O lugar da leitura e escrita na educação infantil: um estado do conhecimento das produções acadêmicas entre os anos de 2013 e 2022

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espíndola, Carolina dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silveira, Juliane de Oliveira Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10634
Resumo: Este artigo apresenta um estado do conhecimento (MOROSINI e FERNANDES, 2012) sobre a leitura e a escrita na Educação Infantil, temática que vem sendo cada vez mais discutida entre os pesquisadores e teóricos do campo da educação. O objetivo deste artigo écontribuir para a compreensão do lugar que ocupama leitura e a escrita na Educação Infantil e, consequentemente, do lugar que ocupamas produções sobre a temática em eventos e revistas científicas. Apresenta-se um levantamento dos trabalhos e artigos publicados nos anais do Congresso de Estudos da Infância (CEI), do Congresso Brasileiro de Alfabetização (CONBAlf) e na Revista Zero-a-Seis (UFSC), entre os anos de 2013 e 2022. Percebe-se a partir dos dados coletados que apesar das discussões sobre a leitura e a escrita estarem ganhando cada vez mais força entre os pesquisadores que abordam diferentes concepções de trabalho envolvendo a leitura e a escrita na Educação Infantil, os espaços que abrigam discussões especificamente sobre esta etapa da educação, como é o caso do CEI e da Revista Zero-a-Seis, carecem de pesquisas, trabalhos, artigos e relatos de experiência sobre a temática, principalmente quando comparados ao CONBAlf, um evento específico sobre alfabetização, que parece receber e acolher de maneira mais significativa os trabalhos envolvendo a leitura e a escrita voltados para a Educação Infantil.
id FURG_65eae4e438f78a8ad3732fb46e80446d
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10634
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling O lugar da leitura e escrita na educação infantil: um estado do conhecimento das produções acadêmicas entre os anos de 2013 e 2022Educação InfantilLeitura e escritaLinguagem escritaEstado do conhecimentoPreschool EducationReading and writingWritten languageState of knowledgeEducación InfantilLectura y escrituraLenguaje escritoEstado delconocimientoEste artigo apresenta um estado do conhecimento (MOROSINI e FERNANDES, 2012) sobre a leitura e a escrita na Educação Infantil, temática que vem sendo cada vez mais discutida entre os pesquisadores e teóricos do campo da educação. O objetivo deste artigo écontribuir para a compreensão do lugar que ocupama leitura e a escrita na Educação Infantil e, consequentemente, do lugar que ocupamas produções sobre a temática em eventos e revistas científicas. Apresenta-se um levantamento dos trabalhos e artigos publicados nos anais do Congresso de Estudos da Infância (CEI), do Congresso Brasileiro de Alfabetização (CONBAlf) e na Revista Zero-a-Seis (UFSC), entre os anos de 2013 e 2022. Percebe-se a partir dos dados coletados que apesar das discussões sobre a leitura e a escrita estarem ganhando cada vez mais força entre os pesquisadores que abordam diferentes concepções de trabalho envolvendo a leitura e a escrita na Educação Infantil, os espaços que abrigam discussões especificamente sobre esta etapa da educação, como é o caso do CEI e da Revista Zero-a-Seis, carecem de pesquisas, trabalhos, artigos e relatos de experiência sobre a temática, principalmente quando comparados ao CONBAlf, um evento específico sobre alfabetização, que parece receber e acolher de maneira mais significativa os trabalhos envolvendo a leitura e a escrita voltados para a Educação Infantil.This paper presents a state of knowledge (MOROSINI and FERNANDES, 2012) about reading and writing in Preschool Education, a subject that has been increasingly discussed among researchers and theorists in the field of education. The purpose of this paper is to contribute to the understanding of the place occupied by reading and writing in Preschool Education and, consequently, the place occupied by productions on the subject in events and scientific journals. A research is presented related to the works and papers published in the annals of the Congress of Childhood Studies (CEI), the Brazilian Literacy Congress (CONBALF) and the Zero-a-Seis Journal (UFSC) between the years 2013 and 2022. From the data collected it can be observed that although the discussions about reading and writing are gaining more and more force among researchers who address different work concepts involving reading and writing in Preschool Education, the spaces that hold discussions specifically about this stage of education, as is thecase of CEI and Zero-a-Seis Journal, lack research, works, papers, and experience reports on the subject, especially when compared to those presented at CONBAlf, a specific event on literacy, which seems to receive and welcome, in a more significant way, papers involving reading and writing aimed at Preschool Education.Este artículo presenta un estado del conocimiento (MOROSINI y FERNANDES, 2012) sobre la lectura y la escritura en la Educación Infantil, temática que viene siendo cada vez más discutida entre los investigadores y teóricos del campo de la educación. El objetivo de este artículo es contribuir a la comprensión del lugar que ocupan la lectura y la escritura en la Educación Infantil y, consecuentemente, del lugar que ocupan las producciones sobre latemática en eventos y revistas científicas. Se presenta un estudio de los trabajos y artículos publicados en los anales del Congreso de Estudios de la Infancia (CEI), del Congreso Brasileño de Alfabetización (CONBALF) y en la Revista Cero-a-Seis (UFSC), entre los años 2013 y 2022. Se percibe, a partir de los datos recogidos, que a pesar de las discusiones sobre la lectura y la escritura están ganando cada vez más fuerza entre los investigadores que abordan diferentes concepciones de trabajo envolviendo la lectura y la escritura en la Educación Infantil, los espacios que albergan discusiones específicamente sobre esta etapa de la educación, como es el caso del CEI y de la Revista Cero-a-Seis, carecen de investigaciones, trabajos, artículos y relatos de experiencias sobre la temática, principalmente cuando comparados a los presentados en el CONBALF, un evento específico sobre alfabetización, que parece recibir y acoger de manera más significativa los trabajos envolviendo la lectura y la escritura volcados parala Educación Infantil.2023-02-08T18:50:00Z2023-02-08T18:50:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfESPINDOLA, C. S.; SILVEIRA, J. O. A. O lugar da leitura e escrita na educação infantil: um estado do conhecimento das produções entre os anos de 2013 e 2022. Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 31, n. 03, p. 366–390, 2022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/14972. Acesso em: 28 jan. 2023.2316-3100https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1063410.14295/momento.v31i03.14972porEspíndola, Carolina dos SantosSilveira, Juliane de Oliveira Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-02-08T18:50:02Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10634Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-02-08T18:50:02Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O lugar da leitura e escrita na educação infantil: um estado do conhecimento das produções acadêmicas entre os anos de 2013 e 2022
title O lugar da leitura e escrita na educação infantil: um estado do conhecimento das produções acadêmicas entre os anos de 2013 e 2022
spellingShingle O lugar da leitura e escrita na educação infantil: um estado do conhecimento das produções acadêmicas entre os anos de 2013 e 2022
Espíndola, Carolina dos Santos
Educação Infantil
Leitura e escrita
Linguagem escrita
Estado do conhecimento
Preschool Education
Reading and writing
Written language
State of knowledge
Educación Infantil
Lectura y escritura
Lenguaje escrito
Estado delconocimiento
title_short O lugar da leitura e escrita na educação infantil: um estado do conhecimento das produções acadêmicas entre os anos de 2013 e 2022
title_full O lugar da leitura e escrita na educação infantil: um estado do conhecimento das produções acadêmicas entre os anos de 2013 e 2022
title_fullStr O lugar da leitura e escrita na educação infantil: um estado do conhecimento das produções acadêmicas entre os anos de 2013 e 2022
title_full_unstemmed O lugar da leitura e escrita na educação infantil: um estado do conhecimento das produções acadêmicas entre os anos de 2013 e 2022
title_sort O lugar da leitura e escrita na educação infantil: um estado do conhecimento das produções acadêmicas entre os anos de 2013 e 2022
author Espíndola, Carolina dos Santos
author_facet Espíndola, Carolina dos Santos
Silveira, Juliane de Oliveira Alves
author_role author
author2 Silveira, Juliane de Oliveira Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Espíndola, Carolina dos Santos
Silveira, Juliane de Oliveira Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Leitura e escrita
Linguagem escrita
Estado do conhecimento
Preschool Education
Reading and writing
Written language
State of knowledge
Educación Infantil
Lectura y escritura
Lenguaje escrito
Estado delconocimiento
topic Educação Infantil
Leitura e escrita
Linguagem escrita
Estado do conhecimento
Preschool Education
Reading and writing
Written language
State of knowledge
Educación Infantil
Lectura y escritura
Lenguaje escrito
Estado delconocimiento
description Este artigo apresenta um estado do conhecimento (MOROSINI e FERNANDES, 2012) sobre a leitura e a escrita na Educação Infantil, temática que vem sendo cada vez mais discutida entre os pesquisadores e teóricos do campo da educação. O objetivo deste artigo écontribuir para a compreensão do lugar que ocupama leitura e a escrita na Educação Infantil e, consequentemente, do lugar que ocupamas produções sobre a temática em eventos e revistas científicas. Apresenta-se um levantamento dos trabalhos e artigos publicados nos anais do Congresso de Estudos da Infância (CEI), do Congresso Brasileiro de Alfabetização (CONBAlf) e na Revista Zero-a-Seis (UFSC), entre os anos de 2013 e 2022. Percebe-se a partir dos dados coletados que apesar das discussões sobre a leitura e a escrita estarem ganhando cada vez mais força entre os pesquisadores que abordam diferentes concepções de trabalho envolvendo a leitura e a escrita na Educação Infantil, os espaços que abrigam discussões especificamente sobre esta etapa da educação, como é o caso do CEI e da Revista Zero-a-Seis, carecem de pesquisas, trabalhos, artigos e relatos de experiência sobre a temática, principalmente quando comparados ao CONBAlf, um evento específico sobre alfabetização, que parece receber e acolher de maneira mais significativa os trabalhos envolvendo a leitura e a escrita voltados para a Educação Infantil.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-02-08T18:50:00Z
2023-02-08T18:50:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ESPINDOLA, C. S.; SILVEIRA, J. O. A. O lugar da leitura e escrita na educação infantil: um estado do conhecimento das produções entre os anos de 2013 e 2022. Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 31, n. 03, p. 366–390, 2022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/14972. Acesso em: 28 jan. 2023.
2316-3100
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10634
10.14295/momento.v31i03.14972
identifier_str_mv ESPINDOLA, C. S.; SILVEIRA, J. O. A. O lugar da leitura e escrita na educação infantil: um estado do conhecimento das produções entre os anos de 2013 e 2022. Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 31, n. 03, p. 366–390, 2022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/14972. Acesso em: 28 jan. 2023.
2316-3100
10.14295/momento.v31i03.14972
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187234372780032