E se a cidade fosse nossa : a educação popular contribui na emancipação das juventudes na cidade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Samuel Crissandro Tavares
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8361
Resumo: A educação popular não é um método estanque, engessado e por si só finalizado. A educação popular é uma perspectiva político-pedagógica latinoamericana construída pelo povo e com povo, com a incumbência de superar as contradições, desigualdades e injustiças ,das mais diversas, das quais foram historicamente instauradas e legitimadas desde o perídodo de colonização, com o neocolonialismo, os golpes e as ditaduras militares e o atual processo neoliberal que tenta perpetuar a educação sob as vontades do capital. Nesta pesquisa, construída com os sujeitos ( jovens educandas e educandos) do Paidéia, projeto de educação popular conectado ao PAIETS-FURG, almejei compreender as contribuições do mesmo para além do "auxílio para entrada na universidade" colocado pelo viés da emancipação social, e mesmo entendendo que a luta pelo direito a universidade é importante para os sujeitos das camadas populares, compreendo que se faz ontologicamente imprescindível para uma perspectiva de educação popular, construir propostas de resistência, de luta, de insurgências e de emancipação com os sujeitos, assim como se faz necessário que as propostas já construidas pelos mesmos sujeitos tenham espaço e protagonismo nesse constructo. Para aprofundar a reflexão e a investigação da realidade, me amparei no que foi proposto por Karl Marx como emancipação humana, e com isso, especificamente me detive em compreender as contribuições emancipatórias da educação popular para as juventudes (jovens educandas e educandos do Paidéia) na cidade (Rio Grande). A mesma pesquisa se amparou teoricamente em Karl Marx e em outras pensadoras e pensadores marxistas como Daniel Bensaid, István Mészáros e Erich Fromm, porém , foi extremamente importante o diálogo suleador com Paulo Freire, Enrique Dussel, Aníbal Quijano, Danilo Streck, Cheron Moretti e Conceição Paludo. No que tange a pesquisa sobre Cidade, Henri Lefebvre, Milton Santos e David Harvey foram preponderantes, assim como na perspectiva sobre juventude(s), Paulo César R. Carrano, Juarez Dayrell, Vania Chaigar e José Machado Pais possibilitaram uma maior potencialização da temática.
id FURG_6c6aa0a463810aaeccf6a62f6a5520fb
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/8361
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling E se a cidade fosse nossa : a educação popular contribui na emancipação das juventudes na cidade?Y si la ciudad fuera nuestra : ¿la educación popular contribuye en la emancipación de las juventudes en la ciudad?Educação popularJovensCidadesEmancipaçãoCurso Pré-vestibular PaidéiaEducación popuncilarJóvenesCiudadEmapaciónCurso Pre-vestibular PaidéiaA educação popular não é um método estanque, engessado e por si só finalizado. A educação popular é uma perspectiva político-pedagógica latinoamericana construída pelo povo e com povo, com a incumbência de superar as contradições, desigualdades e injustiças ,das mais diversas, das quais foram historicamente instauradas e legitimadas desde o perídodo de colonização, com o neocolonialismo, os golpes e as ditaduras militares e o atual processo neoliberal que tenta perpetuar a educação sob as vontades do capital. Nesta pesquisa, construída com os sujeitos ( jovens educandas e educandos) do Paidéia, projeto de educação popular conectado ao PAIETS-FURG, almejei compreender as contribuições do mesmo para além do "auxílio para entrada na universidade" colocado pelo viés da emancipação social, e mesmo entendendo que a luta pelo direito a universidade é importante para os sujeitos das camadas populares, compreendo que se faz ontologicamente imprescindível para uma perspectiva de educação popular, construir propostas de resistência, de luta, de insurgências e de emancipação com os sujeitos, assim como se faz necessário que as propostas já construidas pelos mesmos sujeitos tenham espaço e protagonismo nesse constructo. Para aprofundar a reflexão e a investigação da realidade, me amparei no que foi proposto por Karl Marx como emancipação humana, e com isso, especificamente me detive em compreender as contribuições emancipatórias da educação popular para as juventudes (jovens educandas e educandos do Paidéia) na cidade (Rio Grande). A mesma pesquisa se amparou teoricamente em Karl Marx e em outras pensadoras e pensadores marxistas como Daniel Bensaid, István Mészáros e Erich Fromm, porém , foi extremamente importante o diálogo suleador com Paulo Freire, Enrique Dussel, Aníbal Quijano, Danilo Streck, Cheron Moretti e Conceição Paludo. No que tange a pesquisa sobre Cidade, Henri Lefebvre, Milton Santos e David Harvey foram preponderantes, assim como na perspectiva sobre juventude(s), Paulo César R. Carrano, Juarez Dayrell, Vania Chaigar e José Machado Pais possibilitaram uma maior potencialização da temática.La educación popular no es un método estanco, engrasado y por sí solo finalizado. La educación popular es una perspectiva político-pedagógica latinoamericana construida por el pueblo y con el pueblo, con la incumbencia de superar las contradicciones, desigualdades e injusticias, de las más diversas, de las cuales fueron históricamente instauradas y legitimadas desde el período de colonización, con el neocolonialismo, los golpes y las dictaduras militares y el actual proceso neoliberal que intenta perpetuar la educación bajo las voluntades del capital. En esta investigación, construida con los sujetos (jóvenes educandas y educandos) del Paidéia, proyecto de educación popular conectado al PAIETS-FURG, anhelé comprender las contribuciones del mismo más allá del "auxilio para entrada en la universidad" colocado por el sesgo de la emancipación social, y en el sentido de que la lucha por el derecho a la universidad es importante para los sujetos de las capas populares, comprendo que se hace ontológicamente imprescindible para una perspectiva de educación popular, construir propuestas deresistencia, de lucha, de insurgencias y de emancipación con los sujetos, así como se hace necesario que las propuestas ya construidas por los mismos sujetos tengan espacio y protagonismo en ese constructo. Para profundizar la reflexión y la investigación de la realidad, me amparé en lo que fue propuesto por Karl Marx como emancipación humana, y con ello, específicamente me detuve en comprender las contribuciones emancipatorias de la educación popular para las juventudes (jóvenes educandas y educandos del Paidéia) (Río Grande). La misma investigación se amparó teóricamente en Karl Marx y en otras pensadoras y pensadores marxistas como Daniel Bensaid, István Mészáros y Erich Fromm, sin embargo, fue muy importante el diálogo suleador con Paulo Freire, Enrique Dussel, Aníbal Quijano, Danilo Streck, Cheron Moretti y Concepción Paludo. En cuanto a la investigación sobre Ciudad, Henri Lefebvre, Milton Santos y David Harvey fueron preponderantes, así como en la perspectiva sobre juventud (s), Paulo César R. Carrano, Juárez Dayrell, Vania Chaigar y José Machado Padres posibilitar una mayor potencialización de la temáticaChaigar, Vania Alves MartinsFerreira, Samuel Crissandro Tavares2020-02-26T00:06:17Z2020-02-26T00:06:17Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Samuel Crissandro Tavares. E se a cidade fosse nossa: a educação popular contribui na emancipação das juventudes na cidade?. 2018. 278 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018.http://repositorio.furg.br/handle/1/8361porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-02-26T00:06:17Zoai:repositorio.furg.br:1/8361Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-02-26T00:06:17Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv E se a cidade fosse nossa : a educação popular contribui na emancipação das juventudes na cidade?
Y si la ciudad fuera nuestra : ¿la educación popular contribuye en la emancipación de las juventudes en la ciudad?
title E se a cidade fosse nossa : a educação popular contribui na emancipação das juventudes na cidade?
spellingShingle E se a cidade fosse nossa : a educação popular contribui na emancipação das juventudes na cidade?
Ferreira, Samuel Crissandro Tavares
Educação popular
Jovens
Cidades
Emancipação
Curso Pré-vestibular Paidéia
Educación popuncilar
Jóvenes
Ciudad
Emapación
Curso Pre-vestibular Paidéia
title_short E se a cidade fosse nossa : a educação popular contribui na emancipação das juventudes na cidade?
title_full E se a cidade fosse nossa : a educação popular contribui na emancipação das juventudes na cidade?
title_fullStr E se a cidade fosse nossa : a educação popular contribui na emancipação das juventudes na cidade?
title_full_unstemmed E se a cidade fosse nossa : a educação popular contribui na emancipação das juventudes na cidade?
title_sort E se a cidade fosse nossa : a educação popular contribui na emancipação das juventudes na cidade?
author Ferreira, Samuel Crissandro Tavares
author_facet Ferreira, Samuel Crissandro Tavares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chaigar, Vania Alves Martins
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Samuel Crissandro Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Educação popular
Jovens
Cidades
Emancipação
Curso Pré-vestibular Paidéia
Educación popuncilar
Jóvenes
Ciudad
Emapación
Curso Pre-vestibular Paidéia
topic Educação popular
Jovens
Cidades
Emancipação
Curso Pré-vestibular Paidéia
Educación popuncilar
Jóvenes
Ciudad
Emapación
Curso Pre-vestibular Paidéia
description A educação popular não é um método estanque, engessado e por si só finalizado. A educação popular é uma perspectiva político-pedagógica latinoamericana construída pelo povo e com povo, com a incumbência de superar as contradições, desigualdades e injustiças ,das mais diversas, das quais foram historicamente instauradas e legitimadas desde o perídodo de colonização, com o neocolonialismo, os golpes e as ditaduras militares e o atual processo neoliberal que tenta perpetuar a educação sob as vontades do capital. Nesta pesquisa, construída com os sujeitos ( jovens educandas e educandos) do Paidéia, projeto de educação popular conectado ao PAIETS-FURG, almejei compreender as contribuições do mesmo para além do "auxílio para entrada na universidade" colocado pelo viés da emancipação social, e mesmo entendendo que a luta pelo direito a universidade é importante para os sujeitos das camadas populares, compreendo que se faz ontologicamente imprescindível para uma perspectiva de educação popular, construir propostas de resistência, de luta, de insurgências e de emancipação com os sujeitos, assim como se faz necessário que as propostas já construidas pelos mesmos sujeitos tenham espaço e protagonismo nesse constructo. Para aprofundar a reflexão e a investigação da realidade, me amparei no que foi proposto por Karl Marx como emancipação humana, e com isso, especificamente me detive em compreender as contribuições emancipatórias da educação popular para as juventudes (jovens educandas e educandos do Paidéia) na cidade (Rio Grande). A mesma pesquisa se amparou teoricamente em Karl Marx e em outras pensadoras e pensadores marxistas como Daniel Bensaid, István Mészáros e Erich Fromm, porém , foi extremamente importante o diálogo suleador com Paulo Freire, Enrique Dussel, Aníbal Quijano, Danilo Streck, Cheron Moretti e Conceição Paludo. No que tange a pesquisa sobre Cidade, Henri Lefebvre, Milton Santos e David Harvey foram preponderantes, assim como na perspectiva sobre juventude(s), Paulo César R. Carrano, Juarez Dayrell, Vania Chaigar e José Machado Pais possibilitaram uma maior potencialização da temática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-02-26T00:06:17Z
2020-02-26T00:06:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Samuel Crissandro Tavares. E se a cidade fosse nossa: a educação popular contribui na emancipação das juventudes na cidade?. 2018. 278 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018.
http://repositorio.furg.br/handle/1/8361
identifier_str_mv FERREIRA, Samuel Crissandro Tavares. E se a cidade fosse nossa: a educação popular contribui na emancipação das juventudes na cidade?. 2018. 278 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/8361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384407671046144