Concepções e práticas de educação ambiental / Environmental education conceptions and practices
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv5n9-131 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3281 |
Resumo: | Artigo científico que comunica os resultados de um estudo que realizamos no Núcleo de Pesquisa “Sociedade, Ciência e Ideologia” – SOCID/UEPA, desde 2007, sobre Concepções e Práticas de Educação Ambiental nas Escolas Públicas da Amazônia e, ao mesmo tempo, das experiências que vivenciamos com a execução do projeto de extensão “Escola e Sustentabilidade Ambiental com Cidadania”, em desenvolvimento pelo Núcleo de Pesquisa mencionado, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Vera Simplício”, um dos campos de Estágio Supervisionado do Curso de Especialização em “Sociologia e Educação Ambiental” executado pela UEPA, desde 2004, com estudantes oriundos das capitais e áreas interioranas das unidades de jurisdição da Amazônia. O referido projeto envolve alunos, professores e funcionários, tanto do Curso de Especialização, como principalmente da Escola, onde se desenvolve o projeto, cujos objetivos, visam entre outros, contribuir no processo de formação da consciência crítica e política desses sujeitos sociais que lhes possibilitem, construir uma relação desalienada com o meio ambiente, do qual fazem parte e convivem do ponto de vista local e, ao mesmo tempo, global. A intenção prática da execução deste projeto, além de atender os capítulos 35 e 36 da Agenda 21 sobre “o Meio Ambiente”, com relação a necessidade e a responsabilidade que temos em preservar e, ao mesmo tempo, conservar o planeta para as gerações futuras, do ponto de vista de seu desenvolvimento sócio-ambiental sustentável, é também reconhecer a urgente importância de se dinamizar projetos de educação ambiental, na medida em que, a educação seja sistemática ou não-formal, constitui uma via “indispensável”, por meio de qual, podemos construir uma hegemonia cultural, de que o cuidado com a “mãeterra” depende de nosso compromisso político em contribuirmos com a ampliação de uma consciência de sustentabilidade ambiental planetária. |
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Concepções e práticas de educação ambiental / Environmental education conceptions and practicesConcepções. Práticas. Educação Ambiental. Sustentabilidade.Artigo científico que comunica os resultados de um estudo que realizamos no Núcleo de Pesquisa “Sociedade, Ciência e Ideologia” – SOCID/UEPA, desde 2007, sobre Concepções e Práticas de Educação Ambiental nas Escolas Públicas da Amazônia e, ao mesmo tempo, das experiências que vivenciamos com a execução do projeto de extensão “Escola e Sustentabilidade Ambiental com Cidadania”, em desenvolvimento pelo Núcleo de Pesquisa mencionado, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Vera Simplício”, um dos campos de Estágio Supervisionado do Curso de Especialização em “Sociologia e Educação Ambiental” executado pela UEPA, desde 2004, com estudantes oriundos das capitais e áreas interioranas das unidades de jurisdição da Amazônia. O referido projeto envolve alunos, professores e funcionários, tanto do Curso de Especialização, como principalmente da Escola, onde se desenvolve o projeto, cujos objetivos, visam entre outros, contribuir no processo de formação da consciência crítica e política desses sujeitos sociais que lhes possibilitem, construir uma relação desalienada com o meio ambiente, do qual fazem parte e convivem do ponto de vista local e, ao mesmo tempo, global. A intenção prática da execução deste projeto, além de atender os capítulos 35 e 36 da Agenda 21 sobre “o Meio Ambiente”, com relação a necessidade e a responsabilidade que temos em preservar e, ao mesmo tempo, conservar o planeta para as gerações futuras, do ponto de vista de seu desenvolvimento sócio-ambiental sustentável, é também reconhecer a urgente importância de se dinamizar projetos de educação ambiental, na medida em que, a educação seja sistemática ou não-formal, constitui uma via “indispensável”, por meio de qual, podemos construir uma hegemonia cultural, de que o cuidado com a “mãeterra” depende de nosso compromisso político em contribuirmos com a ampliação de uma consciência de sustentabilidade ambiental planetária. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/328110.34117/bjdv5n9-131Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 15495-15509Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 15495-15509Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 15495-155092525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3281/3145Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Maria Lúcia Gomes Figueira deMiranda, Maria Josevett AlmeidaLima, Maria Elena Nascimento de2019-10-01T19:29:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3281Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:12.859203Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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