A importância do trabalho de campo para a educação ambiental: experiência realizada com alunos do ensino médio no ecossistema manguezal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Peter da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Maio, Angelica Carvalho Di
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/7803
https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7331
Resumo: O objetivo deste trabalho foi demonstrar a importante contribuição do trabalho de campo para a Educação Ambiental através da análise da percepção de alunos do ensino médio em relação ao ecossistema manguezal. Trata-se de uma pesquisa experimental com uma abordagem quali- quantitativa, onde se avaliou a percepção dos alunos através de questionários semiabertos, observação em campo, debate pós-campo e relatórios produzidos pelos mesmos. Os resultados indicaram que apesar do manguezal constituir um dos ecossistemas do município de vivência dos alunos, o conhecimento prévio demonstrado por eles em relação a tal ecossistema era muito limitado. No entanto, a partir do trabalho de campo desenvolvido notamos uma mudança substancial da percepção dos alunos, que passaram a compreender, de forma mais abrangente, as características do manguezal e a reconhecer a sua importância, contribuindo, assim, para construção de uma consciência ambiental.
id FURG_5a74cd23d090b7950ba40d14847bf558
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/7803
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A importância do trabalho de campo para a educação ambiental: experiência realizada com alunos do ensino médio no ecossistema manguezalThe importance of field work for environmental education: experience conducted with high school students in the mangrove ecosystemLa importancia del trabajo de campo para la educación ambiental: experiencia realizada com alumnos de la secundaria em el ecosistema manglarEducação ambientalPercepção ambientalTrabalho de campoEnvironmental educationEnvironmental perceptionField workEducación ambientalPercepción ambientalTrabajo de campoO objetivo deste trabalho foi demonstrar a importante contribuição do trabalho de campo para a Educação Ambiental através da análise da percepção de alunos do ensino médio em relação ao ecossistema manguezal. Trata-se de uma pesquisa experimental com uma abordagem quali- quantitativa, onde se avaliou a percepção dos alunos através de questionários semiabertos, observação em campo, debate pós-campo e relatórios produzidos pelos mesmos. Os resultados indicaram que apesar do manguezal constituir um dos ecossistemas do município de vivência dos alunos, o conhecimento prévio demonstrado por eles em relação a tal ecossistema era muito limitado. No entanto, a partir do trabalho de campo desenvolvido notamos uma mudança substancial da percepção dos alunos, que passaram a compreender, de forma mais abrangente, as características do manguezal e a reconhecer a sua importância, contribuindo, assim, para construção de uma consciência ambiental.The objective of this work was to demonstrate the important contribution of the field work to Environmental Education through the analysis of the perception of high school students in relation to the mangrove ecosystem. It is an experimental research with a qualitative-quantitative approach, where the students' perception was evaluated through semi-open questionnaires, field observation, post-field debate and reports produced by them. The results indicated that although the mangrove is one of the municipality’s ecosystems where the students live, the previous knowledge demonstrated by them in relation to such ecosystem was very limited. However, from the developed field work it was noticed a substantial change in students' perceptions, who began to understand, in a more comprehensive way, the characteristics of the mangrove and to recognize its importance, thus contributing to the construction of an environmental awareness.El objetivo de este trabajo fue demostrar la importante contribución del trabajo de campo para la Educación Ambiental a través de un análisis de la percepción de los alumnos de la enseñanza media en relación al ecosistema manglar. Tratase de una investigación experimental con un abordaje cualitativo y cuantitativo, en donde se evaluó la percepción de los alumnos a través de cuestionamientos entreabiertos, observación de campo, debates pues campo y apuntamientos producidos por los mismos. Los resultados apuntaron que a pesar del manglar constituir uno de los ecosistemas del municipio de la vivencia de los alumnos, el conocimiento previo he demostrado por ellos en relación a tal ecosistema era muy limitado. Entretanto, a partir del trabajo de campo desarrollado hemos observado un cambio sustancial de la percepción de los alumnos, que pasaron a comprender, de forma más abarcador, las características del manglar y a reconocer su importancia, contribuyendo así para la construcción de una consciencia ambiental.Editora da Furg2018-11-22T04:14:41Z2018-11-22T04:14:41Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROSA, Peter da Silva; MAIO, Angelica Carvalho Di. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 35, n. 1. p. 21-41, jan /abr. 2018. Online. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7331>. Acesso em: 24 jun. 2018.1517-1256http://repositorio.furg.br/handle/1/7803https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7331porRosa, Peter da SilvaMaio, Angelica Carvalho Diinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-01-17T12:27:57Zoai:repositorio.furg.br:1/7803Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-01-17T12:27:57Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do trabalho de campo para a educação ambiental: experiência realizada com alunos do ensino médio no ecossistema manguezal
The importance of field work for environmental education: experience conducted with high school students in the mangrove ecosystem
La importancia del trabajo de campo para la educación ambiental: experiencia realizada com alumnos de la secundaria em el ecosistema manglar
title A importância do trabalho de campo para a educação ambiental: experiência realizada com alunos do ensino médio no ecossistema manguezal
spellingShingle A importância do trabalho de campo para a educação ambiental: experiência realizada com alunos do ensino médio no ecossistema manguezal
Rosa, Peter da Silva
Educação ambiental
Percepção ambiental
Trabalho de campo
Environmental education
Environmental perception
Field work
Educación ambiental
Percepción ambiental
Trabajo de campo
title_short A importância do trabalho de campo para a educação ambiental: experiência realizada com alunos do ensino médio no ecossistema manguezal
title_full A importância do trabalho de campo para a educação ambiental: experiência realizada com alunos do ensino médio no ecossistema manguezal
title_fullStr A importância do trabalho de campo para a educação ambiental: experiência realizada com alunos do ensino médio no ecossistema manguezal
title_full_unstemmed A importância do trabalho de campo para a educação ambiental: experiência realizada com alunos do ensino médio no ecossistema manguezal
title_sort A importância do trabalho de campo para a educação ambiental: experiência realizada com alunos do ensino médio no ecossistema manguezal
author Rosa, Peter da Silva
author_facet Rosa, Peter da Silva
Maio, Angelica Carvalho Di
author_role author
author2 Maio, Angelica Carvalho Di
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Peter da Silva
Maio, Angelica Carvalho Di
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Percepção ambiental
Trabalho de campo
Environmental education
Environmental perception
Field work
Educación ambiental
Percepción ambiental
Trabajo de campo
topic Educação ambiental
Percepção ambiental
Trabalho de campo
Environmental education
Environmental perception
Field work
Educación ambiental
Percepción ambiental
Trabajo de campo
description O objetivo deste trabalho foi demonstrar a importante contribuição do trabalho de campo para a Educação Ambiental através da análise da percepção de alunos do ensino médio em relação ao ecossistema manguezal. Trata-se de uma pesquisa experimental com uma abordagem quali- quantitativa, onde se avaliou a percepção dos alunos através de questionários semiabertos, observação em campo, debate pós-campo e relatórios produzidos pelos mesmos. Os resultados indicaram que apesar do manguezal constituir um dos ecossistemas do município de vivência dos alunos, o conhecimento prévio demonstrado por eles em relação a tal ecossistema era muito limitado. No entanto, a partir do trabalho de campo desenvolvido notamos uma mudança substancial da percepção dos alunos, que passaram a compreender, de forma mais abrangente, as características do manguezal e a reconhecer a sua importância, contribuindo, assim, para construção de uma consciência ambiental.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-22T04:14:41Z
2018-11-22T04:14:41Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSA, Peter da Silva; MAIO, Angelica Carvalho Di. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 35, n. 1. p. 21-41, jan /abr. 2018. Online. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7331>. Acesso em: 24 jun. 2018.
1517-1256
http://repositorio.furg.br/handle/1/7803
https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7331
identifier_str_mv ROSA, Peter da Silva; MAIO, Angelica Carvalho Di. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 35, n. 1. p. 21-41, jan /abr. 2018. Online. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7331>. Acesso em: 24 jun. 2018.
1517-1256
url http://repositorio.furg.br/handle/1/7803
https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Furg
publisher.none.fl_str_mv Editora da Furg
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384361218080768