Livros Didáticos de Química em foco na Educação Ambiental e AlimentarChemistry Didactic Books in focus in Environmental and Food Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uhmann, Rosangela Ines Matos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Vorpagel, Fernanda Seidel, Günzel, Rafaela Engers
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7256
Resumo: A Educação Ambiental (EA) em voga é tema transversal para perpassar a Educação Básica (EB) como meio para enfrentar a crise ambiental que decorre principalmente dos modos de produção acelerado. O que nos motivou a investigar quatro (04) coleções de Livros Didáticos (LDs) de Química, cada qual com três (03) LDs (1º, 2º e 3º ano) do Ensino Médio (EM) advindos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2015) quanto a possível articulação com a EA. A partir desta pesquisa observamos que os LDs de Química abrangem sensivelmente a complexidade requerida na constituição da EA de forma crítica. Para tanto, sugerimos indícios de relações que podem ser relacionadas com a EA e educação alimentar, ambas intrinsecamente conectadas com a qualidade de vida, pensando na significação dos conceitos químicos de cada um dos LDs com atenção para a EA de forma crítica, visto a função social que precisa efetivar na vida dos sujeitos escolares. Environmental Education (EA) in vogue is a cross-cutting theme to pass on Basic Education (EB) as a mean to deal with the environmental crisis that occurs mainly from the accelerated production modes. This motivated us to investigate four (04) collections of Didactic Books (DBs) of Chemistry, each with three (03) DBs (1st, 2nd and 3rd year) of the Secondary School (SC) coming from the Brazilian program called National Program of Didactic Book PNLD 2015) and the possible articulation with the EA. From this research we observed that the DBs of Chemistry cover the complexity required in the constitution of the AE in a critical way. To that end, we suggest indications of relationships that may be related to AE and food education, both intrinsically connected with quality of life, considering the significance of the chemical concepts of each of the DBs with attention to the AE in a critical way, since the function Social interaction that must be effective in the life of school subjects.
id FURG-9_f480475caec6424ed6846d95eabc9018
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7256
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Livros Didáticos de Química em foco na Educação Ambiental e AlimentarChemistry Didactic Books in focus in Environmental and Food EducationLivro Didático. Ensino de Química. Meio Ambiente. Qualidade de vida.A Educação Ambiental (EA) em voga é tema transversal para perpassar a Educação Básica (EB) como meio para enfrentar a crise ambiental que decorre principalmente dos modos de produção acelerado. O que nos motivou a investigar quatro (04) coleções de Livros Didáticos (LDs) de Química, cada qual com três (03) LDs (1º, 2º e 3º ano) do Ensino Médio (EM) advindos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2015) quanto a possível articulação com a EA. A partir desta pesquisa observamos que os LDs de Química abrangem sensivelmente a complexidade requerida na constituição da EA de forma crítica. Para tanto, sugerimos indícios de relações que podem ser relacionadas com a EA e educação alimentar, ambas intrinsecamente conectadas com a qualidade de vida, pensando na significação dos conceitos químicos de cada um dos LDs com atenção para a EA de forma crítica, visto a função social que precisa efetivar na vida dos sujeitos escolares. Environmental Education (EA) in vogue is a cross-cutting theme to pass on Basic Education (EB) as a mean to deal with the environmental crisis that occurs mainly from the accelerated production modes. This motivated us to investigate four (04) collections of Didactic Books (DBs) of Chemistry, each with three (03) DBs (1st, 2nd and 3rd year) of the Secondary School (SC) coming from the Brazilian program called National Program of Didactic Book PNLD 2015) and the possible articulation with the EA. From this research we observed that the DBs of Chemistry cover the complexity required in the constitution of the AE in a critical way. To that end, we suggest indications of relationships that may be related to AE and food education, both intrinsically connected with quality of life, considering the significance of the chemical concepts of each of the DBs with attention to the AE in a critical way, since the function Social interaction that must be effective in the life of school subjects.Lepidus2018-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/725610.14295/remea.v35i1.7256REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 1 (2018); 242-2591517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7256/5193Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessUhmann, Rosangela Ines MatosVorpagel, Fernanda SeidelGünzel, Rafaela Engers2018-05-18T11:28:08Zoai:periodicos.furg.br:article/7256Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-05-18T11:28:08Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Livros Didáticos de Química em foco na Educação Ambiental e AlimentarChemistry Didactic Books in focus in Environmental and Food Education
title Livros Didáticos de Química em foco na Educação Ambiental e AlimentarChemistry Didactic Books in focus in Environmental and Food Education
spellingShingle Livros Didáticos de Química em foco na Educação Ambiental e AlimentarChemistry Didactic Books in focus in Environmental and Food Education
Uhmann, Rosangela Ines Matos
Livro Didático. Ensino de Química. Meio Ambiente. Qualidade de vida.
title_short Livros Didáticos de Química em foco na Educação Ambiental e AlimentarChemistry Didactic Books in focus in Environmental and Food Education
title_full Livros Didáticos de Química em foco na Educação Ambiental e AlimentarChemistry Didactic Books in focus in Environmental and Food Education
title_fullStr Livros Didáticos de Química em foco na Educação Ambiental e AlimentarChemistry Didactic Books in focus in Environmental and Food Education
title_full_unstemmed Livros Didáticos de Química em foco na Educação Ambiental e AlimentarChemistry Didactic Books in focus in Environmental and Food Education
title_sort Livros Didáticos de Química em foco na Educação Ambiental e AlimentarChemistry Didactic Books in focus in Environmental and Food Education
author Uhmann, Rosangela Ines Matos
author_facet Uhmann, Rosangela Ines Matos
Vorpagel, Fernanda Seidel
Günzel, Rafaela Engers
author_role author
author2 Vorpagel, Fernanda Seidel
Günzel, Rafaela Engers
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Uhmann, Rosangela Ines Matos
Vorpagel, Fernanda Seidel
Günzel, Rafaela Engers
dc.subject.por.fl_str_mv Livro Didático. Ensino de Química. Meio Ambiente. Qualidade de vida.
topic Livro Didático. Ensino de Química. Meio Ambiente. Qualidade de vida.
description A Educação Ambiental (EA) em voga é tema transversal para perpassar a Educação Básica (EB) como meio para enfrentar a crise ambiental que decorre principalmente dos modos de produção acelerado. O que nos motivou a investigar quatro (04) coleções de Livros Didáticos (LDs) de Química, cada qual com três (03) LDs (1º, 2º e 3º ano) do Ensino Médio (EM) advindos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2015) quanto a possível articulação com a EA. A partir desta pesquisa observamos que os LDs de Química abrangem sensivelmente a complexidade requerida na constituição da EA de forma crítica. Para tanto, sugerimos indícios de relações que podem ser relacionadas com a EA e educação alimentar, ambas intrinsecamente conectadas com a qualidade de vida, pensando na significação dos conceitos químicos de cada um dos LDs com atenção para a EA de forma crítica, visto a função social que precisa efetivar na vida dos sujeitos escolares. Environmental Education (EA) in vogue is a cross-cutting theme to pass on Basic Education (EB) as a mean to deal with the environmental crisis that occurs mainly from the accelerated production modes. This motivated us to investigate four (04) collections of Didactic Books (DBs) of Chemistry, each with three (03) DBs (1st, 2nd and 3rd year) of the Secondary School (SC) coming from the Brazilian program called National Program of Didactic Book PNLD 2015) and the possible articulation with the EA. From this research we observed that the DBs of Chemistry cover the complexity required in the constitution of the AE in a critical way. To that end, we suggest indications of relationships that may be related to AE and food education, both intrinsically connected with quality of life, considering the significance of the chemical concepts of each of the DBs with attention to the AE in a critical way, since the function Social interaction that must be effective in the life of school subjects.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7256
10.14295/remea.v35i1.7256
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7256
identifier_str_mv 10.14295/remea.v35i1.7256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7256/5193
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 1 (2018); 242-259
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786068140032