Leitura/escrita de crianças : comparações entre grupos de diferentes escolas públicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/98809 |
Resumo: | A fim de traçar perfis e comparar o desempenho de leitura/escrita de 110 crianças de 2ª série de cinco escolas públicas, foram avaliadas leitura e escrita de palavras/pseudopalavras isoladas e compreensão de leitura textual. Na análise de cluster, identificaram-se três subgrupos: desempenho elevado em leitura/escrita (86,36%); desempenho baixo em leitura/escrita (10%) e desempenho muito baixo em leitura/escrita (3,64%). Um total de 15 crianças (13,64% da amostra) apresentou alguma dificuldade de leitura e escrita de palavras. As diferenças de desempenho não foram estatisticamente significativas para a leitura de palavras, mas na escrita o desempenho das crianças da escola 3 foi significativamente superior ao das crianças das escolas 1, 2 e 5. Mesmo sendo todas escolas públicas, que atendiam a uma população predominantemente de classe média-baixa, houve variabilidade de desempenhos em leitura e escrita, mais expressiva na escrita e na compreensão de leitura textual. |
id |
UFRGS-2_a90450b58a8254e4ef6dbc10a1653e16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98809 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Salles, Jerusa Fumagalli dePimenta, Maria Alice de MattosFreitas, Lia Beatriz de Lucca2014-07-26T02:09:53Z20100103-863Xhttp://hdl.handle.net/10183/98809000767820A fim de traçar perfis e comparar o desempenho de leitura/escrita de 110 crianças de 2ª série de cinco escolas públicas, foram avaliadas leitura e escrita de palavras/pseudopalavras isoladas e compreensão de leitura textual. Na análise de cluster, identificaram-se três subgrupos: desempenho elevado em leitura/escrita (86,36%); desempenho baixo em leitura/escrita (10%) e desempenho muito baixo em leitura/escrita (3,64%). Um total de 15 crianças (13,64% da amostra) apresentou alguma dificuldade de leitura e escrita de palavras. As diferenças de desempenho não foram estatisticamente significativas para a leitura de palavras, mas na escrita o desempenho das crianças da escola 3 foi significativamente superior ao das crianças das escolas 1, 2 e 5. Mesmo sendo todas escolas públicas, que atendiam a uma população predominantemente de classe média-baixa, houve variabilidade de desempenhos em leitura e escrita, mais expressiva na escrita e na compreensão de leitura textual.Con el fin de trazar perfiles y comparar el rendimiento de la lectura/escrita de 110 alumnos de 2º año de cinco esuelas públicas, fueron evaluadas la lectura y la escrita de palabras/pseudopalabras aisladas y la comprensión de la lectura de texto. En el análisis de cluster se identificaron tres subgrupos: alto rendimiento en lectura /escrita (86,36%); bajo rendimiento en lectura/escrita (10%) y muy bajo rendimiento en lectura/escrita (3,64%). Un total de 15 alumnos (13,64% de la muestra) mostró alguna dificultad de lectura y escrita de palabras. Las diferencias de rendimiento no fueron estadísticamente significativas en la lectura de palabras, sin embargo en la escrita el rendimiento de los alumnos de la escuela 3 fue significativamente superior al de los niños de las escuelas 1, 2 y 5. Hubo variabilidad en la muestra del rendimiento en lectura y escrita, siendo más expresiva en la escrita y en la comprensión de la lectura de texto.application/pdfporPaidéia : cadernos de educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto, SP. Vol. 20, n. 47 (2010), p. 335-344LeituraEscritaEscolasReadingWritingSchoolsComprehensionWritten languageLecturaEscuelasComprensiónLenguaje escritaLeitura/escrita de crianças : comparações entre grupos de diferentes escolas públicasChildren’s reading/writing : comparison among groups of different public schoolsLectura/escrita de niños : comparación entre grupos de diferentes escuelas públicasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000767820.pdf000767820.pdfTexto completoapplication/pdf344067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98809/1/000767820.pdf444ea5b9dc433f4bc5c954a2cd00776bMD51TEXT000767820.pdf.txt000767820.pdf.txtExtracted Texttext/plain51589http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98809/2/000767820.pdf.txt7aef2b747c14aecab455bdd3b78af69fMD52THUMBNAIL000767820.pdf.jpg000767820.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2071http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98809/3/000767820.pdf.jpg81634897c16fef16ee9ec2d60ab423f9MD5310183/988092018-11-29 02:46:33.176781oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98809Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-11-29T04:46:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Leitura/escrita de crianças : comparações entre grupos de diferentes escolas públicas |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Children’s reading/writing : comparison among groups of different public schools Lectura/escrita de niños : comparación entre grupos de diferentes escuelas públicas |
title |
Leitura/escrita de crianças : comparações entre grupos de diferentes escolas públicas |
spellingShingle |
Leitura/escrita de crianças : comparações entre grupos de diferentes escolas públicas Salles, Jerusa Fumagalli de Leitura Escrita Escolas Reading Writing Schools Comprehension Written language Lectura Escuelas Comprensión Lenguaje escrita |
title_short |
Leitura/escrita de crianças : comparações entre grupos de diferentes escolas públicas |
title_full |
Leitura/escrita de crianças : comparações entre grupos de diferentes escolas públicas |
title_fullStr |
Leitura/escrita de crianças : comparações entre grupos de diferentes escolas públicas |
title_full_unstemmed |
Leitura/escrita de crianças : comparações entre grupos de diferentes escolas públicas |
title_sort |
Leitura/escrita de crianças : comparações entre grupos de diferentes escolas públicas |
author |
Salles, Jerusa Fumagalli de |
author_facet |
Salles, Jerusa Fumagalli de Pimenta, Maria Alice de Mattos Freitas, Lia Beatriz de Lucca |
author_role |
author |
author2 |
Pimenta, Maria Alice de Mattos Freitas, Lia Beatriz de Lucca |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salles, Jerusa Fumagalli de Pimenta, Maria Alice de Mattos Freitas, Lia Beatriz de Lucca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Escrita Escolas |
topic |
Leitura Escrita Escolas Reading Writing Schools Comprehension Written language Lectura Escuelas Comprensión Lenguaje escrita |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reading Writing Schools Comprehension Written language |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Lectura Escuelas Comprensión Lenguaje escrita |
description |
A fim de traçar perfis e comparar o desempenho de leitura/escrita de 110 crianças de 2ª série de cinco escolas públicas, foram avaliadas leitura e escrita de palavras/pseudopalavras isoladas e compreensão de leitura textual. Na análise de cluster, identificaram-se três subgrupos: desempenho elevado em leitura/escrita (86,36%); desempenho baixo em leitura/escrita (10%) e desempenho muito baixo em leitura/escrita (3,64%). Um total de 15 crianças (13,64% da amostra) apresentou alguma dificuldade de leitura e escrita de palavras. As diferenças de desempenho não foram estatisticamente significativas para a leitura de palavras, mas na escrita o desempenho das crianças da escola 3 foi significativamente superior ao das crianças das escolas 1, 2 e 5. Mesmo sendo todas escolas públicas, que atendiam a uma população predominantemente de classe média-baixa, houve variabilidade de desempenhos em leitura e escrita, mais expressiva na escrita e na compreensão de leitura textual. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-07-26T02:09:53Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/98809 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-863X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000767820 |
identifier_str_mv |
0103-863X 000767820 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/98809 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Paidéia : cadernos de educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto, SP. Vol. 20, n. 47 (2010), p. 335-344 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98809/1/000767820.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98809/2/000767820.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98809/3/000767820.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
444ea5b9dc433f4bc5c954a2cd00776b 7aef2b747c14aecab455bdd3b78af69f 81634897c16fef16ee9ec2d60ab423f9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224842069934080 |