Educação Ambiental e Educação em Valores na Formação de ProfessoresEnvirnmental Education and Education in Values in Teacher Training
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5624 |
Resumo: | A dimensão axiológica tem sido considerada um importante conteúdo de ensino, sobretudo ao tratarmos de certas temáticas, como a temática ambiental. Essa dimensão, então, fica evidente na temática ambiental quando o que se propõe é a construção de novas formas de relação entre sociedade e natureza, já que estas se pautam nos valores vigentes na sociedade atual e, para que ocorram mudanças nessa relação, é necessário também uma mudança de valores. É nesse sentido que a educação deve entrar para suprir as lacunas deixadas por esse padrão social que foi construído e, junto a isso, caminha a formação do educador ambiental que será responsável por trazer tão complexas temáticas para dentro da sala de aula. Nesse contexto, e percebendo que os professores não são formados para trabalhar diretamente com valores, o presente trabalho se propõe a discorrer a respeito da relação entre a formação dos educadores ambientais com a educação ambiental e valores e suas limitações. |
id |
FURG-9_97be1bc1e71a900620f984cb1228fc90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5624 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Ambiental e Educação em Valores na Formação de ProfessoresEnvirnmental Education and Education in Values in Teacher TrainingEducação AmbientalEducação em ValoresFormação de ProfessoresA dimensão axiológica tem sido considerada um importante conteúdo de ensino, sobretudo ao tratarmos de certas temáticas, como a temática ambiental. Essa dimensão, então, fica evidente na temática ambiental quando o que se propõe é a construção de novas formas de relação entre sociedade e natureza, já que estas se pautam nos valores vigentes na sociedade atual e, para que ocorram mudanças nessa relação, é necessário também uma mudança de valores. É nesse sentido que a educação deve entrar para suprir as lacunas deixadas por esse padrão social que foi construído e, junto a isso, caminha a formação do educador ambiental que será responsável por trazer tão complexas temáticas para dentro da sala de aula. Nesse contexto, e percebendo que os professores não são formados para trabalhar diretamente com valores, o presente trabalho se propõe a discorrer a respeito da relação entre a formação dos educadores ambientais com a educação ambiental e valores e suas limitações.Lepidus2016-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/562410.14295/remea.v33i1.5624REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 1 (2016): Reflexos contemporâneos de uma crise civilizatória; 256-2681517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5624/3606Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLongo, Gabriela Rodrigues2020-11-16T20:57:46Zoai:periodicos.furg.br:article/5624Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:57:46Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Ambiental e Educação em Valores na Formação de ProfessoresEnvirnmental Education and Education in Values in Teacher Training |
title |
Educação Ambiental e Educação em Valores na Formação de ProfessoresEnvirnmental Education and Education in Values in Teacher Training |
spellingShingle |
Educação Ambiental e Educação em Valores na Formação de ProfessoresEnvirnmental Education and Education in Values in Teacher Training Longo, Gabriela Rodrigues Educação Ambiental Educação em Valores Formação de Professores |
title_short |
Educação Ambiental e Educação em Valores na Formação de ProfessoresEnvirnmental Education and Education in Values in Teacher Training |
title_full |
Educação Ambiental e Educação em Valores na Formação de ProfessoresEnvirnmental Education and Education in Values in Teacher Training |
title_fullStr |
Educação Ambiental e Educação em Valores na Formação de ProfessoresEnvirnmental Education and Education in Values in Teacher Training |
title_full_unstemmed |
Educação Ambiental e Educação em Valores na Formação de ProfessoresEnvirnmental Education and Education in Values in Teacher Training |
title_sort |
Educação Ambiental e Educação em Valores na Formação de ProfessoresEnvirnmental Education and Education in Values in Teacher Training |
author |
Longo, Gabriela Rodrigues |
author_facet |
Longo, Gabriela Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Longo, Gabriela Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Educação em Valores Formação de Professores |
topic |
Educação Ambiental Educação em Valores Formação de Professores |
description |
A dimensão axiológica tem sido considerada um importante conteúdo de ensino, sobretudo ao tratarmos de certas temáticas, como a temática ambiental. Essa dimensão, então, fica evidente na temática ambiental quando o que se propõe é a construção de novas formas de relação entre sociedade e natureza, já que estas se pautam nos valores vigentes na sociedade atual e, para que ocorram mudanças nessa relação, é necessário também uma mudança de valores. É nesse sentido que a educação deve entrar para suprir as lacunas deixadas por esse padrão social que foi construído e, junto a isso, caminha a formação do educador ambiental que será responsável por trazer tão complexas temáticas para dentro da sala de aula. Nesse contexto, e percebendo que os professores não são formados para trabalhar diretamente com valores, o presente trabalho se propõe a discorrer a respeito da relação entre a formação dos educadores ambientais com a educação ambiental e valores e suas limitações. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5624 10.14295/remea.v33i1.5624 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5624 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v33i1.5624 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5624/3606 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 1 (2016): Reflexos contemporâneos de uma crise civilizatória; 256-268 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041785029001216 |