As questões de gênero e sexualidade e o movimento escola sem partido: qual o impacto para a Base Nacional Comum Curricular?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marina Silveira Bonacazata
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Miesse, Maria Carolina, Carvalho, Fabiana Aparecida de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10658
Resumo: Analisam-se questões relacionadas ao gênero e à sexualidade frente ao Movimento Escola sem Partido (MESP) e impactos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa foi de cunho qualitativo, teórico-bibliográfico e documental. Primeiramente, critica-se historicamente o surgimento do MESP, com destaque para as ideologias nas quais se ancora. Em um segundo momento, as correlações do MESP com as questões de gênero e sexualidade são descritas, dando maior ênfase aos motivos políticos, econômicos e morais defendido por apoiadoras/es do movimento nas disputas por interferências nas escolas. Finalmente, relacionam-se os efeitos do MESP com a conjuntura de produção da BNCC, destacando a supressão e o apagamento dos termos gênero, sexualidade e diversidade sexual dos currículos escolares do ensino de Ciências e Biologia.
id FURG_5352eab57766fa91f7a49d64ce260e84
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10658
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling As questões de gênero e sexualidade e o movimento escola sem partido: qual o impacto para a Base Nacional Comum Curricular?Questiones de género y sexualidad y el movimiento escuela sin partido: ¿cuál es el impacto en la Base Curricular Estudios Nacional Común?The issues of gender and sexuality and the unpolitical school: what is the impact for the National Common Curricular Base?Educação BásicaDocênciaEnsino de Ciências e BiologiaEducación básicaEnseñandoDocencia de Ciencias y BiologíaBasic EducacionTeachingScience and Biological StudiesAnalisam-se questões relacionadas ao gênero e à sexualidade frente ao Movimento Escola sem Partido (MESP) e impactos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa foi de cunho qualitativo, teórico-bibliográfico e documental. Primeiramente, critica-se historicamente o surgimento do MESP, com destaque para as ideologias nas quais se ancora. Em um segundo momento, as correlações do MESP com as questões de gênero e sexualidade são descritas, dando maior ênfase aos motivos políticos, econômicos e morais defendido por apoiadoras/es do movimento nas disputas por interferências nas escolas. Finalmente, relacionam-se os efeitos do MESP com a conjuntura de produção da BNCC, destacando a supressão e o apagamento dos termos gênero, sexualidade e diversidade sexual dos currículos escolares do ensino de Ciências e Biologia.Se analizan temas relacionados con género y sexualidad en relación con el Movimiento Escuela Sin Partido (MESP) y los impactos en la Base Curricular Común Nacional (BNCC). La investigación fue cualitativa, teórico-bibliográfica y documental. En primer lugar, se critica históricamente el surgimiento del MESP, haciendo hincapié en las ideologías en las que está anclado. En un segundo paso, se describen las correlaciones del MESP con los temas de género y sexualidad, dando mayor énfasis a las razones políticas, económicas y morales que defienden los partidarios del movimiento en las disputas por la injerencia escolar. Finalmente, los efectos del MESP se relacionan con la situación de producción del BNCC, destacando la supresión y borrado de los términos género, sexualidad y diversidad sexual en los currículos escolares de enseñanza de Ciencias y Biología.Issues related to gender and sexuality are analyzed in relation to the Unpolitical School (MESP) and impacts on the National Common Curricular Base (BNCC). The research was qualitative, theoretical-bibliographic and documentary. First of all, the emergence of the MESP is historically criticized, with emphasis on the ideologies in which it is anchored. In a second step, MESP's correlations with gender and sexuality issues are described, giving greater emphasis to the political, economic and moral reasons defended by supporters of the movement in disputes over school interference. Finally, the effects of MESP are related to the production situation of the BNCC, highlighting the suppression and erasure of the terms gender, sexuality and sexual diversity in the school curriculum of Science and Biological Studies2023-02-12T19:01:12Z2023-02-12T19:01:12Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, M. S. B.; MIESSE, M. C.; CARVALHO, F. A. AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE E O MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO: QUAL O IMPACTO PARA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR?. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 509–531, 2021. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12588. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12588. Acesso em: 27 jan. 2023.2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1065810.14295/de.v9iEspecial.12588porSantos, Marina Silveira BonacazataMiesse, Maria CarolinaCarvalho, Fabiana Aparecida deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-02-12T19:01:12Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10658Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-02-12T19:01:12Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv As questões de gênero e sexualidade e o movimento escola sem partido: qual o impacto para a Base Nacional Comum Curricular?
Questiones de género y sexualidad y el movimiento escuela sin partido: ¿cuál es el impacto en la Base Curricular Estudios Nacional Común?
The issues of gender and sexuality and the unpolitical school: what is the impact for the National Common Curricular Base?
title As questões de gênero e sexualidade e o movimento escola sem partido: qual o impacto para a Base Nacional Comum Curricular?
spellingShingle As questões de gênero e sexualidade e o movimento escola sem partido: qual o impacto para a Base Nacional Comum Curricular?
Santos, Marina Silveira Bonacazata
Educação Básica
Docência
Ensino de Ciências e Biologia
Educación básica
Enseñando
Docencia de Ciencias y Biología
Basic Educacion
Teaching
Science and Biological Studies
title_short As questões de gênero e sexualidade e o movimento escola sem partido: qual o impacto para a Base Nacional Comum Curricular?
title_full As questões de gênero e sexualidade e o movimento escola sem partido: qual o impacto para a Base Nacional Comum Curricular?
title_fullStr As questões de gênero e sexualidade e o movimento escola sem partido: qual o impacto para a Base Nacional Comum Curricular?
title_full_unstemmed As questões de gênero e sexualidade e o movimento escola sem partido: qual o impacto para a Base Nacional Comum Curricular?
title_sort As questões de gênero e sexualidade e o movimento escola sem partido: qual o impacto para a Base Nacional Comum Curricular?
author Santos, Marina Silveira Bonacazata
author_facet Santos, Marina Silveira Bonacazata
Miesse, Maria Carolina
Carvalho, Fabiana Aparecida de
author_role author
author2 Miesse, Maria Carolina
Carvalho, Fabiana Aparecida de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marina Silveira Bonacazata
Miesse, Maria Carolina
Carvalho, Fabiana Aparecida de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Básica
Docência
Ensino de Ciências e Biologia
Educación básica
Enseñando
Docencia de Ciencias y Biología
Basic Educacion
Teaching
Science and Biological Studies
topic Educação Básica
Docência
Ensino de Ciências e Biologia
Educación básica
Enseñando
Docencia de Ciencias y Biología
Basic Educacion
Teaching
Science and Biological Studies
description Analisam-se questões relacionadas ao gênero e à sexualidade frente ao Movimento Escola sem Partido (MESP) e impactos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa foi de cunho qualitativo, teórico-bibliográfico e documental. Primeiramente, critica-se historicamente o surgimento do MESP, com destaque para as ideologias nas quais se ancora. Em um segundo momento, as correlações do MESP com as questões de gênero e sexualidade são descritas, dando maior ênfase aos motivos políticos, econômicos e morais defendido por apoiadoras/es do movimento nas disputas por interferências nas escolas. Finalmente, relacionam-se os efeitos do MESP com a conjuntura de produção da BNCC, destacando a supressão e o apagamento dos termos gênero, sexualidade e diversidade sexual dos currículos escolares do ensino de Ciências e Biologia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-02-12T19:01:12Z
2023-02-12T19:01:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, M. S. B.; MIESSE, M. C.; CARVALHO, F. A. AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE E O MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO: QUAL O IMPACTO PARA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR?. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 509–531, 2021. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12588. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12588. Acesso em: 27 jan. 2023.
2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10658
10.14295/de.v9iEspecial.12588
identifier_str_mv SANTOS, M. S. B.; MIESSE, M. C.; CARVALHO, F. A. AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE E O MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO: QUAL O IMPACTO PARA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR?. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 509–531, 2021. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12588. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12588. Acesso em: 27 jan. 2023.
2358-8853
10.14295/de.v9iEspecial.12588
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187273691234304