E se a cidade fosse nossa : a educação popular contribui na emancipação das juventudes na cidade?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/8361 |
Resumo: | A educação popular não é um método estanque, engessado e por si só finalizado. A educação popular é uma perspectiva político-pedagógica latinoamericana construída pelo povo e com povo, com a incumbência de superar as contradições, desigualdades e injustiças ,das mais diversas, das quais foram historicamente instauradas e legitimadas desde o perídodo de colonização, com o neocolonialismo, os golpes e as ditaduras militares e o atual processo neoliberal que tenta perpetuar a educação sob as vontades do capital. Nesta pesquisa, construída com os sujeitos ( jovens educandas e educandos) do Paidéia, projeto de educação popular conectado ao PAIETS-FURG, almejei compreender as contribuições do mesmo para além do "auxílio para entrada na universidade" colocado pelo viés da emancipação social, e mesmo entendendo que a luta pelo direito a universidade é importante para os sujeitos das camadas populares, compreendo que se faz ontologicamente imprescindível para uma perspectiva de educação popular, construir propostas de resistência, de luta, de insurgências e de emancipação com os sujeitos, assim como se faz necessário que as propostas já construidas pelos mesmos sujeitos tenham espaço e protagonismo nesse constructo. Para aprofundar a reflexão e a investigação da realidade, me amparei no que foi proposto por Karl Marx como emancipação humana, e com isso, especificamente me detive em compreender as contribuições emancipatórias da educação popular para as juventudes (jovens educandas e educandos do Paidéia) na cidade (Rio Grande). A mesma pesquisa se amparou teoricamente em Karl Marx e em outras pensadoras e pensadores marxistas como Daniel Bensaid, István Mészáros e Erich Fromm, porém , foi extremamente importante o diálogo suleador com Paulo Freire, Enrique Dussel, Aníbal Quijano, Danilo Streck, Cheron Moretti e Conceição Paludo. No que tange a pesquisa sobre Cidade, Henri Lefebvre, Milton Santos e David Harvey foram preponderantes, assim como na perspectiva sobre juventude(s), Paulo César R. Carrano, Juarez Dayrell, Vania Chaigar e José Machado Pais possibilitaram uma maior potencialização da temática. |
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E se a cidade fosse nossa : a educação popular contribui na emancipação das juventudes na cidade?Y si la ciudad fuera nuestra : ¿la educación popular contribuye en la emancipación de las juventudes en la ciudad?Educação popularJovensCidadesEmancipaçãoCurso Pré-vestibular PaidéiaEducación popuncilarJóvenesCiudadEmapaciónCurso Pre-vestibular PaidéiaA educação popular não é um método estanque, engessado e por si só finalizado. A educação popular é uma perspectiva político-pedagógica latinoamericana construída pelo povo e com povo, com a incumbência de superar as contradições, desigualdades e injustiças ,das mais diversas, das quais foram historicamente instauradas e legitimadas desde o perídodo de colonização, com o neocolonialismo, os golpes e as ditaduras militares e o atual processo neoliberal que tenta perpetuar a educação sob as vontades do capital. Nesta pesquisa, construída com os sujeitos ( jovens educandas e educandos) do Paidéia, projeto de educação popular conectado ao PAIETS-FURG, almejei compreender as contribuições do mesmo para além do "auxílio para entrada na universidade" colocado pelo viés da emancipação social, e mesmo entendendo que a luta pelo direito a universidade é importante para os sujeitos das camadas populares, compreendo que se faz ontologicamente imprescindível para uma perspectiva de educação popular, construir propostas de resistência, de luta, de insurgências e de emancipação com os sujeitos, assim como se faz necessário que as propostas já construidas pelos mesmos sujeitos tenham espaço e protagonismo nesse constructo. Para aprofundar a reflexão e a investigação da realidade, me amparei no que foi proposto por Karl Marx como emancipação humana, e com isso, especificamente me detive em compreender as contribuições emancipatórias da educação popular para as juventudes (jovens educandas e educandos do Paidéia) na cidade (Rio Grande). A mesma pesquisa se amparou teoricamente em Karl Marx e em outras pensadoras e pensadores marxistas como Daniel Bensaid, István Mészáros e Erich Fromm, porém , foi extremamente importante o diálogo suleador com Paulo Freire, Enrique Dussel, Aníbal Quijano, Danilo Streck, Cheron Moretti e Conceição Paludo. No que tange a pesquisa sobre Cidade, Henri Lefebvre, Milton Santos e David Harvey foram preponderantes, assim como na perspectiva sobre juventude(s), Paulo César R. Carrano, Juarez Dayrell, Vania Chaigar e José Machado Pais possibilitaram uma maior potencialização da temática.La educación popular no es un método estanco, engrasado y por sí solo finalizado. La educación popular es una perspectiva político-pedagógica latinoamericana construida por el pueblo y con el pueblo, con la incumbencia de superar las contradicciones, desigualdades e injusticias, de las más diversas, de las cuales fueron históricamente instauradas y legitimadas desde el período de colonización, con el neocolonialismo, los golpes y las dictaduras militares y el actual proceso neoliberal que intenta perpetuar la educación bajo las voluntades del capital. En esta investigación, construida con los sujetos (jóvenes educandas y educandos) del Paidéia, proyecto de educación popular conectado al PAIETS-FURG, anhelé comprender las contribuciones del mismo más allá del "auxilio para entrada en la universidad" colocado por el sesgo de la emancipación social, y en el sentido de que la lucha por el derecho a la universidad es importante para los sujetos de las capas populares, comprendo que se hace ontológicamente imprescindible para una perspectiva de educación popular, construir propuestas deresistencia, de lucha, de insurgencias y de emancipación con los sujetos, así como se hace necesario que las propuestas ya construidas por los mismos sujetos tengan espacio y protagonismo en ese constructo. Para profundizar la reflexión y la investigación de la realidad, me amparé en lo que fue propuesto por Karl Marx como emancipación humana, y con ello, específicamente me detuve en comprender las contribuciones emancipatorias de la educación popular para las juventudes (jóvenes educandas y educandos del Paidéia) (Río Grande). La misma investigación se amparó teóricamente en Karl Marx y en otras pensadoras y pensadores marxistas como Daniel Bensaid, István Mészáros y Erich Fromm, sin embargo, fue muy importante el diálogo suleador con Paulo Freire, Enrique Dussel, Aníbal Quijano, Danilo Streck, Cheron Moretti y Concepción Paludo. En cuanto a la investigación sobre Ciudad, Henri Lefebvre, Milton Santos y David Harvey fueron preponderantes, así como en la perspectiva sobre juventud (s), Paulo César R. Carrano, Juárez Dayrell, Vania Chaigar y José Machado Padres posibilitar una mayor potencialización de la temáticaChaigar, Vania Alves MartinsFerreira, Samuel Crissandro Tavares2020-02-26T00:06:17Z2020-02-26T00:06:17Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Samuel Crissandro Tavares. E se a cidade fosse nossa: a educação popular contribui na emancipação das juventudes na cidade?. 2018. 278 f. 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