Percepção da qualidade de serviços na biblioteca municipal Murilo Mendes de Juiz de Fora na perspectiva do usuário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Antonio Luiz Mattos de Souza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silveira, Rogerio Zanon da, Miguel, Marcelo Calderari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8071
https://doi.org/10.14295/biblos.v32i2.6925
Resumo: A percepção de qualidade da comunidade usuária pode ser considerada o início de ciclo de satisfação, formação de imagem e desenvolvimento do serviço no âmbito dos espaços não formais de educação. Assim, o presente artigo pretende analisar a qualidade dos serviços da Biblioteca Municipal Murilo Mendes, de Juiz de Fora, com o intuito de auxiliar a melhoria dos serviços ofertados, averigua a expectativas e as percepções da comunidade usuária em uma biblioteca pública. A amostra é composta por 410 participantes e o diagnóstico é descritivo, quantitativo e do tipo survey. O instrumento de coleta de dados baseia-se em questionário, adaptando Gap Model – Servqual. Os dados foram coletados entre março e maio de 2017 no hall de saída da biblioteca. Os resultados apontam que o instrumento Servqual é uma ferramenta que concilia boas propriedades psicométricas, ou seja, traz à tona um diagnóstico válido e confiável sobre a qualidade dos serviços no âmbito da instituição pesquisada. Entre as considerações, destaca-se que foram encontradas limitações no decorrer da execução deste estudo, recomenda-se o aprofundamento do mesmo e o uso do modelo Servqual.
id FURG_2abead36bae6c099647fd740c981bf0f
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/8071
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Cardoso, Antonio Luiz Mattos de SouzaSilveira, Rogerio Zanon daMiguel, Marcelo Calderari2019-11-13T04:10:36Z2019-11-13T04:10:36Z2019CARDOSO, Antonio Luiz Mattos de Souza; SILVEIRA, Rogerio Zanon da; MIGUEL, Marcelo Calderari. Percepção da qualidade de serviços na Biblioteca Municipal Murilo Mendes de Juiz de Fora na perspectiva do usuário. BIBLOS, [S.l.], v. 32, n. 2, p. 5-29, jun. 2019. ISSN 2236-7594. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/6925/5853. Acesso em: 11 nov. 2019. doi:https://doi.org/10.14295/biblos.v32i2.6925.2236-7594http://repositorio.furg.br/handle/1/8071https://doi.org/10.14295/biblos.v32i2.6925A percepção de qualidade da comunidade usuária pode ser considerada o início de ciclo de satisfação, formação de imagem e desenvolvimento do serviço no âmbito dos espaços não formais de educação. Assim, o presente artigo pretende analisar a qualidade dos serviços da Biblioteca Municipal Murilo Mendes, de Juiz de Fora, com o intuito de auxiliar a melhoria dos serviços ofertados, averigua a expectativas e as percepções da comunidade usuária em uma biblioteca pública. A amostra é composta por 410 participantes e o diagnóstico é descritivo, quantitativo e do tipo survey. O instrumento de coleta de dados baseia-se em questionário, adaptando Gap Model – Servqual. Os dados foram coletados entre março e maio de 2017 no hall de saída da biblioteca. Os resultados apontam que o instrumento Servqual é uma ferramenta que concilia boas propriedades psicométricas, ou seja, traz à tona um diagnóstico válido e confiável sobre a qualidade dos serviços no âmbito da instituição pesquisada. Entre as considerações, destaca-se que foram encontradas limitações no decorrer da execução deste estudo, recomenda-se o aprofundamento do mesmo e o uso do modelo Servqual.The quality perception of the user community can be considered as the beginning of a cycle of satisfaction, image formation and service development within non-formal educational spaces. Thus, the present article intends to analyze the quality of the services of the Murilo Mendes Municipal Library of Juiz de Fora city, with the purpose of assisting the improvement of the services offered, ascertain the expectations and perceptions of the user community in a public library. The sample is composed of 410 participants and the diagnosis is descriptive, quantitative and of the survey type. The data collection instrument is based on a questionnaire adapting the Gap Model – Servqual. Data were collected between March and May 2017 in the library exit hall. The results indicate that the tangible aspects require improvement in this institution. It is recommended that the Servqual be exploited in multivariate approaches, going to meet the particular aspects of Information Science.La percepción de calidad de la comunidad usuaria puede ser considerada el inicio del ciclo de satisfacción, formación de imagen y desarrollo del servicio en el ámbito de los espacios no formales de educación. Así el presente artículo pretende analizar la calidad de los servicios de la Biblioteca Municipal Murilo Mendes de Juiz de Fora, con el propósito de auxiliar la mejora de los servicios ofrecidos averigua las expectativas y las percepciones de la comunidad usuaria en una biblioteca pública. La muestra se compone de 410 participantes y el diagnóstico es descriptivo, cuantitativo y del tipo survey. El instrumento de recolección de datos se basa en un cuestionario adaptando Gap Model – Servqual. Los datos fueron recolectados entre marzo y mayo de 2017 en el hall de salida de la biblioteca. Los resultados señalan que los aspectos tangibles requieren mejoras en esta institución. Se recomienda que el Servqual sea envuelto en enfoques multivariados, yendo al encuentro de los aspectos particulares a la Ciencia de la Información.porEdifícios de bibliotecaMétodos de avaliação – ServqualPromoção de uso de bibliotecaQualidadeUsuários da bibliotecaLibrary buildingsEvaluation methods – ServqualLibrary use promotionQualityLibrary usersEdificios de bibliotecaMétodos de evaluación – ServqualPromoción de uso de bibliotecaCalidadUsuarios de la bibliotecaPercepção da qualidade de serviços na biblioteca municipal Murilo Mendes de Juiz de Fora na perspectiva do usuárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGORIGINALpercepção.pdfpercepção.pdfapplication/pdf1046457https://repositorio.furg.br/bitstream/1/8071/1/percep%c3%a7%c3%a3o.pdfc8f6799452f38ec76574bab4328c9b6eMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.furg.br/bitstream/1/8071/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52open access1/80712019-11-13 01:10:36.376open accessoai:repositorio.furg.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2019-11-13T04:10:36Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepção da qualidade de serviços na biblioteca municipal Murilo Mendes de Juiz de Fora na perspectiva do usuário
title Percepção da qualidade de serviços na biblioteca municipal Murilo Mendes de Juiz de Fora na perspectiva do usuário
spellingShingle Percepção da qualidade de serviços na biblioteca municipal Murilo Mendes de Juiz de Fora na perspectiva do usuário
Cardoso, Antonio Luiz Mattos de Souza
Edifícios de biblioteca
Métodos de avaliação – Servqual
Promoção de uso de biblioteca
Qualidade
Usuários da biblioteca
Library buildings
Evaluation methods – Servqual
Library use promotion
Quality
Library users
Edificios de biblioteca
Métodos de evaluación – Servqual
Promoción de uso de biblioteca
Calidad
Usuarios de la biblioteca
title_short Percepção da qualidade de serviços na biblioteca municipal Murilo Mendes de Juiz de Fora na perspectiva do usuário
title_full Percepção da qualidade de serviços na biblioteca municipal Murilo Mendes de Juiz de Fora na perspectiva do usuário
title_fullStr Percepção da qualidade de serviços na biblioteca municipal Murilo Mendes de Juiz de Fora na perspectiva do usuário
title_full_unstemmed Percepção da qualidade de serviços na biblioteca municipal Murilo Mendes de Juiz de Fora na perspectiva do usuário
title_sort Percepção da qualidade de serviços na biblioteca municipal Murilo Mendes de Juiz de Fora na perspectiva do usuário
author Cardoso, Antonio Luiz Mattos de Souza
author_facet Cardoso, Antonio Luiz Mattos de Souza
Silveira, Rogerio Zanon da
Miguel, Marcelo Calderari
author_role author
author2 Silveira, Rogerio Zanon da
Miguel, Marcelo Calderari
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Antonio Luiz Mattos de Souza
Silveira, Rogerio Zanon da
Miguel, Marcelo Calderari
dc.subject.por.fl_str_mv Edifícios de biblioteca
Métodos de avaliação – Servqual
Promoção de uso de biblioteca
Qualidade
Usuários da biblioteca
Library buildings
Evaluation methods – Servqual
Library use promotion
Quality
Library users
Edificios de biblioteca
Métodos de evaluación – Servqual
Promoción de uso de biblioteca
Calidad
Usuarios de la biblioteca
topic Edifícios de biblioteca
Métodos de avaliação – Servqual
Promoção de uso de biblioteca
Qualidade
Usuários da biblioteca
Library buildings
Evaluation methods – Servqual
Library use promotion
Quality
Library users
Edificios de biblioteca
Métodos de evaluación – Servqual
Promoción de uso de biblioteca
Calidad
Usuarios de la biblioteca
description A percepção de qualidade da comunidade usuária pode ser considerada o início de ciclo de satisfação, formação de imagem e desenvolvimento do serviço no âmbito dos espaços não formais de educação. Assim, o presente artigo pretende analisar a qualidade dos serviços da Biblioteca Municipal Murilo Mendes, de Juiz de Fora, com o intuito de auxiliar a melhoria dos serviços ofertados, averigua a expectativas e as percepções da comunidade usuária em uma biblioteca pública. A amostra é composta por 410 participantes e o diagnóstico é descritivo, quantitativo e do tipo survey. O instrumento de coleta de dados baseia-se em questionário, adaptando Gap Model – Servqual. Os dados foram coletados entre março e maio de 2017 no hall de saída da biblioteca. Os resultados apontam que o instrumento Servqual é uma ferramenta que concilia boas propriedades psicométricas, ou seja, traz à tona um diagnóstico válido e confiável sobre a qualidade dos serviços no âmbito da instituição pesquisada. Entre as considerações, destaca-se que foram encontradas limitações no decorrer da execução deste estudo, recomenda-se o aprofundamento do mesmo e o uso do modelo Servqual.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-13T04:10:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-13T04:10:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARDOSO, Antonio Luiz Mattos de Souza; SILVEIRA, Rogerio Zanon da; MIGUEL, Marcelo Calderari. Percepção da qualidade de serviços na Biblioteca Municipal Murilo Mendes de Juiz de Fora na perspectiva do usuário. BIBLOS, [S.l.], v. 32, n. 2, p. 5-29, jun. 2019. ISSN 2236-7594. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/6925/5853. Acesso em: 11 nov. 2019. doi:https://doi.org/10.14295/biblos.v32i2.6925.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.furg.br/handle/1/8071
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2236-7594
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.14295/biblos.v32i2.6925
identifier_str_mv CARDOSO, Antonio Luiz Mattos de Souza; SILVEIRA, Rogerio Zanon da; MIGUEL, Marcelo Calderari. Percepção da qualidade de serviços na Biblioteca Municipal Murilo Mendes de Juiz de Fora na perspectiva do usuário. BIBLOS, [S.l.], v. 32, n. 2, p. 5-29, jun. 2019. ISSN 2236-7594. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/6925/5853. Acesso em: 11 nov. 2019. doi:https://doi.org/10.14295/biblos.v32i2.6925.
2236-7594
url http://repositorio.furg.br/handle/1/8071
https://doi.org/10.14295/biblos.v32i2.6925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.furg.br/bitstream/1/8071/1/percep%c3%a7%c3%a3o.pdf
https://repositorio.furg.br/bitstream/1/8071/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c8f6799452f38ec76574bab4328c9b6e
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313582999371776