Análise do comportamento de portas lógicas CMOS com falhas stuck-on em nanotecnologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zimpeck, Alexandra Lackmann
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Meinhardt, Cristina, Butzen, Paulo Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/4810
Resumo: Os avanços tecnológicos em circuitos integrados tem como foco principal a redução da dimensão dos transistores. No entanto, esta redução traz consequências indesejáveis, como o possível aumento no número de falhas. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo analisar o comportamento de um tipo de falha permanente que ocorre em transistores MOS chamada de Stuck-On. Esta falha se caracteriza por manter um transistor sempre conduzindo, e sua principal característica para detecção é que o consumo de potência de um circuito tende a ser muito maior. Em nanotecnologias, a potência total sofre ainda com o aumento do consumo estático das novas tecnologias. Isso torna relevante avaliar o comportamento de portas lógicas em tecnologias nanométricas na presença de falhas Stuck-On. Para isso, foi adotado um conjunto de portas lógicas em tecnologia CMOS, injetando falhas únicas Stuck-On nos circuitos e avaliando os efeitos da falha no consumo de potência. Além disso, este trabalho investiga o impacto de inserir técnicas de tolerância a falhas para que o circuito continue em funcionamento correto mesmo na presença de falhas. Foi adotada a técnica de TMR nas portas lógicas avaliadas, comprovando a tolerância a falhas individuais e demonstrando o impacto nas características de potência, desempenho e área.
id FURG_22f380e5d3fe10da2691c0847ca1d3ae
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/4810
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Análise do comportamento de portas lógicas CMOS com falhas stuck-on em nanotecnologiasTecnologia CMOSPortas lógicasStuck-onTolerância a falhasOs avanços tecnológicos em circuitos integrados tem como foco principal a redução da dimensão dos transistores. No entanto, esta redução traz consequências indesejáveis, como o possível aumento no número de falhas. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo analisar o comportamento de um tipo de falha permanente que ocorre em transistores MOS chamada de Stuck-On. Esta falha se caracteriza por manter um transistor sempre conduzindo, e sua principal característica para detecção é que o consumo de potência de um circuito tende a ser muito maior. Em nanotecnologias, a potência total sofre ainda com o aumento do consumo estático das novas tecnologias. Isso torna relevante avaliar o comportamento de portas lógicas em tecnologias nanométricas na presença de falhas Stuck-On. Para isso, foi adotado um conjunto de portas lógicas em tecnologia CMOS, injetando falhas únicas Stuck-On nos circuitos e avaliando os efeitos da falha no consumo de potência. Além disso, este trabalho investiga o impacto de inserir técnicas de tolerância a falhas para que o circuito continue em funcionamento correto mesmo na presença de falhas. Foi adotada a técnica de TMR nas portas lógicas avaliadas, comprovando a tolerância a falhas individuais e demonstrando o impacto nas características de potência, desempenho e área.2015-04-29T17:31:29Z2015-04-29T17:31:29Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfZIMPECK, Alexandra Lackmann; MEINHARDT, Cristina; BUTZEN, Paulo Francisco. Análise do comportamento de portas lógicas CMOS com falhas stuck-on em nanotecnologias. Revista Junior de Iniciação Científica em Ciências Exatas e Engenharia, v. 1, n. 7, p. 1-10, 2014. Disponível em:<http://www.icceeg.c3.furg.br/index.php?Itemid=837&option=bloco_texto&id_site_componente=1241>. Acesso em: 08 abr. 2015.2236-0093http://repositorio.furg.br/handle/1/4810porZimpeck, Alexandra LackmannMeinhardt, CristinaButzen, Paulo Franciscoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2015-04-29T17:31:30Zoai:repositorio.furg.br:1/4810Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2015-04-29T17:31:30Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do comportamento de portas lógicas CMOS com falhas stuck-on em nanotecnologias
title Análise do comportamento de portas lógicas CMOS com falhas stuck-on em nanotecnologias
spellingShingle Análise do comportamento de portas lógicas CMOS com falhas stuck-on em nanotecnologias
Zimpeck, Alexandra Lackmann
Tecnologia CMOS
Portas lógicas
Stuck-on
Tolerância a falhas
title_short Análise do comportamento de portas lógicas CMOS com falhas stuck-on em nanotecnologias
title_full Análise do comportamento de portas lógicas CMOS com falhas stuck-on em nanotecnologias
title_fullStr Análise do comportamento de portas lógicas CMOS com falhas stuck-on em nanotecnologias
title_full_unstemmed Análise do comportamento de portas lógicas CMOS com falhas stuck-on em nanotecnologias
title_sort Análise do comportamento de portas lógicas CMOS com falhas stuck-on em nanotecnologias
author Zimpeck, Alexandra Lackmann
author_facet Zimpeck, Alexandra Lackmann
Meinhardt, Cristina
Butzen, Paulo Francisco
author_role author
author2 Meinhardt, Cristina
Butzen, Paulo Francisco
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zimpeck, Alexandra Lackmann
Meinhardt, Cristina
Butzen, Paulo Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia CMOS
Portas lógicas
Stuck-on
Tolerância a falhas
topic Tecnologia CMOS
Portas lógicas
Stuck-on
Tolerância a falhas
description Os avanços tecnológicos em circuitos integrados tem como foco principal a redução da dimensão dos transistores. No entanto, esta redução traz consequências indesejáveis, como o possível aumento no número de falhas. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo analisar o comportamento de um tipo de falha permanente que ocorre em transistores MOS chamada de Stuck-On. Esta falha se caracteriza por manter um transistor sempre conduzindo, e sua principal característica para detecção é que o consumo de potência de um circuito tende a ser muito maior. Em nanotecnologias, a potência total sofre ainda com o aumento do consumo estático das novas tecnologias. Isso torna relevante avaliar o comportamento de portas lógicas em tecnologias nanométricas na presença de falhas Stuck-On. Para isso, foi adotado um conjunto de portas lógicas em tecnologia CMOS, injetando falhas únicas Stuck-On nos circuitos e avaliando os efeitos da falha no consumo de potência. Além disso, este trabalho investiga o impacto de inserir técnicas de tolerância a falhas para que o circuito continue em funcionamento correto mesmo na presença de falhas. Foi adotada a técnica de TMR nas portas lógicas avaliadas, comprovando a tolerância a falhas individuais e demonstrando o impacto nas características de potência, desempenho e área.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-04-29T17:31:29Z
2015-04-29T17:31:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZIMPECK, Alexandra Lackmann; MEINHARDT, Cristina; BUTZEN, Paulo Francisco. Análise do comportamento de portas lógicas CMOS com falhas stuck-on em nanotecnologias. Revista Junior de Iniciação Científica em Ciências Exatas e Engenharia, v. 1, n. 7, p. 1-10, 2014. Disponível em:<http://www.icceeg.c3.furg.br/index.php?Itemid=837&option=bloco_texto&id_site_componente=1241>. Acesso em: 08 abr. 2015.
2236-0093
http://repositorio.furg.br/handle/1/4810
identifier_str_mv ZIMPECK, Alexandra Lackmann; MEINHARDT, Cristina; BUTZEN, Paulo Francisco. Análise do comportamento de portas lógicas CMOS com falhas stuck-on em nanotecnologias. Revista Junior de Iniciação Científica em Ciências Exatas e Engenharia, v. 1, n. 7, p. 1-10, 2014. Disponível em:<http://www.icceeg.c3.furg.br/index.php?Itemid=837&option=bloco_texto&id_site_componente=1241>. Acesso em: 08 abr. 2015.
2236-0093
url http://repositorio.furg.br/handle/1/4810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384391228325888