Histórias de sala de aula nas rodas de professores de Química: potência para a formação acadêmico-profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/4822 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a formação acadêmico-profissional de licenciandos em Química da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) que participaram do Programa de Incentivo à Docência (PIBID) nos anos de 2009 e 2010. A pesquisa foi desenvolvida com onze licenciandos formandos no curso ao final do PIBID e as informações analisadas foram histórias mensais escritas por estes participantes durante os dois anos do Programa. Alguns pressupostos orientaram a pesquisa: a formação acadêmico-profissional de sujeitos pesquisadores da sua prática em Rodas de Formação, a partir da qual, é possível o acolhimento de questionamentos, a partilha, a escuta, a construção e divulgação de novos argumentos; a escrita como modo de pensar, que por ser uma atividade interativa conta com a presença de interlocutores ativos para provocar o escrevente. Entendemos que quando os escreventes são licenciandos, tem-se na escrita a possibilidade de documentar a formação desses profissionais, conhecendo suas fragilidades e potencialidades. A análise das histórias escritas pelos participantes desta pesquisa, realizada mediante a Análise Textual Discursiva possibilitou a compreensão da contribuição das histórias na formação acadêmico-profissional de licenciandos de Química da FURG em Rodas de Formação. A tese defendida é que as histórias produzidas em Rodas de Formação contribuem para a formação acadêmico-profissional de licenciandos de Química. As histórias contêm conteúdos que podem sinalizar para a produção de currículo nos cursos de Licenciatura, expressam o medo da solidão e a ousadia no trabalho coletivo e potencializam a compreensão sobre a constituição do professor em Roda. |
id |
FURG_250651d6d223068a29aaa14e04deea92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/4822 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Histórias de sala de aula nas rodas de professores de Química: potência para a formação acadêmico-profissionalHistórias de sala de aulaRoda de formaçãoFormação acadêmico-profissionalClassroom storiesWheels of educationAcademic and professional trainingEste trabalho apresenta uma pesquisa sobre a formação acadêmico-profissional de licenciandos em Química da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) que participaram do Programa de Incentivo à Docência (PIBID) nos anos de 2009 e 2010. A pesquisa foi desenvolvida com onze licenciandos formandos no curso ao final do PIBID e as informações analisadas foram histórias mensais escritas por estes participantes durante os dois anos do Programa. Alguns pressupostos orientaram a pesquisa: a formação acadêmico-profissional de sujeitos pesquisadores da sua prática em Rodas de Formação, a partir da qual, é possível o acolhimento de questionamentos, a partilha, a escuta, a construção e divulgação de novos argumentos; a escrita como modo de pensar, que por ser uma atividade interativa conta com a presença de interlocutores ativos para provocar o escrevente. Entendemos que quando os escreventes são licenciandos, tem-se na escrita a possibilidade de documentar a formação desses profissionais, conhecendo suas fragilidades e potencialidades. A análise das histórias escritas pelos participantes desta pesquisa, realizada mediante a Análise Textual Discursiva possibilitou a compreensão da contribuição das histórias na formação acadêmico-profissional de licenciandos de Química da FURG em Rodas de Formação. A tese defendida é que as histórias produzidas em Rodas de Formação contribuem para a formação acadêmico-profissional de licenciandos de Química. As histórias contêm conteúdos que podem sinalizar para a produção de currículo nos cursos de Licenciatura, expressam o medo da solidão e a ousadia no trabalho coletivo e potencializam a compreensão sobre a constituição do professor em Roda.This study presents a research concerning the academic and professional training of Chemistry grad students at Universidade Federal do Rio Grande (FURG) who joined PIBID (a program that encourages teaching licensing courses) in 2009 and 2010. The research was developed with eleven students at their final year in PIBID program and the data analyzed were stories monthly written by these participants during their two years in the program. Some assumptions guided the study: the academic and professional training of the participants, researchers of their own practices in Wheels of Education, in which welcoming of questions, sharing, hearing and construction and spreading of new issues are possible; as well as writing as a way of thinking, considering it is an interactive activity which counts on the presence of active interlocutors in order to tease the writer. We understand that, when the writers are licensing graduates, their writing shows up a possibility of registering their professional training, getting to know their potentialities and fragilities. The analyses of the stories written by the participants of this research was taken by Textual Discursive Analysis, allowing a greater comprehension of the academic and professional training in the Wheels of Education of Chemistry graduates at FURG. The thesis raised is that stories produced in Wheels of Education have contents that can point out issues for the syllabus of licensing courses which potentiate the academic and professional training of Chemistry graduates and also remark the fear of loneliness and boldness in collective.Galiazzi, Maria do CarmoAlbuquerque, Fernanda Medeiros de2015-05-08T16:02:11Z2015-05-08T16:02:11Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfALBUQUERQUE, Fernanda Medeiros de. Histórias de sala de aula nas rodas de professores de Química: potência para a formação acadêmico-profissional. 2012. 110 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2012.http://repositorio.furg.br/handle/1/4822porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2015-05-08T16:02:11Zoai:repositorio.furg.br:1/4822Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2015-05-08T16:02:11Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Histórias de sala de aula nas rodas de professores de Química: potência para a formação acadêmico-profissional |
title |
Histórias de sala de aula nas rodas de professores de Química: potência para a formação acadêmico-profissional |
spellingShingle |
Histórias de sala de aula nas rodas de professores de Química: potência para a formação acadêmico-profissional Albuquerque, Fernanda Medeiros de Histórias de sala de aula Roda de formação Formação acadêmico-profissional Classroom stories Wheels of education Academic and professional training |
title_short |
Histórias de sala de aula nas rodas de professores de Química: potência para a formação acadêmico-profissional |
title_full |
Histórias de sala de aula nas rodas de professores de Química: potência para a formação acadêmico-profissional |
title_fullStr |
Histórias de sala de aula nas rodas de professores de Química: potência para a formação acadêmico-profissional |
title_full_unstemmed |
Histórias de sala de aula nas rodas de professores de Química: potência para a formação acadêmico-profissional |
title_sort |
Histórias de sala de aula nas rodas de professores de Química: potência para a formação acadêmico-profissional |
author |
Albuquerque, Fernanda Medeiros de |
author_facet |
Albuquerque, Fernanda Medeiros de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Galiazzi, Maria do Carmo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Fernanda Medeiros de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Histórias de sala de aula Roda de formação Formação acadêmico-profissional Classroom stories Wheels of education Academic and professional training |
topic |
Histórias de sala de aula Roda de formação Formação acadêmico-profissional Classroom stories Wheels of education Academic and professional training |
description |
Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a formação acadêmico-profissional de licenciandos em Química da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) que participaram do Programa de Incentivo à Docência (PIBID) nos anos de 2009 e 2010. A pesquisa foi desenvolvida com onze licenciandos formandos no curso ao final do PIBID e as informações analisadas foram histórias mensais escritas por estes participantes durante os dois anos do Programa. Alguns pressupostos orientaram a pesquisa: a formação acadêmico-profissional de sujeitos pesquisadores da sua prática em Rodas de Formação, a partir da qual, é possível o acolhimento de questionamentos, a partilha, a escuta, a construção e divulgação de novos argumentos; a escrita como modo de pensar, que por ser uma atividade interativa conta com a presença de interlocutores ativos para provocar o escrevente. Entendemos que quando os escreventes são licenciandos, tem-se na escrita a possibilidade de documentar a formação desses profissionais, conhecendo suas fragilidades e potencialidades. A análise das histórias escritas pelos participantes desta pesquisa, realizada mediante a Análise Textual Discursiva possibilitou a compreensão da contribuição das histórias na formação acadêmico-profissional de licenciandos de Química da FURG em Rodas de Formação. A tese defendida é que as histórias produzidas em Rodas de Formação contribuem para a formação acadêmico-profissional de licenciandos de Química. As histórias contêm conteúdos que podem sinalizar para a produção de currículo nos cursos de Licenciatura, expressam o medo da solidão e a ousadia no trabalho coletivo e potencializam a compreensão sobre a constituição do professor em Roda. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2015-05-08T16:02:11Z 2015-05-08T16:02:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALBUQUERQUE, Fernanda Medeiros de. Histórias de sala de aula nas rodas de professores de Química: potência para a formação acadêmico-profissional. 2012. 110 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2012. http://repositorio.furg.br/handle/1/4822 |
identifier_str_mv |
ALBUQUERQUE, Fernanda Medeiros de. Histórias de sala de aula nas rodas de professores de Química: potência para a formação acadêmico-profissional. 2012. 110 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2012. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/4822 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187254894460928 |