Compreensões dos professores de uma escola do campo no sul de Minas Gerais sobre a temática ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fabiana Mara
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Luciano Fernandes, Santos, Janaina Roberta dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/13290
Resumo: The environmental crisis is already the main problem facing humanity. We recognize that several sectors of society, including the field of Education, are mobilized to try to understand and face this crisis. In a special way, we highlight that there is little literature on educational processes involving environmental themes in social contexts directly involved with struggles against social and environmental injustices. In this context, we carried out an investigation that aimed to identify and analyze understandings on environmental issues that are developed by teachers who work in a rural school located in an MST settlement in the southern region of Minas Gerais. The results suggest that teachers develop speeches that link local social and environmental problems with macro socioeconomic aspects.
id FURG-9_c2db4518f1ddd54e488ca2516bbe86be
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/13290
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Compreensões dos professores de uma escola do campo no sul de Minas Gerais sobre a temática ambientalRural Education. Environmental education. Landless Rural Workers Movement (MST)Educación rural. Educación ambiental. Movimiento de Trabajadores Rurales sin Tierra (MST).Educação do CampoEducação AmbientalMovimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)The environmental crisis is already the main problem facing humanity. We recognize that several sectors of society, including the field of Education, are mobilized to try to understand and face this crisis. In a special way, we highlight that there is little literature on educational processes involving environmental themes in social contexts directly involved with struggles against social and environmental injustices. In this context, we carried out an investigation that aimed to identify and analyze understandings on environmental issues that are developed by teachers who work in a rural school located in an MST settlement in the southern region of Minas Gerais. The results suggest that teachers develop speeches that link local social and environmental problems with macro socioeconomic aspects.La crisis ambiental ya es el principal problema que enfrenta la humanidad. Reconocemos que varios sectores de la sociedad, incluido el campo de la Educación, se movilizan para tratar de comprender y enfrentar esta crisis. De manera especial, destacamos que existe poca literatura sobre procesos educativos que involucren temas ambientales en contextos sociales directamente relacionados con la lucha contra las injusticias sociales y ambientales. En este contexto, llevamos a cabo una investigación que tenía como objetivo identificar y analizar las comprensiones sobre temas ambientales que desarrollan los maestros que trabajan en una escuela rural ubicada en un asentamiento de MST en la región sur de Minas Gerais. Los resultados sugieren que los maestros desarrollen discursos que vinculen los problemas sociales y ambientales locales con los aspectos macroeconómicos.A crise ambiental já é o principal problema enfrentado pela humanidade. Reconhecemos que vários setores da sociedade, incluindo o campo da Educação, estão mobilizados para tentar compreender e enfrentar essa crise. De modo especial, destacamos que há escassa literatura sobre processos educativos envolvendo temas ambientais em contextos sociais diretamente envolvidos com lutas contra injustiças sociais e ambientais. Nesse contexto, elaboramos uma investigação que objetivou identificar e analisar compreensões sobre temas ambientais que são elaboradas por professores que atuam em uma escola do campo localizada em um assentamento do MST na região sul de Minas Gerais. Os resultados sugerem que os docentes elaboram discursos que vinculam problemas sociais e ambientais locais com aspectos macro socioeconômicos.Lepidus2022-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1329010.14295/remea.v39i2.13290REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 39 n. 2 (2022): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 205-2241517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/13290/9797http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Fabiana MaraSilva, Luciano Fernandes Santos, Janaina Roberta dos2022-08-30T13:14:35Zoai:periodicos.furg.br:article/13290Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2022-08-30T13:14:35Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensões dos professores de uma escola do campo no sul de Minas Gerais sobre a temática ambiental
title Compreensões dos professores de uma escola do campo no sul de Minas Gerais sobre a temática ambiental
spellingShingle Compreensões dos professores de uma escola do campo no sul de Minas Gerais sobre a temática ambiental
Oliveira, Fabiana Mara
Rural Education. Environmental education. Landless Rural Workers Movement (MST)
Educación rural. Educación ambiental. Movimiento de Trabajadores Rurales sin Tierra (MST).
Educação do Campo
Educação Ambiental
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
title_short Compreensões dos professores de uma escola do campo no sul de Minas Gerais sobre a temática ambiental
title_full Compreensões dos professores de uma escola do campo no sul de Minas Gerais sobre a temática ambiental
title_fullStr Compreensões dos professores de uma escola do campo no sul de Minas Gerais sobre a temática ambiental
title_full_unstemmed Compreensões dos professores de uma escola do campo no sul de Minas Gerais sobre a temática ambiental
title_sort Compreensões dos professores de uma escola do campo no sul de Minas Gerais sobre a temática ambiental
author Oliveira, Fabiana Mara
author_facet Oliveira, Fabiana Mara
Silva, Luciano Fernandes
Santos, Janaina Roberta dos
author_role author
author2 Silva, Luciano Fernandes
Santos, Janaina Roberta dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Fabiana Mara
Silva, Luciano Fernandes
Santos, Janaina Roberta dos
dc.subject.por.fl_str_mv Rural Education. Environmental education. Landless Rural Workers Movement (MST)
Educación rural. Educación ambiental. Movimiento de Trabajadores Rurales sin Tierra (MST).
Educação do Campo
Educação Ambiental
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
topic Rural Education. Environmental education. Landless Rural Workers Movement (MST)
Educación rural. Educación ambiental. Movimiento de Trabajadores Rurales sin Tierra (MST).
Educação do Campo
Educação Ambiental
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
description The environmental crisis is already the main problem facing humanity. We recognize that several sectors of society, including the field of Education, are mobilized to try to understand and face this crisis. In a special way, we highlight that there is little literature on educational processes involving environmental themes in social contexts directly involved with struggles against social and environmental injustices. In this context, we carried out an investigation that aimed to identify and analyze understandings on environmental issues that are developed by teachers who work in a rural school located in an MST settlement in the southern region of Minas Gerais. The results suggest that teachers develop speeches that link local social and environmental problems with macro socioeconomic aspects.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/13290
10.14295/remea.v39i2.13290
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/13290
identifier_str_mv 10.14295/remea.v39i2.13290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/13290/9797
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 39 n. 2 (2022): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 205-224
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041787971305472