Relações de gênero e sexualidade na escola: uma análise discursiva em narrativas de professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Aleksandra Nogueira de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Freitas, Eliemary Aparecida Cordeiro de, Estevão, Ady Canário de Souza, Fernandes, Stenio de Brito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10611
Resumo: Considerando que gênero e sexualidade operam relações de poder e modos de produção de identidades sociais, este artigo objetiva analisar o discurso de professoras sobre as relações de gênero e sexualidade a partir de gestos de leitura discursiva, no âmbito da formação docente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de escolas da rede pública estadual da cidade de Mossoró/RN. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, fundamentada na Análise do Discurso (AD) francesa, a partir da orientação teórica e metodológica baseada nos estudos sobre discurso, gênero, sexualidade e educação. As narrativas das professoras apontaram que há um trabalho no tocante às discussões de gênero e sexualidade na escola, porém constatam-se lacunas nos seus processos formativos. Mediante a interpretação dos dados, conclui-se que as questões de gênero e sexualidade tornam-se desafiantes, no sentido de um currículo que perpassa relações de poder em práticas discursivas educacionais para o exercício da diferença na formação continuada das professoras.
id FURG_2a592760b7322dbe3516e262afba4031
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10611
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Relações de gênero e sexualidade na escola: uma análise discursiva em narrativas de professorasGender and sexuality relations in school: a discursive analysis in narratives of teachersRelaciones de género y sexualidad en la escuela: um análisis discursivo en narrativas de profesoresFormação de professoresGênero e sexualidadeAnos iniciaisFormación docenteGénero y sexualidadeInclusiónPrimeros añosTeacher formationGender and sexualityEarly yearsConsiderando que gênero e sexualidade operam relações de poder e modos de produção de identidades sociais, este artigo objetiva analisar o discurso de professoras sobre as relações de gênero e sexualidade a partir de gestos de leitura discursiva, no âmbito da formação docente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de escolas da rede pública estadual da cidade de Mossoró/RN. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, fundamentada na Análise do Discurso (AD) francesa, a partir da orientação teórica e metodológica baseada nos estudos sobre discurso, gênero, sexualidade e educação. As narrativas das professoras apontaram que há um trabalho no tocante às discussões de gênero e sexualidade na escola, porém constatam-se lacunas nos seus processos formativos. Mediante a interpretação dos dados, conclui-se que as questões de gênero e sexualidade tornam-se desafiantes, no sentido de um currículo que perpassa relações de poder em práticas discursivas educacionais para o exercício da diferença na formação continuada das professoras.Este artículo tiene como objetivo analizar en el discurso de los profesores sobre las relaciones de género y sexualidad desde los gestos de lectura discursiva, en el ámbito de la formación docente en los primeros años de la escuela primaria en las escuelas públicas de una ciudad de Brasil. Considerando que género y sexualidad operan relaciones de poder y formas de producir identidades sociales. Es una investigación cualitativa. Se basa en el Análisis del Discurso francés (AD), desde la orientación teórica y metodológica de los estudios sobre discurso, género, sexualidad y educación. Las narrativas de los docentes señalan que hay trabajo sobre discusiones de género y sexualidad en la escuela, pero hay vacíos en el proceso de formación de los docentes. Las cuestiones de género y sexualidad se consideran desafiantes, en el sentido de un currículo que permea las relaciones de poder en las prácticas discursivas educativas para el ejercicio de la diferencia en la formación continua de los profesores.Considering that gender and sexuality operate power relations and modes of production of social identities, this article aims to analyze the discourse of teachers about gender and sexuality relations through gestures of discursive reading, within the scope of teacher formation, in the early years of the Elementary School, from public schools in the city of Mossoró / RN. For this, a qualitative research was carried out, based on the French Discourse Analysis (AD), based on theoretical and methodological guidance based on studies on discourse, gender, sexuality and formation. The teachers' narratives pointed out that there is work regarding gender and sexuality discussions at school, but there are gaps in their formative processes. Through the interpretation of the data, it is concluded that the issues of gender and sexuality become challenging, in the sense of a curriculum that permeates power relations in educational discursive practices for the exercise of the difference in the continuing formation of teachers.2023-01-31T00:11:09Z2023-01-31T00:11:09Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERNANDES, A. N. de O.; FREITAS, E. A. C. de; ESTEVÃO, A. C. de S.; FERNANDES, S. de B. RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA EM NARRATIVAS DE PROFESSORAS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 558–575, 2021. DOI: 10.14295/de.v8i2.12052. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12052. acesso em: 28 jan. 2023.2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1061110.14295/de.v8i2.12052porFernandes, Aleksandra Nogueira de OliveiraFreitas, Eliemary Aparecida Cordeiro deEstevão, Ady Canário de SouzaFernandes, Stenio de Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-01-31T00:11:28Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10611Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-01-31T00:11:28Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações de gênero e sexualidade na escola: uma análise discursiva em narrativas de professoras
Gender and sexuality relations in school: a discursive analysis in narratives of teachers
Relaciones de género y sexualidad en la escuela: um análisis discursivo en narrativas de profesores
title Relações de gênero e sexualidade na escola: uma análise discursiva em narrativas de professoras
spellingShingle Relações de gênero e sexualidade na escola: uma análise discursiva em narrativas de professoras
Fernandes, Aleksandra Nogueira de Oliveira
Formação de professores
Gênero e sexualidade
Anos iniciais
Formación docente
Género y sexualidade
Inclusión
Primeros años
Teacher formation
Gender and sexuality
Early years
title_short Relações de gênero e sexualidade na escola: uma análise discursiva em narrativas de professoras
title_full Relações de gênero e sexualidade na escola: uma análise discursiva em narrativas de professoras
title_fullStr Relações de gênero e sexualidade na escola: uma análise discursiva em narrativas de professoras
title_full_unstemmed Relações de gênero e sexualidade na escola: uma análise discursiva em narrativas de professoras
title_sort Relações de gênero e sexualidade na escola: uma análise discursiva em narrativas de professoras
author Fernandes, Aleksandra Nogueira de Oliveira
author_facet Fernandes, Aleksandra Nogueira de Oliveira
Freitas, Eliemary Aparecida Cordeiro de
Estevão, Ady Canário de Souza
Fernandes, Stenio de Brito
author_role author
author2 Freitas, Eliemary Aparecida Cordeiro de
Estevão, Ady Canário de Souza
Fernandes, Stenio de Brito
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Aleksandra Nogueira de Oliveira
Freitas, Eliemary Aparecida Cordeiro de
Estevão, Ady Canário de Souza
Fernandes, Stenio de Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Gênero e sexualidade
Anos iniciais
Formación docente
Género y sexualidade
Inclusión
Primeros años
Teacher formation
Gender and sexuality
Early years
topic Formação de professores
Gênero e sexualidade
Anos iniciais
Formación docente
Género y sexualidade
Inclusión
Primeros años
Teacher formation
Gender and sexuality
Early years
description Considerando que gênero e sexualidade operam relações de poder e modos de produção de identidades sociais, este artigo objetiva analisar o discurso de professoras sobre as relações de gênero e sexualidade a partir de gestos de leitura discursiva, no âmbito da formação docente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de escolas da rede pública estadual da cidade de Mossoró/RN. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, fundamentada na Análise do Discurso (AD) francesa, a partir da orientação teórica e metodológica baseada nos estudos sobre discurso, gênero, sexualidade e educação. As narrativas das professoras apontaram que há um trabalho no tocante às discussões de gênero e sexualidade na escola, porém constatam-se lacunas nos seus processos formativos. Mediante a interpretação dos dados, conclui-se que as questões de gênero e sexualidade tornam-se desafiantes, no sentido de um currículo que perpassa relações de poder em práticas discursivas educacionais para o exercício da diferença na formação continuada das professoras.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2023-01-31T00:11:09Z
2023-01-31T00:11:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERNANDES, A. N. de O.; FREITAS, E. A. C. de; ESTEVÃO, A. C. de S.; FERNANDES, S. de B. RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA EM NARRATIVAS DE PROFESSORAS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 558–575, 2021. DOI: 10.14295/de.v8i2.12052. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12052. acesso em: 28 jan. 2023.
2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10611
10.14295/de.v8i2.12052
identifier_str_mv FERNANDES, A. N. de O.; FREITAS, E. A. C. de; ESTEVÃO, A. C. de S.; FERNANDES, S. de B. RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA EM NARRATIVAS DE PROFESSORAS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 558–575, 2021. DOI: 10.14295/de.v8i2.12052. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12052. acesso em: 28 jan. 2023.
2358-8853
10.14295/de.v8i2.12052
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187277409484800