Educação ambiental na educação básica e superior segundo licenciandos de Ciências Biológicas e professores em exercício.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schulz, Marcia Seidenfuz
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Araújo, Maria Cristina Pansera de, Bianchi, Vidica, Boff, Eva Teresinha de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/3784
Resumo: O trabalho apresenta a investigação relativa às compreensões dos licenciandos de Ciências Biológicas e professores em exercício sobre Educação Ambiental (EA), no ensino básico e superior, e as abordagens metodológicas propostas por eles. Os resultados foram obtidos da análise textual discursiva das respostas de dez licenciandos, dez professores da educação básica e dez do ensino superior, a um questionário semiestruturado. A maioria dos professores da Educação Básica concorda que a EA deve acontecer em todos os componentes curriculares, já alguns do Ensino Superior e a maioria dos licenciandos destacaram a necessidade de componente específico. Seis categorias sobre EA emergiram da análise: i. Conservacionista; ii. Sustentabilidade; iii. Ambiente e Cultura; iv. Impactos Humanos e Restauração; v. Solução para o Futuro; vi. Relação Ser Humano x Ambiente, o que demonstra a variedade de concepções. A categoria conservacionista predominou, mas as outras colocam na EA a mudança na relação da humanidade com o ambiente.
id FURG_6f4a1e3ee9250983b95c664f036215ed
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/3784
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Educação ambiental na educação básica e superior segundo licenciandos de Ciências Biológicas e professores em exercício.Meio AmbienteEducação AmbientalEducação Básica e SuperiorFormação Docente Inicial e ContinuadaEnvironmentEnvironmental EducationHigher Education and Basic EducationTeachers' initial and continuing trainingO trabalho apresenta a investigação relativa às compreensões dos licenciandos de Ciências Biológicas e professores em exercício sobre Educação Ambiental (EA), no ensino básico e superior, e as abordagens metodológicas propostas por eles. Os resultados foram obtidos da análise textual discursiva das respostas de dez licenciandos, dez professores da educação básica e dez do ensino superior, a um questionário semiestruturado. A maioria dos professores da Educação Básica concorda que a EA deve acontecer em todos os componentes curriculares, já alguns do Ensino Superior e a maioria dos licenciandos destacaram a necessidade de componente específico. Seis categorias sobre EA emergiram da análise: i. Conservacionista; ii. Sustentabilidade; iii. Ambiente e Cultura; iv. Impactos Humanos e Restauração; v. Solução para o Futuro; vi. Relação Ser Humano x Ambiente, o que demonstra a variedade de concepções. A categoria conservacionista predominou, mas as outras colocam na EA a mudança na relação da humanidade com o ambiente.The paper presents a research on the comprehension of Biological Sciences' undergraduates and practicing teachers on environmental education (EE) in basic and higher education, and the methodological approaches proposed by them. The results were obtained from the analysis of textual discursive's responses to a semi-structured questionnaire, by thirty individuals: ten of Biological Sciences' undergraduates, ten of school's teachers and ten teachers of graduation. Most teachers of Basic Education agree that EE should happen in all curriculum components, even though some of the teachers of graduation and the majority of undergraduates highlighted the need for a specific component. Six categories emerged from the analysis on environmental education: i. Conservationist; ii. Sustainability; iii. Environment and culture; iv. Human Impacts and Restoration; v. Future Solution to the environment impacts; vi. the Relationship between the Humanity and the Environment, that demonstrates the variety of conceptions. The conservationist one predominated, but the others pointed to changes in the relationship of humanity with the environment.2013-09-15T22:40:41Z2013-09-15T22:40:41Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSCHULZ, Marcia Seidenfuz. et al. Educação ambiental na educação básica e superior segundo licenciandos de Ciências Biológicas e professores em exercício. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 29, julho a dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2956/1913>. Acesso em: Set 2013.15171256http://repositorio.furg.br/handle/1/3784porSchulz, Marcia SeidenfuzAraújo, Maria Cristina Pansera deBianchi, VidicaBoff, Eva Teresinha de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-09-15T22:40:41Zoai:repositorio.furg.br:1/3784Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-09-15T22:40:41Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental na educação básica e superior segundo licenciandos de Ciências Biológicas e professores em exercício.
title Educação ambiental na educação básica e superior segundo licenciandos de Ciências Biológicas e professores em exercício.
spellingShingle Educação ambiental na educação básica e superior segundo licenciandos de Ciências Biológicas e professores em exercício.
Schulz, Marcia Seidenfuz
Meio Ambiente
Educação Ambiental
Educação Básica e Superior
Formação Docente Inicial e Continuada
Environment
Environmental Education
Higher Education and Basic Education
Teachers' initial and continuing training
title_short Educação ambiental na educação básica e superior segundo licenciandos de Ciências Biológicas e professores em exercício.
title_full Educação ambiental na educação básica e superior segundo licenciandos de Ciências Biológicas e professores em exercício.
title_fullStr Educação ambiental na educação básica e superior segundo licenciandos de Ciências Biológicas e professores em exercício.
title_full_unstemmed Educação ambiental na educação básica e superior segundo licenciandos de Ciências Biológicas e professores em exercício.
title_sort Educação ambiental na educação básica e superior segundo licenciandos de Ciências Biológicas e professores em exercício.
author Schulz, Marcia Seidenfuz
author_facet Schulz, Marcia Seidenfuz
Araújo, Maria Cristina Pansera de
Bianchi, Vidica
Boff, Eva Teresinha de Oliveira
author_role author
author2 Araújo, Maria Cristina Pansera de
Bianchi, Vidica
Boff, Eva Teresinha de Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schulz, Marcia Seidenfuz
Araújo, Maria Cristina Pansera de
Bianchi, Vidica
Boff, Eva Teresinha de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Meio Ambiente
Educação Ambiental
Educação Básica e Superior
Formação Docente Inicial e Continuada
Environment
Environmental Education
Higher Education and Basic Education
Teachers' initial and continuing training
topic Meio Ambiente
Educação Ambiental
Educação Básica e Superior
Formação Docente Inicial e Continuada
Environment
Environmental Education
Higher Education and Basic Education
Teachers' initial and continuing training
description O trabalho apresenta a investigação relativa às compreensões dos licenciandos de Ciências Biológicas e professores em exercício sobre Educação Ambiental (EA), no ensino básico e superior, e as abordagens metodológicas propostas por eles. Os resultados foram obtidos da análise textual discursiva das respostas de dez licenciandos, dez professores da educação básica e dez do ensino superior, a um questionário semiestruturado. A maioria dos professores da Educação Básica concorda que a EA deve acontecer em todos os componentes curriculares, já alguns do Ensino Superior e a maioria dos licenciandos destacaram a necessidade de componente específico. Seis categorias sobre EA emergiram da análise: i. Conservacionista; ii. Sustentabilidade; iii. Ambiente e Cultura; iv. Impactos Humanos e Restauração; v. Solução para o Futuro; vi. Relação Ser Humano x Ambiente, o que demonstra a variedade de concepções. A categoria conservacionista predominou, mas as outras colocam na EA a mudança na relação da humanidade com o ambiente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-09-15T22:40:41Z
2013-09-15T22:40:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SCHULZ, Marcia Seidenfuz. et al. Educação ambiental na educação básica e superior segundo licenciandos de Ciências Biológicas e professores em exercício. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 29, julho a dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2956/1913>. Acesso em: Set 2013.
15171256
http://repositorio.furg.br/handle/1/3784
identifier_str_mv SCHULZ, Marcia Seidenfuz. et al. Educação ambiental na educação básica e superior segundo licenciandos de Ciências Biológicas e professores em exercício. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 29, julho a dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2956/1913>. Acesso em: Set 2013.
15171256
url http://repositorio.furg.br/handle/1/3784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187239804403712