Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no currículo da Educação Superior com enfoque em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weyh Dattein, Raquel
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pansera-de-Araújo, Maria Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/13577
Resumo: The 17 Sustainable Development Goals (SDGs) have been the focus of studies at different levels of education, especially in university curricula. Therefore, in this article, the objective is to analyze how the SDGs are discussed in higher education, following an Environment and Sustainability class on 01/2019, from a community university. The CTSA (Science, Technology, Society and Environment) approach was approached as part of the SDGs in debates on critical and emancipatory citizen academic-professional education, with social and environmental responsibility.
id FURG-9_e27c51c9bd72f5241b0c342369d8058d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/13577
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no currículo da Educação Superior com enfoque em Ciência, Tecnologia, Sociedade e AmbienteEnvironmental educationSustainabilityCurriculumEducación ambientalSustentabilidadReanudarEducação AmbientalSustentabilidadeCurrículoThe 17 Sustainable Development Goals (SDGs) have been the focus of studies at different levels of education, especially in university curricula. Therefore, in this article, the objective is to analyze how the SDGs are discussed in higher education, following an Environment and Sustainability class on 01/2019, from a community university. The CTSA (Science, Technology, Society and Environment) approach was approached as part of the SDGs in debates on critical and emancipatory citizen academic-professional education, with social and environmental responsibility.Los 17 Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS) han sido el foco de estudios en diferentes niveles educativos, especialmente en los planes de estudio universitarios. Por tanto, en este artículo, el objetivo es analizar cómo se discuten los ODS en la educación superior, tras una clase de Medio Ambiente y Sostenibilidad el 01/2019, de una universidad comunitaria. El enfoque CTSA (Ciencia, Tecnología, Sociedad y Medio Ambiente) se abordó como parte de los ODS en debates sobre educación cívica académico-profesional crítica y emancipadora, con responsabilidad social y ambiental.Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) têm sido foco de estudos nos diversos níveis de ensino, em especial nos currículos das universidades. Para tanto, neste artigo, o objetivo foi analisar as relações entre os ODS e o enfoque CTSA no currículo da educação superior, ao acompanhar uma turma de Meio Ambiente e Sustentabilidade no primeiro semestre/2019, de uma universidade comunitária. O enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) foi abordado como parte dos ODS em debates da formação acadêmico-profissional cidadã crítica e emancipatória, com responsabilidade social e ambiental.Lepidus2023-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1357710.14295/remea.v40i1.13577REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 40 n. 1 (2023): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 219-2381517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/13577/10156http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWeyh Dattein, RaquelPansera-de-Araújo, Maria Cristina2023-04-14T20:47:18Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/13577Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2023-04-14T20:47:18Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no currículo da Educação Superior com enfoque em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente
title Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no currículo da Educação Superior com enfoque em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente
spellingShingle Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no currículo da Educação Superior com enfoque em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente
Weyh Dattein, Raquel
Environmental education
Sustainability
Curriculum
Educación ambiental
Sustentabilidad
Reanudar
Educação Ambiental
Sustentabilidade
Currículo
title_short Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no currículo da Educação Superior com enfoque em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente
title_full Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no currículo da Educação Superior com enfoque em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente
title_fullStr Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no currículo da Educação Superior com enfoque em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente
title_full_unstemmed Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no currículo da Educação Superior com enfoque em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente
title_sort Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no currículo da Educação Superior com enfoque em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente
author Weyh Dattein, Raquel
author_facet Weyh Dattein, Raquel
Pansera-de-Araújo, Maria Cristina
author_role author
author2 Pansera-de-Araújo, Maria Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weyh Dattein, Raquel
Pansera-de-Araújo, Maria Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Environmental education
Sustainability
Curriculum
Educación ambiental
Sustentabilidad
Reanudar
Educação Ambiental
Sustentabilidade
Currículo
topic Environmental education
Sustainability
Curriculum
Educación ambiental
Sustentabilidad
Reanudar
Educação Ambiental
Sustentabilidade
Currículo
description The 17 Sustainable Development Goals (SDGs) have been the focus of studies at different levels of education, especially in university curricula. Therefore, in this article, the objective is to analyze how the SDGs are discussed in higher education, following an Environment and Sustainability class on 01/2019, from a community university. The CTSA (Science, Technology, Society and Environment) approach was approached as part of the SDGs in debates on critical and emancipatory citizen academic-professional education, with social and environmental responsibility.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/13577
10.14295/remea.v40i1.13577
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/13577
identifier_str_mv 10.14295/remea.v40i1.13577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/13577/10156
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 40 n. 1 (2023): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 219-238
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041781265661952