isso, aplicamos questionários antes e após um curso de extensão que contou com a participação de 22 discentes do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Piauí. Os resultados obtidos foram analisados conforme a corrente de Educação Ambiental pautada no desenvolvimento sustentável ou corrente da sustentabilidade estabelecida por Sauvé (2005). Os registros iniciais sugerem que 68,18% dos discentes apresentam um olhar simplista acerca da temática em geral. Com o término do curso, verificamos conceitos mais condizentes com a corrente citada. Este estudo favoreceu mudanças nas concepções dos futuros professores em relação aos problemas socioambientais e, provavelmente, a conservação do meio ambiente.
id FURG-9_91e32d3bb1d40ceca6c76551a848a87a
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11885
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Educação Ambiental e Sustentabilidade: alterações conceituais de futuros professores de Ciências da NaturezaEducação AmbientalSustentabilidadeMudança conceitualEste artigo objetivou investigar mudanças conceituais de futuros professores de Ciências sobre Educação Ambiental e sua interrelação com a sustentabilidade e o meio ambiente. Para isso, aplicamos questionários antes e após um curso de extensão que contou com a participação de 22 discentes do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Piauí. Os resultados obtidos foram analisados conforme a corrente de Educação Ambiental pautada no desenvolvimento sustentável ou corrente da sustentabilidade estabelecida por Sauvé (2005). Os registros iniciais sugerem que 68,18% dos discentes apresentam um olhar simplista acerca da temática em geral. Com o término do curso, verificamos conceitos mais condizentes com a corrente citada. Este estudo favoreceu mudanças nas concepções dos futuros professores em relação aos problemas socioambientais e, provavelmente, a conservação do meio ambiente.Lepidus2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa, aplicação de questionários e curso de extensãoapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1188510.14295/remea.v38i1.11885REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 38 n. 1 (2021): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo; 50-711517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/11885/8687Copyright (c) 2021 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, LetíciaPires, Pedro GabrielNápolis, Patrícia2021-04-23T17:10:36Zoai:periodicos.furg.br:article/11885Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2021-04-23T17:10:36Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental e Sustentabilidade: alterações conceituais de futuros professores de Ciências da Natureza
title Educação Ambiental e Sustentabilidade: alterações conceituais de futuros professores de Ciências da Natureza
spellingShingle Educação Ambiental e Sustentabilidade: alterações conceituais de futuros professores de Ciências da Natureza
Ferreira, Letícia
Educação Ambiental
Sustentabilidade
Mudança conceitual
title_short Educação Ambiental e Sustentabilidade: alterações conceituais de futuros professores de Ciências da Natureza
title_full Educação Ambiental e Sustentabilidade: alterações conceituais de futuros professores de Ciências da Natureza
title_fullStr Educação Ambiental e Sustentabilidade: alterações conceituais de futuros professores de Ciências da Natureza
title_full_unstemmed Educação Ambiental e Sustentabilidade: alterações conceituais de futuros professores de Ciências da Natureza
title_sort Educação Ambiental e Sustentabilidade: alterações conceituais de futuros professores de Ciências da Natureza
author Ferreira, Letícia
author_facet Ferreira, Letícia
Pires, Pedro Gabriel
Nápolis, Patrícia
author_role author
author2 Pires, Pedro Gabriel
Nápolis, Patrícia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Letícia
Pires, Pedro Gabriel
Nápolis, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Sustentabilidade
Mudança conceitual
topic Educação Ambiental
Sustentabilidade
Mudança conceitual
description Este artigo objetivou investigar mudanças conceituais de futuros professores de Ciências sobre Educação Ambiental e sua interrelação com a sustentabilidade e o meio ambiente. Para isso, aplicamos questionários antes e após um curso de extensão que contou com a participação de 22 discentes do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Piauí. Os resultados obtidos foram analisados conforme a corrente de Educação Ambiental pautada no desenvolvimento sustentável ou corrente da sustentabilidade estabelecida por Sauvé (2005). Os registros iniciais sugerem que 68,18% dos discentes apresentam um olhar simplista acerca da temática em geral. Com o término do curso, verificamos conceitos mais condizentes com a corrente citada. Este estudo favoreceu mudanças nas concepções dos futuros professores em relação aos problemas socioambientais e, provavelmente, a conservação do meio ambiente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa, aplicação de questionários e curso de extensão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11885
10.14295/remea.v38i1.11885
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11885
identifier_str_mv 10.14295/remea.v38i1.11885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11885/8687
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 38 n. 1 (2021): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo; 50-71
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041787843379200