A compreensão de conceitos ecológicos na Educação Básica : avaliação por mapas conceituais
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/24713 http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2ep165-190 |
Resumo: | Pesquisas e documentos nacionais e internacionais destacam a preocupação com o ensino sobre a conservação da biodiversidade e com o cenário de elevada extinção de espécies. Considerando a perspectiva dialógico-problematizadora do material didático PROBIO Educação Ambiental (PROBIO-EA), este se constitui um potencial complemento à sala de aula, a qual costuma se embasar em livros didáticos incompletos. Este trabalho propôs-se a fazer a avaliação da contribuição do PROBIO-EA para a aprendizagem do conceito central “extinção de espécies”, usando conceitos relacionados que estavam presentes no material. A avaliação foi desenvolvida em salas de aula de 6ª série/7º ano de duas escolas da rede pública de Brasília. Mapas conceituais (MC) foram elaborados em momentos pré e pós-teste, e entre eles, utilizou-se o PROBIO-EA. Os MC foram contrastados com mapas elaborados por experts. Os resultados mostram que os referidos alunos passaram a construir MC mais semelhantes aos dos experts e a estabelecer mais relações corretas e acerca do conceito central de extinção de espécies. |
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A compreensão de conceitos ecológicos na Educação Básica : avaliação por mapas conceituaisThe understanding of ecological concepts in Basic Education : evaluation by concept mapsLa comprensión de conceptos ecológicos en la Educación Básica : evaluación por mapas conceptualesEducação ambientalProteção ambientalBiodiversidadeMaterial didáticoMapa conceitualPesquisas e documentos nacionais e internacionais destacam a preocupação com o ensino sobre a conservação da biodiversidade e com o cenário de elevada extinção de espécies. Considerando a perspectiva dialógico-problematizadora do material didático PROBIO Educação Ambiental (PROBIO-EA), este se constitui um potencial complemento à sala de aula, a qual costuma se embasar em livros didáticos incompletos. Este trabalho propôs-se a fazer a avaliação da contribuição do PROBIO-EA para a aprendizagem do conceito central “extinção de espécies”, usando conceitos relacionados que estavam presentes no material. A avaliação foi desenvolvida em salas de aula de 6ª série/7º ano de duas escolas da rede pública de Brasília. Mapas conceituais (MC) foram elaborados em momentos pré e pós-teste, e entre eles, utilizou-se o PROBIO-EA. Os MC foram contrastados com mapas elaborados por experts. Os resultados mostram que os referidos alunos passaram a construir MC mais semelhantes aos dos experts e a estabelecer mais relações corretas e acerca do conceito central de extinção de espécies.Academic research, Brazilian and international documents emphasize the concern for conservation education and the scenario of high species extinction. Considering the dialogical problem-solving perspective of the didactic material PROBIO-Environmental Education (PROBIO-EE), this constitutes a potential tool for the classroom. This work aimed to make the evaluation of the contribution of PROBIO-EE for understanding of the central concept of species extinction, through the use of concepts presented in the material. The evaluation was performed in the classrooms of 6th grade in two public schools in Brasília - Brazil. Concept Maps (CM) were produced in pre and post-test, and among them, students used the PROBIO-EE. The student’s CM were compared with maps produced by experts. Results showed that students construct CM more like those of experts and produced more right relationships about the central concept, that is limited at school.Investigaciones y documentos nacionales e internacionales destacan La preocupación con la enseñanza de la Conservación de la Biodiversidad y con el escenario de elevada extinción de especies. Considerando la perspectiva dialógico-problematizadora del material didáctico PROBIO Educación Ambiental (PROBIO-EA), este se constituye en un potencial complemento a las clases baseadas en libros didácticos incompletos. Este trabajo hará una evaluación de la contribución del PROBIO-EA para el aprendizaje del concepto central Extinción de especies, usando conceptos presentes en el material. La evaluación fue desarrollada en las clases del sexto/septimo año de dos escuelas de la red pública de Brasilia. Mapas conceptuales (MC) fueron elaborados en momentos pre y post-ensayo, y entre ellos, se utilizó el PROBIO-EA. Los MC fueron contrastados con mapas elaborados por experts. Los resultados muestran que los alumnos construyen MC más semejantes a los de los experts y pasan a construir más relaciones correctas sobre el concepto central de Extinción de especies.Centro de Desenvolvimento SustentávelPrograma de Pós Graduação em Educação da UNIMEP - Editora UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba2017-10-05T12:56:41Z2017-10-05T12:56:41Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBARTASSON, Lorrainy Anastácio; SAITO, Carlos Hiroo. A compreensão de conceitos ecológicos na Educação Básica: avaliação por mapas conceituais. Revista Comunicações, Piracicaba, v. 22, n. 2, ed. esp., p. 165-190, 2015. Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2322/1591>. Acesso em: 10 jul. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2ep165-190.http://repositorio.unb.br/handle/10482/24713http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2ep165-190Comunicações - Declaração de Direito Autoral Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. O conteúdo apresentado no texto é original e inédito, não tendo sido publicado (em sua totalidade) em outro periódico. Caso alguma parte do texto submetido tenha sido apresentada em evento científico e/ou publicada em anais, deve-se informar na carta ao editor o evento, a publicação e o modo como o artigo apresentado amplia e desenvolve o que já foi apresentado anteriormente. * Não será cobrado nada aos autores par publicação nessa revista. Fonte: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 10 jul. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessBartasson, Lorrainy AnastácioSaito, Carlos Hirooporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-17T01:19:45Zoai:repositorio.unb.br:10482/24713Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-17T01:19:45Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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