A PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA PEDAGOGIA WALDORF PELAS REFLEXÕES DE BACHELARD E SUA RELAÇÃO COM AS BASES DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA E AMBIENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bach Junior, Jonas
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3559
Resumo: O artigo relaciona a educação estética aplicada na Pedagogia Waldorf com o pensamento de Gaston Bachelard sobre a fenomenologia da imaginação e os resultados na percepção ambiental dos alunos. Com base em reflexões sobre o imaginário, analisa-se o processo de sensibilização das crianças na sala de aula Waldorf como fundamento da educação ecológica, a interação dos alunos com o meio ambiente, com o espaço social e com sua subjetividade. As questões práticas da Pedagogia Waldorf são apresentadas sob o ponto de vista da sua função no desenvolvimento da percepção infantil e do relacionamento do ser humano com o mundo. O desenho de formas e o processo de alfabetização na educação Waldorf são descritos em suas contribuição para uma evolução da percepção ambiental dos alunos.
id FURG-9_997d1bfe4209933171a0e2ee0a6e37df
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3559
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA PEDAGOGIA WALDORF PELAS REFLEXÕES DE BACHELARD E SUA RELAÇÃO COM AS BASES DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA E AMBIENTALpercepção ambientaleducação ecológicaPedagogia WaldorfBachelardSteiner.O artigo relaciona a educação estética aplicada na Pedagogia Waldorf com o pensamento de Gaston Bachelard sobre a fenomenologia da imaginação e os resultados na percepção ambiental dos alunos. Com base em reflexões sobre o imaginário, analisa-se o processo de sensibilização das crianças na sala de aula Waldorf como fundamento da educação ecológica, a interação dos alunos com o meio ambiente, com o espaço social e com sua subjetividade. As questões práticas da Pedagogia Waldorf são apresentadas sob o ponto de vista da sua função no desenvolvimento da percepção infantil e do relacionamento do ser humano com o mundo. O desenho de formas e o processo de alfabetização na educação Waldorf são descritos em suas contribuição para uma evolução da percepção ambiental dos alunos.Lepidus2013-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/355910.14295/remea.v18i0.3559REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 18 (2007): Volume 18 : janeiro a junho de 20071517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3559/2122Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBach Junior, Jonas2020-08-14T20:00:35Zoai:periodicos.furg.br:article/3559Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:35Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA PEDAGOGIA WALDORF PELAS REFLEXÕES DE BACHELARD E SUA RELAÇÃO COM AS BASES DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA E AMBIENTAL
title A PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA PEDAGOGIA WALDORF PELAS REFLEXÕES DE BACHELARD E SUA RELAÇÃO COM AS BASES DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA E AMBIENTAL
spellingShingle A PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA PEDAGOGIA WALDORF PELAS REFLEXÕES DE BACHELARD E SUA RELAÇÃO COM AS BASES DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA E AMBIENTAL
Bach Junior, Jonas
percepção ambiental
educação ecológica
Pedagogia Waldorf
Bachelard
Steiner.
title_short A PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA PEDAGOGIA WALDORF PELAS REFLEXÕES DE BACHELARD E SUA RELAÇÃO COM AS BASES DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA E AMBIENTAL
title_full A PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA PEDAGOGIA WALDORF PELAS REFLEXÕES DE BACHELARD E SUA RELAÇÃO COM AS BASES DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA E AMBIENTAL
title_fullStr A PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA PEDAGOGIA WALDORF PELAS REFLEXÕES DE BACHELARD E SUA RELAÇÃO COM AS BASES DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA E AMBIENTAL
title_full_unstemmed A PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA PEDAGOGIA WALDORF PELAS REFLEXÕES DE BACHELARD E SUA RELAÇÃO COM AS BASES DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA E AMBIENTAL
title_sort A PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA PEDAGOGIA WALDORF PELAS REFLEXÕES DE BACHELARD E SUA RELAÇÃO COM AS BASES DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA E AMBIENTAL
author Bach Junior, Jonas
author_facet Bach Junior, Jonas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bach Junior, Jonas
dc.subject.por.fl_str_mv percepção ambiental
educação ecológica
Pedagogia Waldorf
Bachelard
Steiner.
topic percepção ambiental
educação ecológica
Pedagogia Waldorf
Bachelard
Steiner.
description O artigo relaciona a educação estética aplicada na Pedagogia Waldorf com o pensamento de Gaston Bachelard sobre a fenomenologia da imaginação e os resultados na percepção ambiental dos alunos. Com base em reflexões sobre o imaginário, analisa-se o processo de sensibilização das crianças na sala de aula Waldorf como fundamento da educação ecológica, a interação dos alunos com o meio ambiente, com o espaço social e com sua subjetividade. As questões práticas da Pedagogia Waldorf são apresentadas sob o ponto de vista da sua função no desenvolvimento da percepção infantil e do relacionamento do ser humano com o mundo. O desenho de formas e o processo de alfabetização na educação Waldorf são descritos em suas contribuição para uma evolução da percepção ambiental dos alunos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3559
10.14295/remea.v18i0.3559
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3559
identifier_str_mv 10.14295/remea.v18i0.3559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3559/2122
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 18 (2007): Volume 18 : janeiro a junho de 2007
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783500177408