FORMAÇÃO ECOSÓFICA: TRAMAS ENTRE A FORMAÇÃO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3190 |
Resumo: | A formação do professor, na perspectiva da Educação Ambiental, é o foco desse artigo que é um recorte da tese de doutorado intitulada “Formação Ecosófica: a cartografia de um professor de matemática”. Compreendemos a formação a partir dos processos de subjetivação. Um processo de formação tem a ver com criação, com invenção, com experimentação, com práticas que atuam sobre o si próprio. Com esse pensamento foi possível articular os conceitos de cuidado de si, experiência e ecosofia, criando outros modos de perceber e atuar no mundo, na vida. A escolha teórica foi pelas chamadas filosofias da diferença, tal escolha, imbricada às práticas experimentadas, permitiu-nos propor o conceito de Formação Ecosófica, que é uma formação não formativa, não representativa. |
id |
FURG-9_b4eeb046f36e074daec705ce1001f5b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3190 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO ECOSÓFICA: TRAMAS ENTRE A FORMAÇÃO E A EDUCAÇÃO AMBIENTALEducação AmbientalFormaçãoEcosofiaExperiênciaCuidado de si.A formação do professor, na perspectiva da Educação Ambiental, é o foco desse artigo que é um recorte da tese de doutorado intitulada “Formação Ecosófica: a cartografia de um professor de matemática”. Compreendemos a formação a partir dos processos de subjetivação. Um processo de formação tem a ver com criação, com invenção, com experimentação, com práticas que atuam sobre o si próprio. Com esse pensamento foi possível articular os conceitos de cuidado de si, experiência e ecosofia, criando outros modos de perceber e atuar no mundo, na vida. A escolha teórica foi pelas chamadas filosofias da diferença, tal escolha, imbricada às práticas experimentadas, permitiu-nos propor o conceito de Formação Ecosófica, que é uma formação não formativa, não representativa.Lepidus2012-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/319010.14295/remea.v27i0.3190REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 27 (2011): Volume 27 : julho a dezembro de 20111517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3190/1854Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbernaz, Roselaine MachadoLaurino, Débora2020-08-14T19:58:28Zoai:periodicos.furg.br:article/3190Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:28Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO ECOSÓFICA: TRAMAS ENTRE A FORMAÇÃO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title |
FORMAÇÃO ECOSÓFICA: TRAMAS ENTRE A FORMAÇÃO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
spellingShingle |
FORMAÇÃO ECOSÓFICA: TRAMAS ENTRE A FORMAÇÃO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL Albernaz, Roselaine Machado Educação Ambiental Formação Ecosofia Experiência Cuidado de si. |
title_short |
FORMAÇÃO ECOSÓFICA: TRAMAS ENTRE A FORMAÇÃO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full |
FORMAÇÃO ECOSÓFICA: TRAMAS ENTRE A FORMAÇÃO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_fullStr |
FORMAÇÃO ECOSÓFICA: TRAMAS ENTRE A FORMAÇÃO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO ECOSÓFICA: TRAMAS ENTRE A FORMAÇÃO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_sort |
FORMAÇÃO ECOSÓFICA: TRAMAS ENTRE A FORMAÇÃO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
author |
Albernaz, Roselaine Machado |
author_facet |
Albernaz, Roselaine Machado Laurino, Débora |
author_role |
author |
author2 |
Laurino, Débora |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albernaz, Roselaine Machado Laurino, Débora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Formação Ecosofia Experiência Cuidado de si. |
topic |
Educação Ambiental Formação Ecosofia Experiência Cuidado de si. |
description |
A formação do professor, na perspectiva da Educação Ambiental, é o foco desse artigo que é um recorte da tese de doutorado intitulada “Formação Ecosófica: a cartografia de um professor de matemática”. Compreendemos a formação a partir dos processos de subjetivação. Um processo de formação tem a ver com criação, com invenção, com experimentação, com práticas que atuam sobre o si próprio. Com esse pensamento foi possível articular os conceitos de cuidado de si, experiência e ecosofia, criando outros modos de perceber e atuar no mundo, na vida. A escolha teórica foi pelas chamadas filosofias da diferença, tal escolha, imbricada às práticas experimentadas, permitiu-nos propor o conceito de Formação Ecosófica, que é uma formação não formativa, não representativa. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3190 10.14295/remea.v27i0.3190 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3190 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v27i0.3190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3190/1854 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 27 (2011): Volume 27 : julho a dezembro de 2011 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041782867886080 |