Relações de gênero e sexualidade na escola: uma análise discursiva em narrativas de professoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10611 |
Resumo: | Considerando que gênero e sexualidade operam relações de poder e modos de produção de identidades sociais, este artigo objetiva analisar o discurso de professoras sobre as relações de gênero e sexualidade a partir de gestos de leitura discursiva, no âmbito da formação docente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de escolas da rede pública estadual da cidade de Mossoró/RN. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, fundamentada na Análise do Discurso (AD) francesa, a partir da orientação teórica e metodológica baseada nos estudos sobre discurso, gênero, sexualidade e educação. As narrativas das professoras apontaram que há um trabalho no tocante às discussões de gênero e sexualidade na escola, porém constatam-se lacunas nos seus processos formativos. Mediante a interpretação dos dados, conclui-se que as questões de gênero e sexualidade tornam-se desafiantes, no sentido de um currículo que perpassa relações de poder em práticas discursivas educacionais para o exercício da diferença na formação continuada das professoras. |
id |
FURG_2a592760b7322dbe3516e262afba4031 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:123456789/10611 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações de gênero e sexualidade na escola: uma análise discursiva em narrativas de professorasGender and sexuality relations in school: a discursive analysis in narratives of teachersRelaciones de género y sexualidad en la escuela: um análisis discursivo en narrativas de profesoresFormação de professoresGênero e sexualidadeAnos iniciaisFormación docenteGénero y sexualidadeInclusiónPrimeros añosTeacher formationGender and sexualityEarly yearsConsiderando que gênero e sexualidade operam relações de poder e modos de produção de identidades sociais, este artigo objetiva analisar o discurso de professoras sobre as relações de gênero e sexualidade a partir de gestos de leitura discursiva, no âmbito da formação docente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de escolas da rede pública estadual da cidade de Mossoró/RN. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, fundamentada na Análise do Discurso (AD) francesa, a partir da orientação teórica e metodológica baseada nos estudos sobre discurso, gênero, sexualidade e educação. As narrativas das professoras apontaram que há um trabalho no tocante às discussões de gênero e sexualidade na escola, porém constatam-se lacunas nos seus processos formativos. Mediante a interpretação dos dados, conclui-se que as questões de gênero e sexualidade tornam-se desafiantes, no sentido de um currículo que perpassa relações de poder em práticas discursivas educacionais para o exercício da diferença na formação continuada das professoras.Este artículo tiene como objetivo analizar en el discurso de los profesores sobre las relaciones de género y sexualidad desde los gestos de lectura discursiva, en el ámbito de la formación docente en los primeros años de la escuela primaria en las escuelas públicas de una ciudad de Brasil. Considerando que género y sexualidad operan relaciones de poder y formas de producir identidades sociales. Es una investigación cualitativa. Se basa en el Análisis del Discurso francés (AD), desde la orientación teórica y metodológica de los estudios sobre discurso, género, sexualidad y educación. Las narrativas de los docentes señalan que hay trabajo sobre discusiones de género y sexualidad en la escuela, pero hay vacíos en el proceso de formación de los docentes. Las cuestiones de género y sexualidad se consideran desafiantes, en el sentido de un currículo que permea las relaciones de poder en las prácticas discursivas educativas para el ejercicio de la diferencia en la formación continua de los profesores.Considering that gender and sexuality operate power relations and modes of production of social identities, this article aims to analyze the discourse of teachers about gender and sexuality relations through gestures of discursive reading, within the scope of teacher formation, in the early years of the Elementary School, from public schools in the city of Mossoró / RN. For this, a qualitative research was carried out, based on the French Discourse Analysis (AD), based on theoretical and methodological guidance based on studies on discourse, gender, sexuality and formation. The teachers' narratives pointed out that there is work regarding gender and sexuality discussions at school, but there are gaps in their formative processes. Through the interpretation of the data, it is concluded that the issues of gender and sexuality become challenging, in the sense of a curriculum that permeates power relations in educational discursive practices for the exercise of the difference in the continuing formation of teachers.2023-01-31T00:11:09Z2023-01-31T00:11:09Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERNANDES, A. N. de O.; FREITAS, E. A. C. de; ESTEVÃO, A. C. de S.; FERNANDES, S. de B. RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA EM NARRATIVAS DE PROFESSORAS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 558–575, 2021. DOI: 10.14295/de.v8i2.12052. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12052. acesso em: 28 jan. 2023.2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1061110.14295/de.v8i2.12052porFernandes, Aleksandra Nogueira de OliveiraFreitas, Eliemary Aparecida Cordeiro deEstevão, Ady Canário de SouzaFernandes, Stenio de Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-01-31T00:11:28Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10611Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-01-31T00:11:28Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações de gênero e sexualidade na escola: uma análise discursiva em narrativas de professoras Gender and sexuality relations in school: a discursive analysis in narratives of teachers Relaciones de género y sexualidad en la escuela: um análisis discursivo en narrativas de profesores |
title |
Relações de gênero e sexualidade na escola: uma análise discursiva em narrativas de professoras |
spellingShingle |
Relações de gênero e sexualidade na escola: uma análise discursiva em narrativas de professoras Fernandes, Aleksandra Nogueira de Oliveira Formação de professores Gênero e sexualidade Anos iniciais Formación docente Género y sexualidade Inclusión Primeros años Teacher formation Gender and sexuality Early years |
title_short |
Relações de gênero e sexualidade na escola: uma análise discursiva em narrativas de professoras |
title_full |
Relações de gênero e sexualidade na escola: uma análise discursiva em narrativas de professoras |
title_fullStr |
Relações de gênero e sexualidade na escola: uma análise discursiva em narrativas de professoras |
title_full_unstemmed |
Relações de gênero e sexualidade na escola: uma análise discursiva em narrativas de professoras |
title_sort |
Relações de gênero e sexualidade na escola: uma análise discursiva em narrativas de professoras |
author |
Fernandes, Aleksandra Nogueira de Oliveira |
author_facet |
Fernandes, Aleksandra Nogueira de Oliveira Freitas, Eliemary Aparecida Cordeiro de Estevão, Ady Canário de Souza Fernandes, Stenio de Brito |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Eliemary Aparecida Cordeiro de Estevão, Ady Canário de Souza Fernandes, Stenio de Brito |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Aleksandra Nogueira de Oliveira Freitas, Eliemary Aparecida Cordeiro de Estevão, Ady Canário de Souza Fernandes, Stenio de Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Gênero e sexualidade Anos iniciais Formación docente Género y sexualidade Inclusión Primeros años Teacher formation Gender and sexuality Early years |
topic |
Formação de professores Gênero e sexualidade Anos iniciais Formación docente Género y sexualidade Inclusión Primeros años Teacher formation Gender and sexuality Early years |
description |
Considerando que gênero e sexualidade operam relações de poder e modos de produção de identidades sociais, este artigo objetiva analisar o discurso de professoras sobre as relações de gênero e sexualidade a partir de gestos de leitura discursiva, no âmbito da formação docente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de escolas da rede pública estadual da cidade de Mossoró/RN. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, fundamentada na Análise do Discurso (AD) francesa, a partir da orientação teórica e metodológica baseada nos estudos sobre discurso, gênero, sexualidade e educação. As narrativas das professoras apontaram que há um trabalho no tocante às discussões de gênero e sexualidade na escola, porém constatam-se lacunas nos seus processos formativos. Mediante a interpretação dos dados, conclui-se que as questões de gênero e sexualidade tornam-se desafiantes, no sentido de um currículo que perpassa relações de poder em práticas discursivas educacionais para o exercício da diferença na formação continuada das professoras. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2023-01-31T00:11:09Z 2023-01-31T00:11:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERNANDES, A. N. de O.; FREITAS, E. A. C. de; ESTEVÃO, A. C. de S.; FERNANDES, S. de B. RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA EM NARRATIVAS DE PROFESSORAS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 558–575, 2021. DOI: 10.14295/de.v8i2.12052. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12052. acesso em: 28 jan. 2023. 2358-8853 https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10611 10.14295/de.v8i2.12052 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, A. N. de O.; FREITAS, E. A. C. de; ESTEVÃO, A. C. de S.; FERNANDES, S. de B. RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA EM NARRATIVAS DE PROFESSORAS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 558–575, 2021. DOI: 10.14295/de.v8i2.12052. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12052. acesso em: 28 jan. 2023. 2358-8853 10.14295/de.v8i2.12052 |
url |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187277409484800 |