Ensino de magnetismo através da aprendizagem baseada em equipes utilizando abordagens experimentais e lúdicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jader Rodrigues Sousa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/9231
Resumo: Dissertação
id FURG_0520f423403ab3b39f57fb9b28f5337c
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/9231
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Ensino de magnetismo através da aprendizagem baseada em equipes utilizando abordagens experimentais e lúdicasMagnetismoAprendizagem Baseada em EquipesAtividades ExperimentaisJogos de TabuleiroHistória da FísicaTeam-based teachingHistory of PhysicsBoard GamesMagnetismExperimentationDissertaçãoNos últimos anos, cada vez mais projetos tem surgido para tornar a disciplina de Física mais agradável/proveitosa aos alunos do Ensino Médio, sendo essa uma das disciplinas que os alunos, em sua maioria, menos gostam. Com o objetivo de tornar as aulas mais dinâmicas e ativas, foi elaborada esta proposta didática para o conteúdo de Magnetismo utilizando a abordagem de aprendizagem baseada em equipes com experimentos de baixo custo e a utilização do lúdico. Ela é composta por atividades diferenciadas para o ensino de Magnetismo no Ensino Médio: uma metodologia ativa que propõem também atividades experimentais, de baixo custo, e uma atividade lúdica no formato de jogo de tabuleiro: Corrida Magnética. Nesse jogo, os alunos trabalham em equipes e tem estudos à distância, através de textos-guias que foram disponibilizados semanas antes da aplicação do jogo. Essas atividades foram realizadas em 12 horas aulas, para cada uma das duas turmas, além do estudo realizado fora do horário de aula. Com isso, a disposição dos alunos para querer aprender influencia muito o decorrer de todo esse processo de ensino-aprendizagem. Para avaliar/validar essa proposta e investigar se a aprendizagem foi significativa, foram utilizados um questionário prévio para saber o nível de conhecimento inicial dos alunos e pós-teste para avaliar a evolução de desempenho após a aplicação da proposta. Os resultados obtidos foram muito significativos como apresentados no final do trabalho, onde a Turma A teve um salto de 20.83 % para 68.05% de respostas corretas e a turma B teve uma melhora de 29.49% para 65.38%.In recent years, more and more projects have emerged to make Physics learning more pleasant / profitable for high school students, which is one of the subjects that most students dislike. In order to make the classes more dynamic and active, this didactic proposal for the content of Magnetism was elaborated using the team-based learning (TBL) approach with low cost experiments and the use of playfulness. This proposal consists of differentiated activities for teaching Magnetism in High School: an active methodology that also proposes experimental activities and a playful activity in the format of a board game: Magnetic Race. In this game, students work in teams and have distance studies, through guide texts that were made available weeks before the game was applied. These activities were carried out in 12 class hours, for each of the two classes. In addition to the study carried out outside of class hours, with this, the willingness of students to want to learn greatly influences the course of this entire teaching-learning process. To evaluate / validate this proposal and investigate whether the learning was significant, a previous questionnaire was used to find out the students' initial knowledge level and post-test to assess the performance evolution after applying the proposal. The results obtained were very significant as presented at the end of the work, where Class A had a jump from 20.83% to 68.05% of correct answers and Class B had an improvement from 29.49% to 65.38%.Turatti, Agueda MariaOliveira, Jader Rodrigues Sousa2020-12-28T01:08:19Z2020-12-28T01:08:19Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Jader Rodrigues Sousa. Ensino de magnetismo através da aprendizagem baseada em equipes utilizando abordagens experimentais e lúdicas. 2020. 107 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2020.http://repositorio.furg.br/handle/1/9231porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-12-28T01:08:19Zoai:repositorio.furg.br:1/9231Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-12-28T01:08:19Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de magnetismo através da aprendizagem baseada em equipes utilizando abordagens experimentais e lúdicas
title Ensino de magnetismo através da aprendizagem baseada em equipes utilizando abordagens experimentais e lúdicas
spellingShingle Ensino de magnetismo através da aprendizagem baseada em equipes utilizando abordagens experimentais e lúdicas
Oliveira, Jader Rodrigues Sousa
Magnetismo
Aprendizagem Baseada em Equipes
Atividades Experimentais
Jogos de Tabuleiro
História da Física
Team-based teaching
History of Physics
Board Games
Magnetism
Experimentation
title_short Ensino de magnetismo através da aprendizagem baseada em equipes utilizando abordagens experimentais e lúdicas
title_full Ensino de magnetismo através da aprendizagem baseada em equipes utilizando abordagens experimentais e lúdicas
title_fullStr Ensino de magnetismo através da aprendizagem baseada em equipes utilizando abordagens experimentais e lúdicas
title_full_unstemmed Ensino de magnetismo através da aprendizagem baseada em equipes utilizando abordagens experimentais e lúdicas
title_sort Ensino de magnetismo através da aprendizagem baseada em equipes utilizando abordagens experimentais e lúdicas
author Oliveira, Jader Rodrigues Sousa
author_facet Oliveira, Jader Rodrigues Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Turatti, Agueda Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jader Rodrigues Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Magnetismo
Aprendizagem Baseada em Equipes
Atividades Experimentais
Jogos de Tabuleiro
História da Física
Team-based teaching
History of Physics
Board Games
Magnetism
Experimentation
topic Magnetismo
Aprendizagem Baseada em Equipes
Atividades Experimentais
Jogos de Tabuleiro
História da Física
Team-based teaching
History of Physics
Board Games
Magnetism
Experimentation
description Dissertação
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28T01:08:19Z
2020-12-28T01:08:19Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Jader Rodrigues Sousa. Ensino de magnetismo através da aprendizagem baseada em equipes utilizando abordagens experimentais e lúdicas. 2020. 107 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2020.
http://repositorio.furg.br/handle/1/9231
identifier_str_mv OLIVEIRA, Jader Rodrigues Sousa. Ensino de magnetismo através da aprendizagem baseada em equipes utilizando abordagens experimentais e lúdicas. 2020. 107 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2020.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/9231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384368594812928