Educação Ambiental e Educação em Valores na Formação de ProfessoresEnvirnmental Education and Education in Values in Teacher Training

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Longo, Gabriela Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5624
Resumo: A dimensão axiológica tem sido considerada um importante conteúdo de ensino, sobretudo ao tratarmos de certas temáticas, como a temática ambiental. Essa dimensão, então, fica evidente na temática ambiental quando o que se propõe é a construção de novas formas de relação entre sociedade e natureza, já que estas se pautam nos valores vigentes na sociedade atual e, para que ocorram mudanças nessa relação, é necessário também uma mudança de valores. É nesse sentido que a educação deve entrar para suprir as lacunas deixadas por esse padrão social que foi construído e, junto a isso, caminha a formação do educador ambiental que será responsável por trazer tão complexas temáticas para dentro da sala de aula. Nesse contexto, e percebendo que os professores não são formados para trabalhar diretamente com valores, o presente trabalho se propõe a discorrer a respeito da relação entre a formação dos educadores ambientais com a educação ambiental e valores e suas limitações.
id FURG-9_97be1bc1e71a900620f984cb1228fc90
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5624
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Educação Ambiental e Educação em Valores na Formação de ProfessoresEnvirnmental Education and Education in Values in Teacher TrainingEducação AmbientalEducação em ValoresFormação de ProfessoresA dimensão axiológica tem sido considerada um importante conteúdo de ensino, sobretudo ao tratarmos de certas temáticas, como a temática ambiental. Essa dimensão, então, fica evidente na temática ambiental quando o que se propõe é a construção de novas formas de relação entre sociedade e natureza, já que estas se pautam nos valores vigentes na sociedade atual e, para que ocorram mudanças nessa relação, é necessário também uma mudança de valores. É nesse sentido que a educação deve entrar para suprir as lacunas deixadas por esse padrão social que foi construído e, junto a isso, caminha a formação do educador ambiental que será responsável por trazer tão complexas temáticas para dentro da sala de aula. Nesse contexto, e percebendo que os professores não são formados para trabalhar diretamente com valores, o presente trabalho se propõe a discorrer a respeito da relação entre a formação dos educadores ambientais com a educação ambiental e valores e suas limitações.Lepidus2016-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/562410.14295/remea.v33i1.5624REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 1 (2016): Reflexos contemporâneos de uma crise civilizatória; 256-2681517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5624/3606Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLongo, Gabriela Rodrigues2020-11-16T20:57:46Zoai:periodicos.furg.br:article/5624Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:57:46Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental e Educação em Valores na Formação de ProfessoresEnvirnmental Education and Education in Values in Teacher Training
title Educação Ambiental e Educação em Valores na Formação de ProfessoresEnvirnmental Education and Education in Values in Teacher Training
spellingShingle Educação Ambiental e Educação em Valores na Formação de ProfessoresEnvirnmental Education and Education in Values in Teacher Training
Longo, Gabriela Rodrigues
Educação Ambiental
Educação em Valores
Formação de Professores
title_short Educação Ambiental e Educação em Valores na Formação de ProfessoresEnvirnmental Education and Education in Values in Teacher Training
title_full Educação Ambiental e Educação em Valores na Formação de ProfessoresEnvirnmental Education and Education in Values in Teacher Training
title_fullStr Educação Ambiental e Educação em Valores na Formação de ProfessoresEnvirnmental Education and Education in Values in Teacher Training
title_full_unstemmed Educação Ambiental e Educação em Valores na Formação de ProfessoresEnvirnmental Education and Education in Values in Teacher Training
title_sort Educação Ambiental e Educação em Valores na Formação de ProfessoresEnvirnmental Education and Education in Values in Teacher Training
author Longo, Gabriela Rodrigues
author_facet Longo, Gabriela Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Longo, Gabriela Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Educação em Valores
Formação de Professores
topic Educação Ambiental
Educação em Valores
Formação de Professores
description A dimensão axiológica tem sido considerada um importante conteúdo de ensino, sobretudo ao tratarmos de certas temáticas, como a temática ambiental. Essa dimensão, então, fica evidente na temática ambiental quando o que se propõe é a construção de novas formas de relação entre sociedade e natureza, já que estas se pautam nos valores vigentes na sociedade atual e, para que ocorram mudanças nessa relação, é necessário também uma mudança de valores. É nesse sentido que a educação deve entrar para suprir as lacunas deixadas por esse padrão social que foi construído e, junto a isso, caminha a formação do educador ambiental que será responsável por trazer tão complexas temáticas para dentro da sala de aula. Nesse contexto, e percebendo que os professores não são formados para trabalhar diretamente com valores, o presente trabalho se propõe a discorrer a respeito da relação entre a formação dos educadores ambientais com a educação ambiental e valores e suas limitações.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5624
10.14295/remea.v33i1.5624
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5624
identifier_str_mv 10.14295/remea.v33i1.5624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5624/3606
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 1 (2016): Reflexos contemporâneos de uma crise civilizatória; 256-268
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041785029001216