Estudo do meio: possibilidade de articulação entre a geografia escolar e a educação ambiental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calixto, Patricia Mendes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8627
Resumo: A pesquisa aqui apresentada consiste em discutir a articulação da Geografia escolar com a Educação Ambiental no âmbito das questões locais, especialmente pelo viés do estudo do meio como metodologia de trabalho. Para isso, investigou-se como os educadores do município de Piratini-RS, compreendem o conceito de espaço geográfico, de meio ambiente e como fazem uso de materiais provenientes da cartografia para tratarem das questões ambientais locais. Adotou-se uma abordagem qualitativa de investigação em que se utilizou como recurso para coleta e análise dos dados questionários e entrevistas com um grupo de professores de Geografia. Para isto a pesquisação prevaleceu como estratégia metodológica já que toda ação foi orientada a partir de uma aproximação direta com o grupo investigado. Considerando a falta de dados sobre o local para a prática docente, a hipótese é de que a instância local não seja trabalhada ou quando feita, se dá de maneira inadequada. Assim, o trabalho também contou com o desenvolvimento de um material didático que agrupa mapas e informações no que concerne ao espaço local do município em questão. Para esta etapa foram usadas técnicas do Geoprocessamento. Os educadores participaram contribuindo com sugestões e análises sobre o material. A investigação apontou dificuldades desses docentes em trabalhar com as questões ambientais locais, especialmente devido à falta de material adequado e também pelas dificuldades apresentadas no que envolve a cartografia escolar. Vimos que parte do problema está relacionada à formação inicial e também ausência de formação continuada que permita a sua atualização. Com o exercício da formação continuada durante o desenvolvimento desta pesquisa, observou-se grande empenho dos educadores participantes e, principalmente motivação para estudar e praticar a Educação Ambiental na sua escola. Desta forma, esse trabalho justifica-se pela necessidade de usar os mapas como ferramentas para o estudo do meio, através do qual o educador poderá orientar um trabalho reflexivo sobre as questões ambientais circundantes.
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Para isto a pesquisação prevaleceu como estratégia metodológica já que toda ação foi orientada a partir de uma aproximação direta com o grupo investigado. Considerando a falta de dados sobre o local para a prática docente, a hipótese é de que a instância local não seja trabalhada ou quando feita, se dá de maneira inadequada. Assim, o trabalho também contou com o desenvolvimento de um material didático que agrupa mapas e informações no que concerne ao espaço local do município em questão. Para esta etapa foram usadas técnicas do Geoprocessamento. Os educadores participaram contribuindo com sugestões e análises sobre o material. A investigação apontou dificuldades desses docentes em trabalhar com as questões ambientais locais, especialmente devido à falta de material adequado e também pelas dificuldades apresentadas no que envolve a cartografia escolar. Vimos que parte do problema está relacionada à formação inicial e também ausência de formação continuada que permita a sua atualização. Com o exercício da formação continuada durante o desenvolvimento desta pesquisa, observou-se grande empenho dos educadores participantes e, principalmente motivação para estudar e praticar a Educação Ambiental na sua escola. Desta forma, esse trabalho justifica-se pela necessidade de usar os mapas como ferramentas para o estudo do meio, através do qual o educador poderá orientar um trabalho reflexivo sobre as questões ambientais circundantes.The research showed here discusses the articulation of school geography to environ- mental education in the context of local issues, especially to the point of view of the environment study as the methodology. For this, investigated how teachers in the city of Piratini-RS, understand the concept of geographical space, the environment and how they use materials from the mapping to address local environmental issues. We adopted a qualitative research approach that was used as a resource for data collec- tion and analysis of questionnaires and interviews with a group of geography teach- ers. For this to the action research has prevailed as a methodological strategy that every action was guided from a direct approach with the group investigated. Considering the lack of data on the site for teaching practice, the assumption is that the local instance is not worked or done, is done improperly. Thus the work also in- cluded the development of educational material that combines maps and information regarding the local area of the city in question. For this step of the GIS techniques were used. The educators participated in contributing suggestions, analysis of the material. The research pointed out difficulties of teachers in working with local envir- onmental issues, especially due to lack of suitable material and also the difficulties presented by involving the school cartography. We have seen that part of the problem is related to the initial training and also lack of continuing education that allows your update. With the exercise of continuing education during the development of this re- search, there was strong commitment from educators and participants, especially the motivation to study and practice Environmental Education in your school. Thus, this work is justified by the need to use the maps as tools for the study of the medium through which the teacher can guide a reflective work on environmental issues surrounding.Santos, Arion de Castro Kurtz dosCalixto, Patricia Mendes2020-04-17T19:03:20Z2020-04-17T19:03:20Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCALIXTO, Patrícia Mendes. Estudo do meio: possibilidade de articulação entre a geografia escolar e a educação ambiental. 2012. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) - Faculdade de Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande, 2012.http://repositorio.furg.br/handle/1/8627porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-06-12T18:14:53Zoai:repositorio.furg.br:1/8627Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-06-12T18:14:53Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
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