Concepções e práticas de educação ambiental / Environmental education conceptions and practices

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Maria Lúcia Gomes Figueira de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Miranda, Maria Josevett Almeida, Lima, Maria Elena Nascimento de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv5n9-131
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3281
Resumo: Artigo científico que comunica os resultados de um estudo que realizamos no Núcleo de Pesquisa “Sociedade, Ciência e Ideologia” – SOCID/UEPA, desde 2007, sobre Concepções e Práticas de Educação Ambiental nas Escolas Públicas da Amazônia e, ao mesmo tempo, das experiências que vivenciamos com a execução do projeto de extensão “Escola e Sustentabilidade Ambiental com Cidadania”, em desenvolvimento pelo Núcleo de Pesquisa mencionado, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Vera Simplício”, um dos campos de Estágio Supervisionado do Curso de Especialização em “Sociologia e Educação Ambiental” executado pela UEPA, desde 2004, com estudantes oriundos das capitais e áreas interioranas das unidades de jurisdição da Amazônia. O referido projeto envolve alunos, professores e funcionários, tanto do Curso de Especialização, como principalmente da Escola, onde se desenvolve o projeto, cujos objetivos, visam entre outros, contribuir no processo de formação da consciência crítica e política desses sujeitos sociais que lhes possibilitem, construir uma relação desalienada com o meio ambiente, do qual fazem parte e convivem do ponto de vista local e, ao mesmo tempo, global. A intenção prática da execução deste projeto, além de atender os capítulos 35 e 36 da Agenda 21 sobre “o Meio Ambiente”, com relação a necessidade e a responsabilidade que temos em preservar e, ao mesmo tempo, conservar o planeta para as gerações futuras, do ponto de vista de seu desenvolvimento sócio-ambiental sustentável, é também reconhecer a urgente importância de se dinamizar projetos de educação ambiental, na medida em que, a educação seja sistemática ou não-formal, constitui uma via “indispensável”, por meio de qual, podemos construir uma hegemonia cultural, de que o cuidado com a “mãeterra” depende de nosso compromisso político em contribuirmos com a ampliação de uma consciência de sustentabilidade ambiental planetária. 
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