Educação ambiental a partir da valorização da cultura regional do estado do Pará Environmental education based on the value of regional culture of Pará state

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Letícia Magalhães da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Batalha, Sarah Suely Alves, Hora, Neriane Nascimento da, Pontes, Altem Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3980
Resumo: Este trabalho teve como objetivo identificar as concepções da Educação Ambiental e os elementos presentes nas histórias em quadrinhos de A Turma do Açaí, produzidos por Pinheiro (2013), estes utilizados como recursos facilitadores no processo de ensino-aprendizagem e instrumentos de resgate e valorização da cultura paraense. As concepções utilizadas foram: educação ambiental conservadora, que possui como principal característica a proteção ao meio natural; educação ambiental pragmática, que apresenta como característica a mudança de comportamento individual; e educação ambiental crítica, que substitui a mudança de comportamento individual pela coletiva e formação de atitudes ecológicas, todas essas concepções propostas por Silva & Campina (2011). Após análise das histórias, foi constatado o predomínio da educação ambiental conservadora em detrimento à pragmática e crítica.
id FURG-9_d877c23e9dc7e0ed3ab73aa8ba7ee57b
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3980
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Educação ambiental a partir da valorização da cultura regional do estado do Pará Environmental education based on the value of regional culture of Pará stateEducação ambientalHistórias em QuadrinhosConcepçõesEste trabalho teve como objetivo identificar as concepções da Educação Ambiental e os elementos presentes nas histórias em quadrinhos de A Turma do Açaí, produzidos por Pinheiro (2013), estes utilizados como recursos facilitadores no processo de ensino-aprendizagem e instrumentos de resgate e valorização da cultura paraense. As concepções utilizadas foram: educação ambiental conservadora, que possui como principal característica a proteção ao meio natural; educação ambiental pragmática, que apresenta como característica a mudança de comportamento individual; e educação ambiental crítica, que substitui a mudança de comportamento individual pela coletiva e formação de atitudes ecológicas, todas essas concepções propostas por Silva & Campina (2011). Após análise das histórias, foi constatado o predomínio da educação ambiental conservadora em detrimento à pragmática e crítica.Lepidus2014-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/398010.14295/remea.v30i2.3980REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 2 (2013); 290 - 3031517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3980/2740Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Letícia Magalhães daBatalha, Sarah Suely AlvesHora, Neriane Nascimento daPontes, Altem Nascimento2020-08-14T19:57:33Zoai:periodicos.furg.br:article/3980Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:33Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental a partir da valorização da cultura regional do estado do Pará Environmental education based on the value of regional culture of Pará state
title Educação ambiental a partir da valorização da cultura regional do estado do Pará Environmental education based on the value of regional culture of Pará state
spellingShingle Educação ambiental a partir da valorização da cultura regional do estado do Pará Environmental education based on the value of regional culture of Pará state
Silva, Letícia Magalhães da
Educação ambiental
Histórias em Quadrinhos
Concepções
title_short Educação ambiental a partir da valorização da cultura regional do estado do Pará Environmental education based on the value of regional culture of Pará state
title_full Educação ambiental a partir da valorização da cultura regional do estado do Pará Environmental education based on the value of regional culture of Pará state
title_fullStr Educação ambiental a partir da valorização da cultura regional do estado do Pará Environmental education based on the value of regional culture of Pará state
title_full_unstemmed Educação ambiental a partir da valorização da cultura regional do estado do Pará Environmental education based on the value of regional culture of Pará state
title_sort Educação ambiental a partir da valorização da cultura regional do estado do Pará Environmental education based on the value of regional culture of Pará state
author Silva, Letícia Magalhães da
author_facet Silva, Letícia Magalhães da
Batalha, Sarah Suely Alves
Hora, Neriane Nascimento da
Pontes, Altem Nascimento
author_role author
author2 Batalha, Sarah Suely Alves
Hora, Neriane Nascimento da
Pontes, Altem Nascimento
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Letícia Magalhães da
Batalha, Sarah Suely Alves
Hora, Neriane Nascimento da
Pontes, Altem Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Histórias em Quadrinhos
Concepções
topic Educação ambiental
Histórias em Quadrinhos
Concepções
description Este trabalho teve como objetivo identificar as concepções da Educação Ambiental e os elementos presentes nas histórias em quadrinhos de A Turma do Açaí, produzidos por Pinheiro (2013), estes utilizados como recursos facilitadores no processo de ensino-aprendizagem e instrumentos de resgate e valorização da cultura paraense. As concepções utilizadas foram: educação ambiental conservadora, que possui como principal característica a proteção ao meio natural; educação ambiental pragmática, que apresenta como característica a mudança de comportamento individual; e educação ambiental crítica, que substitui a mudança de comportamento individual pela coletiva e formação de atitudes ecológicas, todas essas concepções propostas por Silva & Campina (2011). Após análise das histórias, foi constatado o predomínio da educação ambiental conservadora em detrimento à pragmática e crítica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3980
10.14295/remea.v30i2.3980
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3980
identifier_str_mv 10.14295/remea.v30i2.3980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3980/2740
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 2 (2013); 290 - 303
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041784004542464