Roda dos sentidos: a formação continuada de professores em espaços de coletividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Maria Claudia Cardoso
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6202
Resumo: A dissertação de mestrado aqui apresentada está vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação – PPGEdu, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, situada na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Utopias. O objetivo do estudo é contribuir para que os professores possam pensar em outras práticas de formação docente dentro dos espaços educativos nos quais atuam, desenvolvendo suas ações pedagógicas, a partir da reflexão sobre cotidiano docente no coletivo. A pesquisa envolve um grupo de professores que se propôs a estudar a categoria trabalho e seus entrelaçamentos com o trabalho docente a partir da perspectiva marxista. Tal grupo organizou-se tendo em vista a metodologia das Rodas de Formação, conforme a perspectiva de Warschauer, intitulando-se Roda dos Sentidos. Como corpus de análise foram utilizados os registros escritos em um portfólio coletivo, realizado a cada semana por um dos professores da Roda. Tal escrita era alternada entre os sujeitos para que, assim, todos contribuíssem, ao seu modo, na composição dos registros da Roda dos Sentidos. Foram analisadas as escritas dos anos de 2011 e 2012, buscando-se responder ao questionamento: ―que significados de formação docente são vivenciados em espaços coletivos como os da Roda dos Sentidos?‖ A análise dos dados foi inspirada na Análise Textual Discursiva – ATD, de Moraes e Galiazzi, inicialmente realizou-se a impregnação do material produzido pelos sujeitos da pesquisa, para então proceder com a unitarização, a construção de categorias analíticas e a escrita de metatextos. As problematizações realizadas no decorrer da dissertação foram apontando compreensões sobre a importância da formação docente no coletivo, constituída pelos estudos e diálogos vivenciados pelos sujeitos envolvidos; a compreensão das amarras do sistema societário que interferem no trabalho docente, salientando a necessidade dos professores resgatarem, enquanto categoria, sua capacidade de luta, seu sentido de união e coletividade no trabalho, fortalecendo suas representatividades através dos sindicatos; a compreensão da profissão docente como interpelada pelas relações humanas, ao entrelaçar a construção do conhecimento aos sentimentos como afetividade, respeito, alegria e esperança, envolvidos nesse processo, estão, nesse sentido, os professores constituindo sua humana docência. A partir das análises realizadas, compreender-se que as vivências de estudo e formação na Roda dos Sentidos, proporcionaram momentos de avanços teóricos, realizados a partir de diálogos sobre o trabalho e o trabalho docente, potencializados pelos registros escritos e compartilhados nos encontros da Roda, possíveis a partir da construção do sentido de coletividade, compreendendo-se, assim, a importância dos elos afetivos na constituição docente.
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Tal grupo organizou-se tendo em vista a metodologia das Rodas de Formação, conforme a perspectiva de Warschauer, intitulando-se Roda dos Sentidos. Como corpus de análise foram utilizados os registros escritos em um portfólio coletivo, realizado a cada semana por um dos professores da Roda. Tal escrita era alternada entre os sujeitos para que, assim, todos contribuíssem, ao seu modo, na composição dos registros da Roda dos Sentidos. Foram analisadas as escritas dos anos de 2011 e 2012, buscando-se responder ao questionamento: ―que significados de formação docente são vivenciados em espaços coletivos como os da Roda dos Sentidos?‖ A análise dos dados foi inspirada na Análise Textual Discursiva – ATD, de Moraes e Galiazzi, inicialmente realizou-se a impregnação do material produzido pelos sujeitos da pesquisa, para então proceder com a unitarização, a construção de categorias analíticas e a escrita de metatextos. As problematizações realizadas no decorrer da dissertação foram apontando compreensões sobre a importância da formação docente no coletivo, constituída pelos estudos e diálogos vivenciados pelos sujeitos envolvidos; a compreensão das amarras do sistema societário que interferem no trabalho docente, salientando a necessidade dos professores resgatarem, enquanto categoria, sua capacidade de luta, seu sentido de união e coletividade no trabalho, fortalecendo suas representatividades através dos sindicatos; a compreensão da profissão docente como interpelada pelas relações humanas, ao entrelaçar a construção do conhecimento aos sentimentos como afetividade, respeito, alegria e esperança, envolvidos nesse processo, estão, nesse sentido, os professores constituindo sua humana docência. A partir das análises realizadas, compreender-se que as vivências de estudo e formação na Roda dos Sentidos, proporcionaram momentos de avanços teóricos, realizados a partir de diálogos sobre o trabalho e o trabalho docente, potencializados pelos registros escritos e compartilhados nos encontros da Roda, possíveis a partir da construção do sentido de coletividade, compreendendo-se, assim, a importância dos elos afetivos na constituição docente.This Master’s Thesis is attached to the Post Graduation Program in Education (Programa de Pós Graduação em Educação) — PPGEdu, from Universidade Federal do Rio Grande — FURG, in the Culture, Language and Utopias line of research. The objective of this paper is to contribute with the teachers’ collective reflection about other practices for teacher training inside the schools in which they are working. The research involved a group of teachers willing to study their work and its connections with the Marxist perspective. It was developed through ―Teachers’ Training Circles‖, theory defended by Warschauer, which was called ―The Circle of Meanings‖. Entries from a collective portfolio were the analysis corpus, weekly written by one teacher each week. The writing of the entries was alternated among the participants so all of them could contribute in their own way in ―The Circle of Meanings‖. Entries from 2011 and 2012 were analyzed, trying to answer the following question: which are the teachers’ education meanings experienced in collective spaces as the ones in The Circle of Meanings? Data analysis was inspired in Discourse Textual Analysis — DTA, from Moraes and Galiazzi. Initially the researcher was ―impregnated‖ by the material produced by the subjects. Then, the content was divided in units, building up analytical categories and meta-texts were written. Questionings made during the thesis were pointing out to understandings about: the importance of the teacher education in groups, made by studies and dialogues experienced by the involved subjects; the understanding of how social system ties interfere in the teachers’ work, highlighting the needs teachers have of developing their fighting capacity, collectiveness at work, strengthening their representative force through Teachers’ Union. Also, it pointed out to understandings about how the teachers’ work is influenced by feelings such as affection, respect, joy and hope, while teachers are building up their humanitarian teaching. Taking the analisys into consideration, we can understand that the study experiences and education in The Circle of Meanings provided moments of theoretical advances, that were made through dialogues about job and teaching, increased by written registers and shared in the Circle meetings. This was possible because it was built collectively, being understood, thus, the importance of kind ties in the teaching identity.Gomes, Vanise dos SantosFarias, Maria Claudia Cardoso2016-07-01T19:30:46Z2016-07-01T19:30:46Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFARIAS, Maria Claudia Cardoso. Roda dos sentidos: a formação continuada de professores em espaços de coletividade. 2015. 150f. 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