EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR SEGUNDO LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PROFESSORES EM EXERCÍCIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schulz, Marcia Seidenfuz
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Araújo, Maria Cristina Pansera de, Bianchi, Vidica, Boff, Eva Teresinha de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2956
Resumo: O trabalho apresenta a investigação relativa às compreensões dos licenciandos de Ciências Biológicas e professores em exercício sobre Educação Ambiental (EA), no ensino básico e superior, e as abordagens metodológicas propostas por eles. Os resultados foram obtidos da análise textual discursiva das respostas de dez licenciandos, dez professores da educação básica e dez do ensino superior, a um questionário semiestruturado. A maioria dos professores da Educação Básica concorda que a EA deve acontecer em todos os componentes curriculares, já alguns do Ensino Superior e a maioria dos licenciandos destacaram a necessidade de componente específico. Seis categorias sobre EA emergiram da análise: i. Conservacionista; ii. Sustentabilidade; iii. Ambiente e Cultura; iv. Impactos Humanos e Restauração; v. Solução para o Futuro; vi. Relação Ser Humano x Ambiente, o que demonstra a variedade de concepções. A categoria conservacionista predominou, mas as outras colocam na EA a mudança na relação da humanidade com o ambiente.
id FURG-9_0a1c452f74901d7fe5f23364fc18f9dd
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/2956
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR SEGUNDO LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PROFESSORES EM EXERCÍCIOMeio AmbienteEducaçãoEducação Básica e SuperiorFormação Docente Inicial e Continuada.O trabalho apresenta a investigação relativa às compreensões dos licenciandos de Ciências Biológicas e professores em exercício sobre Educação Ambiental (EA), no ensino básico e superior, e as abordagens metodológicas propostas por eles. Os resultados foram obtidos da análise textual discursiva das respostas de dez licenciandos, dez professores da educação básica e dez do ensino superior, a um questionário semiestruturado. A maioria dos professores da Educação Básica concorda que a EA deve acontecer em todos os componentes curriculares, já alguns do Ensino Superior e a maioria dos licenciandos destacaram a necessidade de componente específico. Seis categorias sobre EA emergiram da análise: i. Conservacionista; ii. Sustentabilidade; iii. Ambiente e Cultura; iv. Impactos Humanos e Restauração; v. Solução para o Futuro; vi. Relação Ser Humano x Ambiente, o que demonstra a variedade de concepções. A categoria conservacionista predominou, mas as outras colocam na EA a mudança na relação da humanidade com o ambiente.Lepidus2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/295610.14295/remea.v29i0.2956REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 29 (2012): Volume 29: julho a dezembro de 20121517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2956/1913Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchulz, Marcia SeidenfuzAraújo, Maria Cristina Pansera deBianchi, VidicaBoff, Eva Teresinha de Oliveira2020-08-14T19:58:07Zoai:periodicos.furg.br:article/2956Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:07Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR SEGUNDO LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PROFESSORES EM EXERCÍCIO
title EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR SEGUNDO LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PROFESSORES EM EXERCÍCIO
spellingShingle EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR SEGUNDO LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PROFESSORES EM EXERCÍCIO
Schulz, Marcia Seidenfuz
Meio Ambiente
Educação
Educação Básica e Superior
Formação Docente Inicial e Continuada.
title_short EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR SEGUNDO LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PROFESSORES EM EXERCÍCIO
title_full EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR SEGUNDO LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PROFESSORES EM EXERCÍCIO
title_fullStr EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR SEGUNDO LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PROFESSORES EM EXERCÍCIO
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR SEGUNDO LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PROFESSORES EM EXERCÍCIO
title_sort EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR SEGUNDO LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PROFESSORES EM EXERCÍCIO
author Schulz, Marcia Seidenfuz
author_facet Schulz, Marcia Seidenfuz
Araújo, Maria Cristina Pansera de
Bianchi, Vidica
Boff, Eva Teresinha de Oliveira
author_role author
author2 Araújo, Maria Cristina Pansera de
Bianchi, Vidica
Boff, Eva Teresinha de Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schulz, Marcia Seidenfuz
Araújo, Maria Cristina Pansera de
Bianchi, Vidica
Boff, Eva Teresinha de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Meio Ambiente
Educação
Educação Básica e Superior
Formação Docente Inicial e Continuada.
topic Meio Ambiente
Educação
Educação Básica e Superior
Formação Docente Inicial e Continuada.
description O trabalho apresenta a investigação relativa às compreensões dos licenciandos de Ciências Biológicas e professores em exercício sobre Educação Ambiental (EA), no ensino básico e superior, e as abordagens metodológicas propostas por eles. Os resultados foram obtidos da análise textual discursiva das respostas de dez licenciandos, dez professores da educação básica e dez do ensino superior, a um questionário semiestruturado. A maioria dos professores da Educação Básica concorda que a EA deve acontecer em todos os componentes curriculares, já alguns do Ensino Superior e a maioria dos licenciandos destacaram a necessidade de componente específico. Seis categorias sobre EA emergiram da análise: i. Conservacionista; ii. Sustentabilidade; iii. Ambiente e Cultura; iv. Impactos Humanos e Restauração; v. Solução para o Futuro; vi. Relação Ser Humano x Ambiente, o que demonstra a variedade de concepções. A categoria conservacionista predominou, mas as outras colocam na EA a mudança na relação da humanidade com o ambiente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2956
10.14295/remea.v29i0.2956
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2956
identifier_str_mv 10.14295/remea.v29i0.2956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2956/1913
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 29 (2012): Volume 29: julho a dezembro de 2012
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041782348840960