A Educação Ambiental no Âmbito Escolar: Análise de conteúdo de artigos publicados na Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental – REMEA (período 2004 – 2013)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Vagner Ramos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Abílio, Francisco José Pegado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4697
Resumo: O presente estudo tem como objetivo investigar a Educação Ambiental (EA) na educação básica, através da análise de conteúdo de artigos publicados de 2004 a 2013 da REMEA. Esse trabalho utilizou a abordagem qualitativa através da pesquisa bibliográfica/documental e da análise de conteúdo. Observou-se que a maioria dos trabalhos utilizaram: pesquisa descritiva (24,1%); abordagem qualitativa (84,1%); formação continuada de professores (31%); temática homem/sociedade/natureza (35,1%); questionários (28,9%); multimodalidades e recursos (16,5%), e os objetivos da corrente crítica e biorregionalista (11,7%) da EA. Conclui-se que existem diversas abordagens de EA na educação básica, e espera-se que mais pesquisas sejam realizadas nos setores educacionais menos trabalhados, incorporando recursos multimídia, em um processo educativo mais participativo e continuado, produzindo artigos científicos capazes de serem reproduzidos sem dificuldades.
id FURG-9_bba184b222f7b18264255720cef28cd8
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4697
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A Educação Ambiental no Âmbito Escolar: Análise de conteúdo de artigos publicados na Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental – REMEA (período 2004 – 2013)Educação AmbientalEducação BásicaAnálise de Conteúdo.O presente estudo tem como objetivo investigar a Educação Ambiental (EA) na educação básica, através da análise de conteúdo de artigos publicados de 2004 a 2013 da REMEA. Esse trabalho utilizou a abordagem qualitativa através da pesquisa bibliográfica/documental e da análise de conteúdo. Observou-se que a maioria dos trabalhos utilizaram: pesquisa descritiva (24,1%); abordagem qualitativa (84,1%); formação continuada de professores (31%); temática homem/sociedade/natureza (35,1%); questionários (28,9%); multimodalidades e recursos (16,5%), e os objetivos da corrente crítica e biorregionalista (11,7%) da EA. Conclui-se que existem diversas abordagens de EA na educação básica, e espera-se que mais pesquisas sejam realizadas nos setores educacionais menos trabalhados, incorporando recursos multimídia, em um processo educativo mais participativo e continuado, produzindo artigos científicos capazes de serem reproduzidos sem dificuldades.Lepidus2014-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Documentalapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/469710.14295/remea.v31i2.4697REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 31 n. 2 (2014); 177-1971517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4697/3088Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessDantas, Vagner RamosAbílio, Francisco José Pegado2020-08-14T19:56:44Zoai:periodicos.furg.br:article/4697Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:56:44Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação Ambiental no Âmbito Escolar: Análise de conteúdo de artigos publicados na Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental – REMEA (período 2004 – 2013)
title A Educação Ambiental no Âmbito Escolar: Análise de conteúdo de artigos publicados na Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental – REMEA (período 2004 – 2013)
spellingShingle A Educação Ambiental no Âmbito Escolar: Análise de conteúdo de artigos publicados na Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental – REMEA (período 2004 – 2013)
Dantas, Vagner Ramos
Educação Ambiental
Educação Básica
Análise de Conteúdo.
title_short A Educação Ambiental no Âmbito Escolar: Análise de conteúdo de artigos publicados na Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental – REMEA (período 2004 – 2013)
title_full A Educação Ambiental no Âmbito Escolar: Análise de conteúdo de artigos publicados na Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental – REMEA (período 2004 – 2013)
title_fullStr A Educação Ambiental no Âmbito Escolar: Análise de conteúdo de artigos publicados na Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental – REMEA (período 2004 – 2013)
title_full_unstemmed A Educação Ambiental no Âmbito Escolar: Análise de conteúdo de artigos publicados na Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental – REMEA (período 2004 – 2013)
title_sort A Educação Ambiental no Âmbito Escolar: Análise de conteúdo de artigos publicados na Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental – REMEA (período 2004 – 2013)
author Dantas, Vagner Ramos
author_facet Dantas, Vagner Ramos
Abílio, Francisco José Pegado
author_role author
author2 Abílio, Francisco José Pegado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Vagner Ramos
Abílio, Francisco José Pegado
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Educação Básica
Análise de Conteúdo.
topic Educação Ambiental
Educação Básica
Análise de Conteúdo.
description O presente estudo tem como objetivo investigar a Educação Ambiental (EA) na educação básica, através da análise de conteúdo de artigos publicados de 2004 a 2013 da REMEA. Esse trabalho utilizou a abordagem qualitativa através da pesquisa bibliográfica/documental e da análise de conteúdo. Observou-se que a maioria dos trabalhos utilizaram: pesquisa descritiva (24,1%); abordagem qualitativa (84,1%); formação continuada de professores (31%); temática homem/sociedade/natureza (35,1%); questionários (28,9%); multimodalidades e recursos (16,5%), e os objetivos da corrente crítica e biorregionalista (11,7%) da EA. Conclui-se que existem diversas abordagens de EA na educação básica, e espera-se que mais pesquisas sejam realizadas nos setores educacionais menos trabalhados, incorporando recursos multimídia, em um processo educativo mais participativo e continuado, produzindo artigos científicos capazes de serem reproduzidos sem dificuldades.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4697
10.14295/remea.v31i2.4697
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4697
identifier_str_mv 10.14295/remea.v31i2.4697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4697/3088
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 31 n. 2 (2014); 177-197
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041784506810368