A disseminação da temática ambiental nos cursos de formação de docentes em nível médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zaions, Jacqueline Rossana Maria
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lorenzetti, Leonir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6981
Resumo: O estudo objetivou pesquisar a relação dos conhecimentos e práticas da Educação Ambiental nos documentos oficiais com as ações de duas professoras que ministram a disciplina de Metodologias de Ensino de Ciências, no curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, em nível médio, na modalidade normal e investigar como ocorre a disseminação para oito professoras formadas que cursam Pedagogia. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa. As entrevistas semi-estruturadas foram analisadas com base na técnica da Análise Textual Discursiva, sendo identificadas e caracterizadas as concepções conservacionista, pragmática, crítica. Verificamos que as três macrotendências estão presentes nos documentos oficiais, nas concepções e práticas das entrevistadas, revelando a necessidade de ações efetivas para ampliar a dimensão crítica entre as professoras formadoras e as formadas. The study aimed to investigate the relation between knowledge and Environmental Education practices in the official curricular documents, with the actions of two teachers who teach Science Teaching Methodologies in the Teacher Training Early Childhood Education and early years, in the technical high school in Curitiba and to inquire into how its dissemination to eight trained teachers who study Pedagogy. This is an exploratory and documentary research of a qualitative nature which interviews were analyzed by Technique of Discursive Textual Analysis, they was identified and characterized like conservationist, pragmatic and critical conceptions. We verified three macro trends present in the official documents, in the conceptions and practices of the interviewees, revealing an effective actions necessity to enlarge the critical dimension between training teachers and teachers in training. El estudio tuvo por objetivo investigar la relación de los conocimientos y prácticas de la Educación Ambiental en los documentos oficiales con las acciones de dos profesoras que ministran la asignatura de Metodologías de Enseñanza de Ciencias, en el curso de Formación de Docentes de Educación Infantil y Años Iniciales, de la enseñanza primaria, secundaria, en modalidad normal e investigar cómo ocurre la diseminación para ocho profesoras formadas que cursan Pedagogía. Se trata de una investigación exploratoria de carácter qualitativo. Las entrevistas semiestructuradas fueron analizadas con base a la técnica del Análisis Textual Discursivo, siendo identificadas y caracterizadas las concepciones conservacionista, pragmática, crítica. Se verificó que las tres macropropensiones están presentes en los documentos oficiales, en las concepciones y prácticas de las entrevistadas, revelando la necesidad de acciones efectivas para ampliar la dimensión crítica entre las profesoras formadoras y las formadas.
id FURG-9_d71f7f4a19d9e48dbb200275473610e6
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/6981
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A disseminação da temática ambiental nos cursos de formação de docentes em nível médioFormação Docente. Concepções. Prática Docente.O estudo objetivou pesquisar a relação dos conhecimentos e práticas da Educação Ambiental nos documentos oficiais com as ações de duas professoras que ministram a disciplina de Metodologias de Ensino de Ciências, no curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, em nível médio, na modalidade normal e investigar como ocorre a disseminação para oito professoras formadas que cursam Pedagogia. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa. As entrevistas semi-estruturadas foram analisadas com base na técnica da Análise Textual Discursiva, sendo identificadas e caracterizadas as concepções conservacionista, pragmática, crítica. Verificamos que as três macrotendências estão presentes nos documentos oficiais, nas concepções e práticas das entrevistadas, revelando a necessidade de ações efetivas para ampliar a dimensão crítica entre as professoras formadoras e as formadas. The study aimed to investigate the relation between knowledge and Environmental Education practices in the official curricular documents, with the actions of two teachers who teach Science Teaching Methodologies in the Teacher Training Early Childhood Education and early years, in the technical high school in Curitiba and to inquire into how its dissemination to eight trained teachers who study Pedagogy. This is an exploratory and documentary research of a qualitative nature which interviews were analyzed by Technique of Discursive Textual Analysis, they was identified and characterized like conservationist, pragmatic and critical conceptions. We verified three macro trends present in the official documents, in the conceptions and practices of the interviewees, revealing an effective actions necessity to enlarge the critical dimension between training teachers and teachers in training. El estudio tuvo por objetivo investigar la relación de los conocimientos y prácticas de la Educación Ambiental en los documentos oficiales con las acciones de dos profesoras que ministran la asignatura de Metodologías de Enseñanza de Ciencias, en el curso de Formación de Docentes de Educación Infantil y Años Iniciales, de la enseñanza primaria, secundaria, en modalidad normal e investigar cómo ocurre la diseminación para ocho profesoras formadas que cursan Pedagogía. Se trata de una investigación exploratoria de carácter qualitativo. Las entrevistas semiestructuradas fueron analizadas con base a la técnica del Análisis Textual Discursivo, siendo identificadas y caracterizadas las concepciones conservacionista, pragmática, crítica. Se verificó que las tres macropropensiones están presentes en los documentos oficiales, en las concepciones y prácticas de las entrevistadas, revelando la necesidad de acciones efectivas para ampliar la dimensión crítica entre las profesoras formadoras y las formadas.Lepidus2017-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/698110.14295/remea.v34i2.6981REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 2 (2017); 115-1351517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/6981/4746Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessZaions, Jacqueline Rossana MariaLorenzetti, Leonir2018-03-20T22:35:48Zoai:periodicos.furg.br:article/6981Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-03-20T22:35:48Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A disseminação da temática ambiental nos cursos de formação de docentes em nível médio
title A disseminação da temática ambiental nos cursos de formação de docentes em nível médio
spellingShingle A disseminação da temática ambiental nos cursos de formação de docentes em nível médio
Zaions, Jacqueline Rossana Maria
Formação Docente. Concepções. Prática Docente.
title_short A disseminação da temática ambiental nos cursos de formação de docentes em nível médio
title_full A disseminação da temática ambiental nos cursos de formação de docentes em nível médio
title_fullStr A disseminação da temática ambiental nos cursos de formação de docentes em nível médio
title_full_unstemmed A disseminação da temática ambiental nos cursos de formação de docentes em nível médio
title_sort A disseminação da temática ambiental nos cursos de formação de docentes em nível médio
author Zaions, Jacqueline Rossana Maria
author_facet Zaions, Jacqueline Rossana Maria
Lorenzetti, Leonir
author_role author
author2 Lorenzetti, Leonir
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zaions, Jacqueline Rossana Maria
Lorenzetti, Leonir
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Docente. Concepções. Prática Docente.
topic Formação Docente. Concepções. Prática Docente.
description O estudo objetivou pesquisar a relação dos conhecimentos e práticas da Educação Ambiental nos documentos oficiais com as ações de duas professoras que ministram a disciplina de Metodologias de Ensino de Ciências, no curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, em nível médio, na modalidade normal e investigar como ocorre a disseminação para oito professoras formadas que cursam Pedagogia. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa. As entrevistas semi-estruturadas foram analisadas com base na técnica da Análise Textual Discursiva, sendo identificadas e caracterizadas as concepções conservacionista, pragmática, crítica. Verificamos que as três macrotendências estão presentes nos documentos oficiais, nas concepções e práticas das entrevistadas, revelando a necessidade de ações efetivas para ampliar a dimensão crítica entre as professoras formadoras e as formadas. The study aimed to investigate the relation between knowledge and Environmental Education practices in the official curricular documents, with the actions of two teachers who teach Science Teaching Methodologies in the Teacher Training Early Childhood Education and early years, in the technical high school in Curitiba and to inquire into how its dissemination to eight trained teachers who study Pedagogy. This is an exploratory and documentary research of a qualitative nature which interviews were analyzed by Technique of Discursive Textual Analysis, they was identified and characterized like conservationist, pragmatic and critical conceptions. We verified three macro trends present in the official documents, in the conceptions and practices of the interviewees, revealing an effective actions necessity to enlarge the critical dimension between training teachers and teachers in training. El estudio tuvo por objetivo investigar la relación de los conocimientos y prácticas de la Educación Ambiental en los documentos oficiales con las acciones de dos profesoras que ministran la asignatura de Metodologías de Enseñanza de Ciencias, en el curso de Formación de Docentes de Educación Infantil y Años Iniciales, de la enseñanza primaria, secundaria, en modalidad normal e investigar cómo ocurre la diseminación para ocho profesoras formadas que cursan Pedagogía. Se trata de una investigación exploratoria de carácter qualitativo. Las entrevistas semiestructuradas fueron analizadas con base a la técnica del Análisis Textual Discursivo, siendo identificadas y caracterizadas las concepciones conservacionista, pragmática, crítica. Se verificó que las tres macropropensiones están presentes en los documentos oficiales, en las concepciones y prácticas de las entrevistadas, revelando la necesidad de acciones efectivas para ampliar la dimensión crítica entre las profesoras formadoras y las formadas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6981
10.14295/remea.v34i2.6981
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6981
identifier_str_mv 10.14295/remea.v34i2.6981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6981/4746
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 2 (2017); 115-135
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041785558532096