A compreensão de conceitos ecológicos na Educação Básica: avaliação por mapas conceituais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bartasson, Lorrainy Anastácio
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Saito, Carlos Hiroo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2322
Resumo: Pesquisas e documentos nacionais e internacionais destacam a preocupação com o ensino em Conservação da Biodiversidade e com o cenário de elevada extinção de espécies. Considerando a perspectiva dialógico-problematizadora do material didático PROBIO Educação Ambiental (PROBIO-EA), este constitui-se um potencial complemento à sala de aula, baseada em livros didáticos incompletos. Este trabalho propôs-se a fazer a avaliação da contribuição do PROBIO-EA para a aprendizagem do conceito central Extinção de espécies, usando conceitos relacionados presentes no material. A avaliação foi desenvolvida em salas de aula de 6ª série/7º ano de duas escolas da rede pública de Brasília. Mapas conceituais (MC) foram elaborados em momentos pré e pós-teste, e entre eles, utilizou-se o PROBIO-EA. Os MC foram contrastados com mapas elaborados por experts. Os resultados mostram que os alunos constroem MC mais semelhantes aos dos experts e passam a construir mais relações corretas e acerca do conceito central de Extinção de espécies.
id METO-3_91e8ab1b76ae27cba44ac3f9812e6c59
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2322
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling A compreensão de conceitos ecológicos na Educação Básica: avaliação por mapas conceituaisEducação Ambiental; Material Didático; Mapa conceitualPesquisas e documentos nacionais e internacionais destacam a preocupação com o ensino em Conservação da Biodiversidade e com o cenário de elevada extinção de espécies. Considerando a perspectiva dialógico-problematizadora do material didático PROBIO Educação Ambiental (PROBIO-EA), este constitui-se um potencial complemento à sala de aula, baseada em livros didáticos incompletos. Este trabalho propôs-se a fazer a avaliação da contribuição do PROBIO-EA para a aprendizagem do conceito central Extinção de espécies, usando conceitos relacionados presentes no material. A avaliação foi desenvolvida em salas de aula de 6ª série/7º ano de duas escolas da rede pública de Brasília. Mapas conceituais (MC) foram elaborados em momentos pré e pós-teste, e entre eles, utilizou-se o PROBIO-EA. Os MC foram contrastados com mapas elaborados por experts. Os resultados mostram que os alunos constroem MC mais semelhantes aos dos experts e passam a construir mais relações corretas e acerca do conceito central de Extinção de espécies. Universidade Metodista de PiracicabaCNPqBartasson, Lorrainy AnastácioSaito, Carlos Hiroo2015-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/232210.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2ep165-190Comunicações; v. 22, n. 2 (2015): Número Especial; 165-1902238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2322/1591Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-09T12:03:51Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2322Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-08-09T12:03:51Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A compreensão de conceitos ecológicos na Educação Básica: avaliação por mapas conceituais
title A compreensão de conceitos ecológicos na Educação Básica: avaliação por mapas conceituais
spellingShingle A compreensão de conceitos ecológicos na Educação Básica: avaliação por mapas conceituais
Bartasson, Lorrainy Anastácio
Educação Ambiental; Material Didático; Mapa conceitual
title_short A compreensão de conceitos ecológicos na Educação Básica: avaliação por mapas conceituais
title_full A compreensão de conceitos ecológicos na Educação Básica: avaliação por mapas conceituais
title_fullStr A compreensão de conceitos ecológicos na Educação Básica: avaliação por mapas conceituais
title_full_unstemmed A compreensão de conceitos ecológicos na Educação Básica: avaliação por mapas conceituais
title_sort A compreensão de conceitos ecológicos na Educação Básica: avaliação por mapas conceituais
author Bartasson, Lorrainy Anastácio
author_facet Bartasson, Lorrainy Anastácio
Saito, Carlos Hiroo
author_role author
author2 Saito, Carlos Hiroo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Bartasson, Lorrainy Anastácio
Saito, Carlos Hiroo
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental; Material Didático; Mapa conceitual
topic Educação Ambiental; Material Didático; Mapa conceitual
description Pesquisas e documentos nacionais e internacionais destacam a preocupação com o ensino em Conservação da Biodiversidade e com o cenário de elevada extinção de espécies. Considerando a perspectiva dialógico-problematizadora do material didático PROBIO Educação Ambiental (PROBIO-EA), este constitui-se um potencial complemento à sala de aula, baseada em livros didáticos incompletos. Este trabalho propôs-se a fazer a avaliação da contribuição do PROBIO-EA para a aprendizagem do conceito central Extinção de espécies, usando conceitos relacionados presentes no material. A avaliação foi desenvolvida em salas de aula de 6ª série/7º ano de duas escolas da rede pública de Brasília. Mapas conceituais (MC) foram elaborados em momentos pré e pós-teste, e entre eles, utilizou-se o PROBIO-EA. Os MC foram contrastados com mapas elaborados por experts. Os resultados mostram que os alunos constroem MC mais semelhantes aos dos experts e passam a construir mais relações corretas e acerca do conceito central de Extinção de espécies.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-04
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2322
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2ep165-190
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2322
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2ep165-190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2322/1591
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 22, n. 2 (2015): Número Especial; 165-190
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021195063296