Educação ambiental a partir da valorização da cultura regional do estado do Pará Environmental education based on the value of regional culture of Pará state
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3980 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo identificar as concepções da Educação Ambiental e os elementos presentes nas histórias em quadrinhos de A Turma do Açaí, produzidos por Pinheiro (2013), estes utilizados como recursos facilitadores no processo de ensino-aprendizagem e instrumentos de resgate e valorização da cultura paraense. As concepções utilizadas foram: educação ambiental conservadora, que possui como principal característica a proteção ao meio natural; educação ambiental pragmática, que apresenta como característica a mudança de comportamento individual; e educação ambiental crítica, que substitui a mudança de comportamento individual pela coletiva e formação de atitudes ecológicas, todas essas concepções propostas por Silva & Campina (2011). Após análise das histórias, foi constatado o predomínio da educação ambiental conservadora em detrimento à pragmática e crítica. |
id |
FURG-9_d877c23e9dc7e0ed3ab73aa8ba7ee57b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3980 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental a partir da valorização da cultura regional do estado do Pará Environmental education based on the value of regional culture of Pará stateEducação ambientalHistórias em QuadrinhosConcepçõesEste trabalho teve como objetivo identificar as concepções da Educação Ambiental e os elementos presentes nas histórias em quadrinhos de A Turma do Açaí, produzidos por Pinheiro (2013), estes utilizados como recursos facilitadores no processo de ensino-aprendizagem e instrumentos de resgate e valorização da cultura paraense. As concepções utilizadas foram: educação ambiental conservadora, que possui como principal característica a proteção ao meio natural; educação ambiental pragmática, que apresenta como característica a mudança de comportamento individual; e educação ambiental crítica, que substitui a mudança de comportamento individual pela coletiva e formação de atitudes ecológicas, todas essas concepções propostas por Silva & Campina (2011). Após análise das histórias, foi constatado o predomínio da educação ambiental conservadora em detrimento à pragmática e crítica.Lepidus2014-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/398010.14295/remea.v30i2.3980REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 2 (2013); 290 - 3031517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3980/2740Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Letícia Magalhães daBatalha, Sarah Suely AlvesHora, Neriane Nascimento daPontes, Altem Nascimento2020-08-14T19:57:33Zoai:periodicos.furg.br:article/3980Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:33Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental a partir da valorização da cultura regional do estado do Pará Environmental education based on the value of regional culture of Pará state |
title |
Educação ambiental a partir da valorização da cultura regional do estado do Pará Environmental education based on the value of regional culture of Pará state |
spellingShingle |
Educação ambiental a partir da valorização da cultura regional do estado do Pará Environmental education based on the value of regional culture of Pará state Silva, Letícia Magalhães da Educação ambiental Histórias em Quadrinhos Concepções |
title_short |
Educação ambiental a partir da valorização da cultura regional do estado do Pará Environmental education based on the value of regional culture of Pará state |
title_full |
Educação ambiental a partir da valorização da cultura regional do estado do Pará Environmental education based on the value of regional culture of Pará state |
title_fullStr |
Educação ambiental a partir da valorização da cultura regional do estado do Pará Environmental education based on the value of regional culture of Pará state |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental a partir da valorização da cultura regional do estado do Pará Environmental education based on the value of regional culture of Pará state |
title_sort |
Educação ambiental a partir da valorização da cultura regional do estado do Pará Environmental education based on the value of regional culture of Pará state |
author |
Silva, Letícia Magalhães da |
author_facet |
Silva, Letícia Magalhães da Batalha, Sarah Suely Alves Hora, Neriane Nascimento da Pontes, Altem Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Batalha, Sarah Suely Alves Hora, Neriane Nascimento da Pontes, Altem Nascimento |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Letícia Magalhães da Batalha, Sarah Suely Alves Hora, Neriane Nascimento da Pontes, Altem Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Histórias em Quadrinhos Concepções |
topic |
Educação ambiental Histórias em Quadrinhos Concepções |
description |
Este trabalho teve como objetivo identificar as concepções da Educação Ambiental e os elementos presentes nas histórias em quadrinhos de A Turma do Açaí, produzidos por Pinheiro (2013), estes utilizados como recursos facilitadores no processo de ensino-aprendizagem e instrumentos de resgate e valorização da cultura paraense. As concepções utilizadas foram: educação ambiental conservadora, que possui como principal característica a proteção ao meio natural; educação ambiental pragmática, que apresenta como característica a mudança de comportamento individual; e educação ambiental crítica, que substitui a mudança de comportamento individual pela coletiva e formação de atitudes ecológicas, todas essas concepções propostas por Silva & Campina (2011). Após análise das histórias, foi constatado o predomínio da educação ambiental conservadora em detrimento à pragmática e crítica. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3980 10.14295/remea.v30i2.3980 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3980 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v30i2.3980 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3980/2740 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 2 (2013); 290 - 303 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041784004542464 |