"Lute como uma princesa": pedagogias feministas na educação das infâncias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cagnin, Daiane Cecília
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Spaziani, Raquel Baptista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10710
Resumo: Rev. Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 124-143, 2022.
id FURG_7af5013b725713c13d11c2481f926612
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10710
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling "Lute como uma princesa": pedagogias feministas na educação das infâncias"Lucha como uma princesa": pedagogías feministas en la educación infantil"Fight like a princess": feminist pedagogies in childhood educationContos de fadaGêneroEducação das InfânciasPedagogias FeministasCuentos de hadasGéneroEducación InfantilFairy talesGenderChildhood educationFeminist PedagogiesRev. Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 124-143, 2022.Desde a pequena infância, as meninas são apresentadas aos modos de agir, de se expressar e se comportar por meio de múltiplos artefatos culturais, que, voltados à infância, também são pedagogias de gênero. Este artigo tem como objetivo a análise de narrativas contra-hegemônicas que apresentam às crianças histórias e personagens que tensionam o lugar de submissão da feminilidade ideal. Trata-se de um estudo de caráter exploratório, do tipo documental, no qual analisamos quatro contos de fadas presentes no livro “Lute como uma princesa – contos de fadas para crianças feministas”, escrito por Vita Murrow e publicado no Brasil, em 2019, pela editora Boitatá. Observamos que essas versões viabilizam discussões sobre temáticas importantes, como padrões de beleza e valorização das diferenças, bem como o rompimento das fronteiras de gênero. Por fim, pudemos identificar possibilidades nessas novas versões em relação ao trabalho para a promoção de uma educação que tenha como objetivo a não reprodução de desigualdades, assim como a potencialidade das pedagogias feministas para a educação das infâncias.Desde la primera infancia, las niñas son introducidas en formas de actuar, expresarse y comportarse a través de múltiples artefactos culturales, que, dirigidos a la infancia, son también pedagogías de género. Este artículo tiene como objetivo analizar narrativas contrahegemónicas que presentan a los niños historias y personajes que enfatizan el lugar de sumisión de la feminidad ideal. Se trata de un estudio exploratorio, de tipo documental, en el que analizamos cuatro cuentos de hadas presentes en el libro “Lucha como una princesa – cuentos de hadas para niñas feministas” escrito por Vita Morrow y publicado en Brasil en 2019 por la editorial Boitatá. Observamos que estas versiones facilitan las discusiones sobre temas importantes como los estándares de belleza y la apreciación de las diferencias, así como la ruptura de las fronteras de género. Finalmente, pudimos identificar posibilidades en estas versiones en relación ao trabajo por la promoción de una educación que tenga como objetivo la no reproducción de las desigualdades, así como las potencialidades de las pedagogías feministas para la educación de las infancias.Since early childhood, girls are introduced to ways of acting, expressing themselves and behaving through multiple cultural artifacts, which, aimed at childhood, are also gender pedagogies. This article aims to analyze counter-hegemonic narratives that present children with stories and characters that tense the submissive place of ideal femininity. This is an exploratory study, of documentary type, in which we analyze four fairy tales present in the book “Fight like a princess - fairy tales for feminist children”, written by Vita Murrow and published in Brazil in 2019 by Boitatá publishing house. We observed that these versions enable discussions about important themes such as beauty standards and valuing differences, as well as the breaking down of gender boundaries. Finally, we were able to identify possibilities in these versions regarding the work for the promotion of an education that aims at the non-reproduction of inequalities, as well as the potentiality of feminist pedagogies for the education of childhoods.2023-03-14T22:13:07Z2023-03-14T22:13:07Z2023-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCAGNIN, D. C.; SPAZIANI, R. B . “LUTE COMO UMA PRINCESA”: PEDAGOGIAS FEMINISTAS NA EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 124–143, 2023. DOI: 10.14295/de.v10i2.14888. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14888. Acesso em: 14 mar. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1071010.14295/de.v10i2.14888porCagnin, Daiane CecíliaSpaziani, Raquel Baptistainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-03-14T22:13:08Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10710Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-03-14T22:13:08Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv "Lute como uma princesa": pedagogias feministas na educação das infâncias
"Lucha como uma princesa": pedagogías feministas en la educación infantil
"Fight like a princess": feminist pedagogies in childhood education
title "Lute como uma princesa": pedagogias feministas na educação das infâncias
spellingShingle "Lute como uma princesa": pedagogias feministas na educação das infâncias
Cagnin, Daiane Cecília
Contos de fada
Gênero
Educação das Infâncias
Pedagogias Feministas
Cuentos de hadas
Género
Educación Infantil
Fairy tales
Gender
Childhood education
Feminist Pedagogies
title_short "Lute como uma princesa": pedagogias feministas na educação das infâncias
title_full "Lute como uma princesa": pedagogias feministas na educação das infâncias
title_fullStr "Lute como uma princesa": pedagogias feministas na educação das infâncias
title_full_unstemmed "Lute como uma princesa": pedagogias feministas na educação das infâncias
title_sort "Lute como uma princesa": pedagogias feministas na educação das infâncias
author Cagnin, Daiane Cecília
author_facet Cagnin, Daiane Cecília
Spaziani, Raquel Baptista
author_role author
author2 Spaziani, Raquel Baptista
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cagnin, Daiane Cecília
Spaziani, Raquel Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv Contos de fada
Gênero
Educação das Infâncias
Pedagogias Feministas
Cuentos de hadas
Género
Educación Infantil
Fairy tales
Gender
Childhood education
Feminist Pedagogies
topic Contos de fada
Gênero
Educação das Infâncias
Pedagogias Feministas
Cuentos de hadas
Género
Educación Infantil
Fairy tales
Gender
Childhood education
Feminist Pedagogies
description Rev. Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 124-143, 2022.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-14T22:13:07Z
2023-03-14T22:13:07Z
2023-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAGNIN, D. C.; SPAZIANI, R. B . “LUTE COMO UMA PRINCESA”: PEDAGOGIAS FEMINISTAS NA EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 124–143, 2023. DOI: 10.14295/de.v10i2.14888. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14888. Acesso em: 14 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10710
10.14295/de.v10i2.14888
identifier_str_mv CAGNIN, D. C.; SPAZIANI, R. B . “LUTE COMO UMA PRINCESA”: PEDAGOGIAS FEMINISTAS NA EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 124–143, 2023. DOI: 10.14295/de.v10i2.14888. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14888. Acesso em: 14 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v10i2.14888
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187268303650816