Leitura/escrita de crianças : comparações entre grupos de diferentes escolas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salles, Jerusa Fumagalli de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Pimenta, Maria Alice de Mattos, Freitas, Lia Beatriz de Lucca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98809
Resumo: A fim de traçar perfis e comparar o desempenho de leitura/escrita de 110 crianças de 2ª série de cinco escolas públicas, foram avaliadas leitura e escrita de palavras/pseudopalavras isoladas e compreensão de leitura textual. Na análise de cluster, identificaram-se três subgrupos: desempenho elevado em leitura/escrita (86,36%); desempenho baixo em leitura/escrita (10%) e desempenho muito baixo em leitura/escrita (3,64%). Um total de 15 crianças (13,64% da amostra) apresentou alguma dificuldade de leitura e escrita de palavras. As diferenças de desempenho não foram estatisticamente significativas para a leitura de palavras, mas na escrita o desempenho das crianças da escola 3 foi significativamente superior ao das crianças das escolas 1, 2 e 5. Mesmo sendo todas escolas públicas, que atendiam a uma população predominantemente de classe média-baixa, houve variabilidade de desempenhos em leitura e escrita, mais expressiva na escrita e na compreensão de leitura textual.
id UFRGS-2_a90450b58a8254e4ef6dbc10a1653e16
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98809
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Salles, Jerusa Fumagalli dePimenta, Maria Alice de MattosFreitas, Lia Beatriz de Lucca2014-07-26T02:09:53Z20100103-863Xhttp://hdl.handle.net/10183/98809000767820A fim de traçar perfis e comparar o desempenho de leitura/escrita de 110 crianças de 2ª série de cinco escolas públicas, foram avaliadas leitura e escrita de palavras/pseudopalavras isoladas e compreensão de leitura textual. Na análise de cluster, identificaram-se três subgrupos: desempenho elevado em leitura/escrita (86,36%); desempenho baixo em leitura/escrita (10%) e desempenho muito baixo em leitura/escrita (3,64%). Um total de 15 crianças (13,64% da amostra) apresentou alguma dificuldade de leitura e escrita de palavras. As diferenças de desempenho não foram estatisticamente significativas para a leitura de palavras, mas na escrita o desempenho das crianças da escola 3 foi significativamente superior ao das crianças das escolas 1, 2 e 5. Mesmo sendo todas escolas públicas, que atendiam a uma população predominantemente de classe média-baixa, houve variabilidade de desempenhos em leitura e escrita, mais expressiva na escrita e na compreensão de leitura textual.Con el fin de trazar perfiles y comparar el rendimiento de la lectura/escrita de 110 alumnos de 2º año de cinco esuelas públicas, fueron evaluadas la lectura y la escrita de palabras/pseudopalabras aisladas y la comprensión de la lectura de texto. En el análisis de cluster se identificaron tres subgrupos: alto rendimiento en lectura /escrita (86,36%); bajo rendimiento en lectura/escrita (10%) y muy bajo rendimiento en lectura/escrita (3,64%). Un total de 15 alumnos (13,64% de la muestra) mostró alguna dificultad de lectura y escrita de palabras. Las diferencias de rendimiento no fueron estadísticamente significativas en la lectura de palabras, sin embargo en la escrita el rendimiento de los alumnos de la escuela 3 fue significativamente superior al de los niños de las escuelas 1, 2 y 5. Hubo variabilidad en la muestra del rendimiento en lectura y escrita, siendo más expresiva en la escrita y en la comprensión de la lectura de texto.application/pdfporPaidéia : cadernos de educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto, SP. Vol. 20, n. 47 (2010), p. 335-344LeituraEscritaEscolasReadingWritingSchoolsComprehensionWritten languageLecturaEscuelasComprensiónLenguaje escritaLeitura/escrita de crianças : comparações entre grupos de diferentes escolas públicasChildren’s reading/writing : comparison among groups of different public schoolsLectura/escrita de niños : comparación entre grupos de diferentes escuelas públicasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000767820.pdf000767820.pdfTexto completoapplication/pdf344067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98809/1/000767820.pdf444ea5b9dc433f4bc5c954a2cd00776bMD51TEXT000767820.pdf.txt000767820.pdf.txtExtracted Texttext/plain51589http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98809/2/000767820.pdf.txt7aef2b747c14aecab455bdd3b78af69fMD52THUMBNAIL000767820.pdf.jpg000767820.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2071http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98809/3/000767820.pdf.jpg81634897c16fef16ee9ec2d60ab423f9MD5310183/988092018-11-29 02:46:33.176781oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98809Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-11-29T04:46:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura/escrita de crianças : comparações entre grupos de diferentes escolas públicas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Children’s reading/writing : comparison among groups of different public schools
Lectura/escrita de niños : comparación entre grupos de diferentes escuelas públicas
title Leitura/escrita de crianças : comparações entre grupos de diferentes escolas públicas
spellingShingle Leitura/escrita de crianças : comparações entre grupos de diferentes escolas públicas
Salles, Jerusa Fumagalli de
Leitura
Escrita
Escolas
Reading
Writing
Schools
Comprehension
Written language
Lectura
Escuelas
Comprensión
Lenguaje escrita
title_short Leitura/escrita de crianças : comparações entre grupos de diferentes escolas públicas
title_full Leitura/escrita de crianças : comparações entre grupos de diferentes escolas públicas
title_fullStr Leitura/escrita de crianças : comparações entre grupos de diferentes escolas públicas
title_full_unstemmed Leitura/escrita de crianças : comparações entre grupos de diferentes escolas públicas
title_sort Leitura/escrita de crianças : comparações entre grupos de diferentes escolas públicas
author Salles, Jerusa Fumagalli de
author_facet Salles, Jerusa Fumagalli de
Pimenta, Maria Alice de Mattos
Freitas, Lia Beatriz de Lucca
author_role author
author2 Pimenta, Maria Alice de Mattos
Freitas, Lia Beatriz de Lucca
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salles, Jerusa Fumagalli de
Pimenta, Maria Alice de Mattos
Freitas, Lia Beatriz de Lucca
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Escolas
topic Leitura
Escrita
Escolas
Reading
Writing
Schools
Comprehension
Written language
Lectura
Escuelas
Comprensión
Lenguaje escrita
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading
Writing
Schools
Comprehension
Written language
dc.subject.spa.fl_str_mv Lectura
Escuelas
Comprensión
Lenguaje escrita
description A fim de traçar perfis e comparar o desempenho de leitura/escrita de 110 crianças de 2ª série de cinco escolas públicas, foram avaliadas leitura e escrita de palavras/pseudopalavras isoladas e compreensão de leitura textual. Na análise de cluster, identificaram-se três subgrupos: desempenho elevado em leitura/escrita (86,36%); desempenho baixo em leitura/escrita (10%) e desempenho muito baixo em leitura/escrita (3,64%). Um total de 15 crianças (13,64% da amostra) apresentou alguma dificuldade de leitura e escrita de palavras. As diferenças de desempenho não foram estatisticamente significativas para a leitura de palavras, mas na escrita o desempenho das crianças da escola 3 foi significativamente superior ao das crianças das escolas 1, 2 e 5. Mesmo sendo todas escolas públicas, que atendiam a uma população predominantemente de classe média-baixa, houve variabilidade de desempenhos em leitura e escrita, mais expressiva na escrita e na compreensão de leitura textual.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-26T02:09:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/98809
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-863X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000767820
identifier_str_mv 0103-863X
000767820
url http://hdl.handle.net/10183/98809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Paidéia : cadernos de educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto, SP. Vol. 20, n. 47 (2010), p. 335-344
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98809/1/000767820.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98809/2/000767820.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98809/3/000767820.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 444ea5b9dc433f4bc5c954a2cd00776b
7aef2b747c14aecab455bdd3b78af69f
81634897c16fef16ee9ec2d60ab423f9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224842069934080