Estudo da circunferência no ensino médio: sugestões de atividades com a utilização do software geogebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Débora de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6520
Resumo: Esta dissertação propõe sete atividades acerca do estudo da circunferência para alunos do Ensino Médio. A maioria das atividades propostas utilizam o software gratuito de geometria dinâmica GeoGebra como ferramenta de aprendizagem. Programa com diversas vantagens. Além da concepção da geometria dinâmica, a associação entre Geometria e Álgebra, relação enfatizada até no seu nome. As atividades sugeridas abordam os seguintes conteúdos: equações da circunferência (reduzida e geral), análise da equação completa do 2o grau a duas variáveis, método de completar quadrados para reestabelecimento do centro e medida do raio da circunferência, posição relativa entre ponto e circunferência, reta e circunferência e entre duas circunferências. No presente trabalho consta ainda uma análise de alguns livros didáticos para ciência do que está sendo oportunizado ao professor como subsídio para suas aulas. Associamos esta análise também com a argumentação de que o produto deste trabalho é inovador. Mostraremos também a análise das atividades que embasaram a proposta desse trabalho quando aplicadas nas turmas de 3o ano do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Rio Grande, assim como os resultados de uma pesquisa feita sobre os conhecimentos prévios dos alunos sobre geometria do Ensino Fundamental, especificamente relacionados ao círculo.
id FURG_7d9acac37e608050c30e15867e4c6e7e
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/6520
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Estudo da circunferência no ensino médio: sugestões de atividades com a utilização do software geogebraGeometria analíticaCircunferênciaEnsino médioGeogebraAnalytical geometryCircumferenceHigh schoolEsta dissertação propõe sete atividades acerca do estudo da circunferência para alunos do Ensino Médio. A maioria das atividades propostas utilizam o software gratuito de geometria dinâmica GeoGebra como ferramenta de aprendizagem. Programa com diversas vantagens. Além da concepção da geometria dinâmica, a associação entre Geometria e Álgebra, relação enfatizada até no seu nome. As atividades sugeridas abordam os seguintes conteúdos: equações da circunferência (reduzida e geral), análise da equação completa do 2o grau a duas variáveis, método de completar quadrados para reestabelecimento do centro e medida do raio da circunferência, posição relativa entre ponto e circunferência, reta e circunferência e entre duas circunferências. No presente trabalho consta ainda uma análise de alguns livros didáticos para ciência do que está sendo oportunizado ao professor como subsídio para suas aulas. Associamos esta análise também com a argumentação de que o produto deste trabalho é inovador. Mostraremos também a análise das atividades que embasaram a proposta desse trabalho quando aplicadas nas turmas de 3o ano do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Rio Grande, assim como os resultados de uma pesquisa feita sobre os conhecimentos prévios dos alunos sobre geometria do Ensino Fundamental, especificamente relacionados ao círculo.This dissertation proposes seven activities on the study of circumference for High School students. Most of such proposed activities use the free software of the dynamic geometry Geogebra as learning tool, which offers a huge number of pros. Besides the dynamic geometry conception, the association between Geometry and Algebra - connection which is actually emphasized in its name - the suggested activities include the following content: circumference equations (reduced and general), analysis of total second degree equation to two variables, method of completing squares to reestablish the center and the measurement of the radius of the circumference, relative position between point and circumference, straight line and circumference, and between two circumferences. This paper also contains an analysis of some educational books for the teachers to realize what is being given to them as aid for their classes. We associated this analysis also with the argumentation that the product of this work is innovative. In addition, we will portray an analysis of the activities that based the proposal of our task when these were executed at the third year junior classes of the Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Rio Grande, as well as the results of a conducted survey that figured out the previous knowledge of geometry from Elementary School, specifically related to the circle shape.Poffal, Cristiana AndradeMeneghetti, Cinthya Maria SchneiderBastos, Débora de Oliveira2016-09-12T13:07:03Z2016-09-12T13:07:03Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBASTOS, Débora de Oliveira.Estudo da circunferência no ensino médio: sugestões de atividades com a utilização do software geogebra. 2014. 200 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, 2014.http://repositorio.furg.br/handle/1/6520porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-09-12T13:07:03Zoai:repositorio.furg.br:1/6520Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-09-12T13:07:03Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da circunferência no ensino médio: sugestões de atividades com a utilização do software geogebra
title Estudo da circunferência no ensino médio: sugestões de atividades com a utilização do software geogebra
spellingShingle Estudo da circunferência no ensino médio: sugestões de atividades com a utilização do software geogebra
Bastos, Débora de Oliveira
Geometria analítica
Circunferência
Ensino médio
Geogebra
Analytical geometry
Circumference
High school
title_short Estudo da circunferência no ensino médio: sugestões de atividades com a utilização do software geogebra
title_full Estudo da circunferência no ensino médio: sugestões de atividades com a utilização do software geogebra
title_fullStr Estudo da circunferência no ensino médio: sugestões de atividades com a utilização do software geogebra
title_full_unstemmed Estudo da circunferência no ensino médio: sugestões de atividades com a utilização do software geogebra
title_sort Estudo da circunferência no ensino médio: sugestões de atividades com a utilização do software geogebra
author Bastos, Débora de Oliveira
author_facet Bastos, Débora de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Poffal, Cristiana Andrade
Meneghetti, Cinthya Maria Schneider
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Débora de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria analítica
Circunferência
Ensino médio
Geogebra
Analytical geometry
Circumference
High school
topic Geometria analítica
Circunferência
Ensino médio
Geogebra
Analytical geometry
Circumference
High school
description Esta dissertação propõe sete atividades acerca do estudo da circunferência para alunos do Ensino Médio. A maioria das atividades propostas utilizam o software gratuito de geometria dinâmica GeoGebra como ferramenta de aprendizagem. Programa com diversas vantagens. Além da concepção da geometria dinâmica, a associação entre Geometria e Álgebra, relação enfatizada até no seu nome. As atividades sugeridas abordam os seguintes conteúdos: equações da circunferência (reduzida e geral), análise da equação completa do 2o grau a duas variáveis, método de completar quadrados para reestabelecimento do centro e medida do raio da circunferência, posição relativa entre ponto e circunferência, reta e circunferência e entre duas circunferências. No presente trabalho consta ainda uma análise de alguns livros didáticos para ciência do que está sendo oportunizado ao professor como subsídio para suas aulas. Associamos esta análise também com a argumentação de que o produto deste trabalho é inovador. Mostraremos também a análise das atividades que embasaram a proposta desse trabalho quando aplicadas nas turmas de 3o ano do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Rio Grande, assim como os resultados de uma pesquisa feita sobre os conhecimentos prévios dos alunos sobre geometria do Ensino Fundamental, especificamente relacionados ao círculo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-09-12T13:07:03Z
2016-09-12T13:07:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BASTOS, Débora de Oliveira.Estudo da circunferência no ensino médio: sugestões de atividades com a utilização do software geogebra. 2014. 200 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, 2014.
http://repositorio.furg.br/handle/1/6520
identifier_str_mv BASTOS, Débora de Oliveira.Estudo da circunferência no ensino médio: sugestões de atividades com a utilização do software geogebra. 2014. 200 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, 2014.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/6520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187266748612608