Ensino de magnetismo através da aprendizagem baseada em equipes utilizando abordagens experimentais e lúdicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/9231 |
Resumo: | Dissertação |
id |
FURG_0520f423403ab3b39f57fb9b28f5337c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/9231 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de magnetismo através da aprendizagem baseada em equipes utilizando abordagens experimentais e lúdicasMagnetismoAprendizagem Baseada em EquipesAtividades ExperimentaisJogos de TabuleiroHistória da FísicaTeam-based teachingHistory of PhysicsBoard GamesMagnetismExperimentationDissertaçãoNos últimos anos, cada vez mais projetos tem surgido para tornar a disciplina de Física mais agradável/proveitosa aos alunos do Ensino Médio, sendo essa uma das disciplinas que os alunos, em sua maioria, menos gostam. Com o objetivo de tornar as aulas mais dinâmicas e ativas, foi elaborada esta proposta didática para o conteúdo de Magnetismo utilizando a abordagem de aprendizagem baseada em equipes com experimentos de baixo custo e a utilização do lúdico. Ela é composta por atividades diferenciadas para o ensino de Magnetismo no Ensino Médio: uma metodologia ativa que propõem também atividades experimentais, de baixo custo, e uma atividade lúdica no formato de jogo de tabuleiro: Corrida Magnética. Nesse jogo, os alunos trabalham em equipes e tem estudos à distância, através de textos-guias que foram disponibilizados semanas antes da aplicação do jogo. Essas atividades foram realizadas em 12 horas aulas, para cada uma das duas turmas, além do estudo realizado fora do horário de aula. Com isso, a disposição dos alunos para querer aprender influencia muito o decorrer de todo esse processo de ensino-aprendizagem. Para avaliar/validar essa proposta e investigar se a aprendizagem foi significativa, foram utilizados um questionário prévio para saber o nível de conhecimento inicial dos alunos e pós-teste para avaliar a evolução de desempenho após a aplicação da proposta. Os resultados obtidos foram muito significativos como apresentados no final do trabalho, onde a Turma A teve um salto de 20.83 % para 68.05% de respostas corretas e a turma B teve uma melhora de 29.49% para 65.38%.In recent years, more and more projects have emerged to make Physics learning more pleasant / profitable for high school students, which is one of the subjects that most students dislike. In order to make the classes more dynamic and active, this didactic proposal for the content of Magnetism was elaborated using the team-based learning (TBL) approach with low cost experiments and the use of playfulness. This proposal consists of differentiated activities for teaching Magnetism in High School: an active methodology that also proposes experimental activities and a playful activity in the format of a board game: Magnetic Race. In this game, students work in teams and have distance studies, through guide texts that were made available weeks before the game was applied. These activities were carried out in 12 class hours, for each of the two classes. In addition to the study carried out outside of class hours, with this, the willingness of students to want to learn greatly influences the course of this entire teaching-learning process. To evaluate / validate this proposal and investigate whether the learning was significant, a previous questionnaire was used to find out the students' initial knowledge level and post-test to assess the performance evolution after applying the proposal. The results obtained were very significant as presented at the end of the work, where Class A had a jump from 20.83% to 68.05% of correct answers and Class B had an improvement from 29.49% to 65.38%.Turatti, Agueda MariaOliveira, Jader Rodrigues Sousa2020-12-28T01:08:19Z2020-12-28T01:08:19Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Jader Rodrigues Sousa. Ensino de magnetismo através da aprendizagem baseada em equipes utilizando abordagens experimentais e lúdicas. 2020. 107 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2020.http://repositorio.furg.br/handle/1/9231porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-12-28T01:08:19Zoai:repositorio.furg.br:1/9231Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-12-28T01:08:19Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de magnetismo através da aprendizagem baseada em equipes utilizando abordagens experimentais e lúdicas |
title |
Ensino de magnetismo através da aprendizagem baseada em equipes utilizando abordagens experimentais e lúdicas |
spellingShingle |
Ensino de magnetismo através da aprendizagem baseada em equipes utilizando abordagens experimentais e lúdicas Oliveira, Jader Rodrigues Sousa Magnetismo Aprendizagem Baseada em Equipes Atividades Experimentais Jogos de Tabuleiro História da Física Team-based teaching History of Physics Board Games Magnetism Experimentation |
title_short |
Ensino de magnetismo através da aprendizagem baseada em equipes utilizando abordagens experimentais e lúdicas |
title_full |
Ensino de magnetismo através da aprendizagem baseada em equipes utilizando abordagens experimentais e lúdicas |
title_fullStr |
Ensino de magnetismo através da aprendizagem baseada em equipes utilizando abordagens experimentais e lúdicas |
title_full_unstemmed |
Ensino de magnetismo através da aprendizagem baseada em equipes utilizando abordagens experimentais e lúdicas |
title_sort |
Ensino de magnetismo através da aprendizagem baseada em equipes utilizando abordagens experimentais e lúdicas |
author |
Oliveira, Jader Rodrigues Sousa |
author_facet |
Oliveira, Jader Rodrigues Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Turatti, Agueda Maria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Jader Rodrigues Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Magnetismo Aprendizagem Baseada em Equipes Atividades Experimentais Jogos de Tabuleiro História da Física Team-based teaching History of Physics Board Games Magnetism Experimentation |
topic |
Magnetismo Aprendizagem Baseada em Equipes Atividades Experimentais Jogos de Tabuleiro História da Física Team-based teaching History of Physics Board Games Magnetism Experimentation |
description |
Dissertação |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-28T01:08:19Z 2020-12-28T01:08:19Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Jader Rodrigues Sousa. Ensino de magnetismo através da aprendizagem baseada em equipes utilizando abordagens experimentais e lúdicas. 2020. 107 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2020. http://repositorio.furg.br/handle/1/9231 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Jader Rodrigues Sousa. Ensino de magnetismo através da aprendizagem baseada em equipes utilizando abordagens experimentais e lúdicas. 2020. 107 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2020. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/9231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187239031603200 |