Radiações eletromagnética : competências e construção de saberes na formação dos cidadãos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinez, Cristiane
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8831
Resumo: No presente trabalho apresento uma sequência didática, que foi implementada em turmas de segundo ano do ensino médio da Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas, na cidade de Rio Grande. Com o objetivo de buscar inovações no processo do ensino e da aprendizagem dos conteúdos de Física, utilizei o tema gerador "Radiações eletromagnética" como ponto de partida para desenvolver os conteúdos específicos que propiciam o entendimento das mesmas, considerando os conhecimentos prévios dos estudantes, buscando no lúdico, na experimentação, no uso de mapas conceituais e nos debates feitos em sala de aula, ferramentas que possibilitem a aprendizagem significativa, a formação de cidadãos aptos a pensar, a criticar e a modificar o mundo que os cerca. Esta proposta tem o intuito de incentivar, contextualizar e tornar mais agradável e pertinente o ensino e a aprendizagem destes conteúdos. Para analisar os objetivos, coletei mapas conceituais desenvolvidos pelos estudantes, filmagem dos debates e das aplicações experimentais e lúdicas (com o consentimento dos envolvidos) e as anotações que fiz em um diário de implementação desta proposta. Como análise qualitativa, para avaliar a viabilidade e aplicação deste projeto, coletei relatos acerca do aprendizado pessoal dos educandos envolvidos nas práticas pedagógicas propostas. A partir da análise desses relatos constatei que o produto educacional desenvolvido foi válido e mostrou-se como uma ferramenta diferenciada contribuindo no conhecimento adquirido pelos estudantes e servindo como processo avaliativo dos ensinamentos de Física.
id FURG_137e0169bc2e464a09df2b0f9102412f
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/8831
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Radiações eletromagnética : competências e construção de saberes na formação dos cidadãosElectromagnetic radiation : competences and knowledge building in citizen trainingEnsino de físicaLúdicoMapas conceituaisAprendizagem significativaContextualizaçãoPhysics educationLudicConcept mapsMeaningful learningContextualizationNo presente trabalho apresento uma sequência didática, que foi implementada em turmas de segundo ano do ensino médio da Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas, na cidade de Rio Grande. Com o objetivo de buscar inovações no processo do ensino e da aprendizagem dos conteúdos de Física, utilizei o tema gerador "Radiações eletromagnética" como ponto de partida para desenvolver os conteúdos específicos que propiciam o entendimento das mesmas, considerando os conhecimentos prévios dos estudantes, buscando no lúdico, na experimentação, no uso de mapas conceituais e nos debates feitos em sala de aula, ferramentas que possibilitem a aprendizagem significativa, a formação de cidadãos aptos a pensar, a criticar e a modificar o mundo que os cerca. Esta proposta tem o intuito de incentivar, contextualizar e tornar mais agradável e pertinente o ensino e a aprendizagem destes conteúdos. Para analisar os objetivos, coletei mapas conceituais desenvolvidos pelos estudantes, filmagem dos debates e das aplicações experimentais e lúdicas (com o consentimento dos envolvidos) e as anotações que fiz em um diário de implementação desta proposta. Como análise qualitativa, para avaliar a viabilidade e aplicação deste projeto, coletei relatos acerca do aprendizado pessoal dos educandos envolvidos nas práticas pedagógicas propostas. A partir da análise desses relatos constatei que o produto educacional desenvolvido foi válido e mostrou-se como uma ferramenta diferenciada contribuindo no conhecimento adquirido pelos estudantes e servindo como processo avaliativo dos ensinamentos de Física.In this work, I present a didactic sequence, which was implemented on high school second year classes of the State Technical School Getúlio Vargas, in the city of Rio Grande. In order to improve the teaching and learning of the contents of physics, I used the theme "Electromagnetic Radiation" as a starting point to develop the specific contents that allow the understanding of those, considering the previous knowledge of the students, seeking in the ludic, in experimentation , in the use of conceptual maps and in the debates carried out in classes, tools that enable meaningful learning, the formation of citizens able to think, critic and to modify the world that surround us. This proposal has the intent of encourage, contextualize and make more pleasant and pertinent the teaching and the learning of those contents. To analysis the reached objectives, I gathered conceptual maps developed by the students, filming from the debates and the experimental applications and ludic (with the consent of those who were involved) and the annotations that I made on a diary of implementation of this proposal. As an qualitative analysis, to rate the viability and application of this project, I gathered reports about the personal learning from the learners involved in the pedagogical practices proposals.Dytz, Aline GuerraMartinez, Cristiane2020-06-17T17:17:01Z2020-06-17T17:17:01Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARTINEZ, Cristiane. Radiações eletromagnética : competências e construção de saberes na formação dos cidadãos. 2018. 176 f. Dissertação (mestrado nacional profissional de ensino em física) - Instituto de matemática, estatística e física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018.http://repositorio.furg.br/handle/1/8831porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-06-17T17:17:01Zoai:repositorio.furg.br:1/8831Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-06-17T17:17:01Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Radiações eletromagnética : competências e construção de saberes na formação dos cidadãos
Electromagnetic radiation : competences and knowledge building in citizen training
title Radiações eletromagnética : competências e construção de saberes na formação dos cidadãos
spellingShingle Radiações eletromagnética : competências e construção de saberes na formação dos cidadãos
Martinez, Cristiane
Ensino de física
Lúdico
Mapas conceituais
Aprendizagem significativa
Contextualização
Physics education
Ludic
Concept maps
Meaningful learning
Contextualization
title_short Radiações eletromagnética : competências e construção de saberes na formação dos cidadãos
title_full Radiações eletromagnética : competências e construção de saberes na formação dos cidadãos
title_fullStr Radiações eletromagnética : competências e construção de saberes na formação dos cidadãos
title_full_unstemmed Radiações eletromagnética : competências e construção de saberes na formação dos cidadãos
title_sort Radiações eletromagnética : competências e construção de saberes na formação dos cidadãos
author Martinez, Cristiane
author_facet Martinez, Cristiane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dytz, Aline Guerra
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinez, Cristiane
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Lúdico
Mapas conceituais
Aprendizagem significativa
Contextualização
Physics education
Ludic
Concept maps
Meaningful learning
Contextualization
topic Ensino de física
Lúdico
Mapas conceituais
Aprendizagem significativa
Contextualização
Physics education
Ludic
Concept maps
Meaningful learning
Contextualization
description No presente trabalho apresento uma sequência didática, que foi implementada em turmas de segundo ano do ensino médio da Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas, na cidade de Rio Grande. Com o objetivo de buscar inovações no processo do ensino e da aprendizagem dos conteúdos de Física, utilizei o tema gerador "Radiações eletromagnética" como ponto de partida para desenvolver os conteúdos específicos que propiciam o entendimento das mesmas, considerando os conhecimentos prévios dos estudantes, buscando no lúdico, na experimentação, no uso de mapas conceituais e nos debates feitos em sala de aula, ferramentas que possibilitem a aprendizagem significativa, a formação de cidadãos aptos a pensar, a criticar e a modificar o mundo que os cerca. Esta proposta tem o intuito de incentivar, contextualizar e tornar mais agradável e pertinente o ensino e a aprendizagem destes conteúdos. Para analisar os objetivos, coletei mapas conceituais desenvolvidos pelos estudantes, filmagem dos debates e das aplicações experimentais e lúdicas (com o consentimento dos envolvidos) e as anotações que fiz em um diário de implementação desta proposta. Como análise qualitativa, para avaliar a viabilidade e aplicação deste projeto, coletei relatos acerca do aprendizado pessoal dos educandos envolvidos nas práticas pedagógicas propostas. A partir da análise desses relatos constatei que o produto educacional desenvolvido foi válido e mostrou-se como uma ferramenta diferenciada contribuindo no conhecimento adquirido pelos estudantes e servindo como processo avaliativo dos ensinamentos de Física.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-06-17T17:17:01Z
2020-06-17T17:17:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINEZ, Cristiane. Radiações eletromagnética : competências e construção de saberes na formação dos cidadãos. 2018. 176 f. Dissertação (mestrado nacional profissional de ensino em física) - Instituto de matemática, estatística e física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018.
http://repositorio.furg.br/handle/1/8831
identifier_str_mv MARTINEZ, Cristiane. Radiações eletromagnética : competências e construção de saberes na formação dos cidadãos. 2018. 176 f. Dissertação (mestrado nacional profissional de ensino em física) - Instituto de matemática, estatística e física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/8831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384409155829760