AMBIENTALIZAÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS, TRADUÇÕES E INTELIGIBILIDADES POSSÍVEIS DESDE UM ESTUDO ANTROPOLÓGICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Isabel Cristina de Moura
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Toniol, Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3393
Resumo: O presente trabalho analisa o modo pelo qual a Educação Ambiental tem sido agente e, ao mesmo tempo, efeito de um processo de ambientalização das esferas sociais. Este fenômeno, conforme o concebemos, é parte de uma série de transformações mais amplas que têm contribuído para tornar a questão ambiental numa espécie de idioma não restrito ao âmbito ecológico, mas capaz de operar como paradigma moral, ético e estético. A partir da construção de uma perspectiva interdisciplinar entre educação e antropologia, sugerimos que as práticas de Educação Ambiental resultam do imbricamento desse idioma de amplitude global com a produção local de significados.
id FURG-9_f5b3f53616d3a7a711f171d0f22b60a6
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3393
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling AMBIENTALIZAÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS, TRADUÇÕES E INTELIGIBILIDADES POSSÍVEIS DESDE UM ESTUDO ANTROPOLÓGICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTALEducação AmbientalAntropologiaAmbientalização Social.O presente trabalho analisa o modo pelo qual a Educação Ambiental tem sido agente e, ao mesmo tempo, efeito de um processo de ambientalização das esferas sociais. Este fenômeno, conforme o concebemos, é parte de uma série de transformações mais amplas que têm contribuído para tornar a questão ambiental numa espécie de idioma não restrito ao âmbito ecológico, mas capaz de operar como paradigma moral, ético e estético. A partir da construção de uma perspectiva interdisciplinar entre educação e antropologia, sugerimos que as práticas de Educação Ambiental resultam do imbricamento desse idioma de amplitude global com a produção local de significados.Lepidus2013-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/339310.14295/remea.v0i0.3393REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; Volume Especial : setembro de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3393/2052Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Isabel Cristina de MouraToniol, Rodrigo2020-08-14T19:59:00Zoai:periodicos.furg.br:article/3393Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv AMBIENTALIZAÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS, TRADUÇÕES E INTELIGIBILIDADES POSSÍVEIS DESDE UM ESTUDO ANTROPOLÓGICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title AMBIENTALIZAÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS, TRADUÇÕES E INTELIGIBILIDADES POSSÍVEIS DESDE UM ESTUDO ANTROPOLÓGICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
spellingShingle AMBIENTALIZAÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS, TRADUÇÕES E INTELIGIBILIDADES POSSÍVEIS DESDE UM ESTUDO ANTROPOLÓGICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Carvalho, Isabel Cristina de Moura
Educação Ambiental
Antropologia
Ambientalização Social.
title_short AMBIENTALIZAÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS, TRADUÇÕES E INTELIGIBILIDADES POSSÍVEIS DESDE UM ESTUDO ANTROPOLÓGICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full AMBIENTALIZAÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS, TRADUÇÕES E INTELIGIBILIDADES POSSÍVEIS DESDE UM ESTUDO ANTROPOLÓGICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_fullStr AMBIENTALIZAÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS, TRADUÇÕES E INTELIGIBILIDADES POSSÍVEIS DESDE UM ESTUDO ANTROPOLÓGICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full_unstemmed AMBIENTALIZAÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS, TRADUÇÕES E INTELIGIBILIDADES POSSÍVEIS DESDE UM ESTUDO ANTROPOLÓGICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_sort AMBIENTALIZAÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS, TRADUÇÕES E INTELIGIBILIDADES POSSÍVEIS DESDE UM ESTUDO ANTROPOLÓGICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
author Carvalho, Isabel Cristina de Moura
author_facet Carvalho, Isabel Cristina de Moura
Toniol, Rodrigo
author_role author
author2 Toniol, Rodrigo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Isabel Cristina de Moura
Toniol, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Antropologia
Ambientalização Social.
topic Educação Ambiental
Antropologia
Ambientalização Social.
description O presente trabalho analisa o modo pelo qual a Educação Ambiental tem sido agente e, ao mesmo tempo, efeito de um processo de ambientalização das esferas sociais. Este fenômeno, conforme o concebemos, é parte de uma série de transformações mais amplas que têm contribuído para tornar a questão ambiental numa espécie de idioma não restrito ao âmbito ecológico, mas capaz de operar como paradigma moral, ético e estético. A partir da construção de uma perspectiva interdisciplinar entre educação e antropologia, sugerimos que as práticas de Educação Ambiental resultam do imbricamento desse idioma de amplitude global com a produção local de significados.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3393
10.14295/remea.v0i0.3393
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3393
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i0.3393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3393/2052
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; Volume Especial : setembro de 2010
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783040901120