Estereótipos de gênero expressos em memes: risos e revolta numa experiência de aula remota

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Thatiane Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Ana Paula Bispo da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10803
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p. 689-704, Jan./Jun. 2021.
id FURG_821ffd1aa136708bfbdd79aab4e9696a
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10803
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Estereótipos de gênero expressos em memes: risos e revolta numa experiência de aula remotaEstereotipos de género expresados en memes: risas y revuelta en una experiencia de clase remotaGender stereotypes illustrated in memes: laugh and upset in a remote class experienceGêneroMemesAula remotaWhatsAppGéneroClase remotaGenderRemote lessonRevista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p. 689-704, Jan./Jun. 2021.Estudos sobre gênero têm destacado a necessidade de rever práticas pedagógicas de forma a refletir sobre a igualdade de direitos em sala de aula. Este trabalho apresenta um relato de experiência que teve como objetivo promover a reflexão de crianças acerca do sexismo em relação ao feminino. Para tanto, foram usados os “memes” que circulam na internet e abordam temas fazendo uso da comicidade. A experiência se deu através de uma aula remota por grupo de WhatsApp, com alunos/as do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública. Consideramos que o ambiente escolar é repleto de práticas que contribuem para o sexismo. Deste modo, oportunizar a quebra de paradigmas fomentados através da construção social do “rumo natural das coisas”, é necessário. Diante dos resultados, percebe-se a necessidade de intervenções pedagógicas permanentes que abordem temáticas correlatas com a do estudo apresentado.Los estudios de género han destacado la necesidad de revisar las prácticas pedagógicas con la finalidad de reflexionar sobre la igualdad de derechos en el aula. Este artículo presenta un relato de experiencia que tuvo como objetivo promover la reflexión de niños sobre el sexismo en lo que se refiere a las mujeres. Para ello, se utilizaron “memes” que circulan por internet y abordan temas con humor. La experiencia se desarrolló en una clase por medio de un grupo de WhatsApp, con alumnos de 5. ° año de primaria en un colegio público. Se considera que el ambiente escolar está repleto de prácticas que contribuyen al sexismo. De esta manera, se hace necesario romper paradigmas propiciados por la construcción social del “curso natural de las cosas”, en el que la inferioridad se convierte en sinónimo. Los resultados obtenidos muestran que existe la necesidad de intervenciones pedagógicas permanentes que aborden temas relacionados con el presente estudio.Gender studies have highlighted the need to review pedagogical practices in order to reflect on equal rights in the classroom. To this end, this work presents an experience report that aimed to promote children’s reflection about sexism in relation to women. In doing so, we intend to deconstruct the symbolic violence disseminated by patriarchy in relation to women’s figure. For this purpose, web “memes” addressing humor were used. The experience took place through a Whatsapp classroom group, with students from the 5th year of an elementary public school. We suppose that the school environment is full of practices that contribute to sexism. Thus, to provide opportunities for breaking paradigms fostered through the social construction of the “natural course of things” is necessary. In view of the results, there is a need for permanent pedagogical interventions that address themes related to that of the study presented.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-01T01:11:42Z2023-04-01T01:11:42Z2021-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNASCIMENTO, T. O.; SILVA, A. P. B. Estereótipos de gênero expressos em memes: risos e revolta numa experiência de sala de aula. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 689–704, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.12474. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12474. Acesso em: 25 mar. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1080310.14295/de.v9i1.12474porNascimento, Thatiane OliveiraSilva, Ana Paula Bispo dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-01T01:11:42Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10803Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-01T01:11:42Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estereótipos de gênero expressos em memes: risos e revolta numa experiência de aula remota
Estereotipos de género expresados en memes: risas y revuelta en una experiencia de clase remota
Gender stereotypes illustrated in memes: laugh and upset in a remote class experience
title Estereótipos de gênero expressos em memes: risos e revolta numa experiência de aula remota
spellingShingle Estereótipos de gênero expressos em memes: risos e revolta numa experiência de aula remota
Nascimento, Thatiane Oliveira
Gênero
Memes
Aula remota
WhatsApp
Género
Clase remota
Gender
Remote lesson
title_short Estereótipos de gênero expressos em memes: risos e revolta numa experiência de aula remota
title_full Estereótipos de gênero expressos em memes: risos e revolta numa experiência de aula remota
title_fullStr Estereótipos de gênero expressos em memes: risos e revolta numa experiência de aula remota
title_full_unstemmed Estereótipos de gênero expressos em memes: risos e revolta numa experiência de aula remota
title_sort Estereótipos de gênero expressos em memes: risos e revolta numa experiência de aula remota
author Nascimento, Thatiane Oliveira
author_facet Nascimento, Thatiane Oliveira
Silva, Ana Paula Bispo da
author_role author
author2 Silva, Ana Paula Bispo da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Thatiane Oliveira
Silva, Ana Paula Bispo da
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Memes
Aula remota
WhatsApp
Género
Clase remota
Gender
Remote lesson
topic Gênero
Memes
Aula remota
WhatsApp
Género
Clase remota
Gender
Remote lesson
description Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p. 689-704, Jan./Jun. 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-30
2023-04-01T01:11:42Z
2023-04-01T01:11:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, T. O.; SILVA, A. P. B. Estereótipos de gênero expressos em memes: risos e revolta numa experiência de sala de aula. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 689–704, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.12474. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12474. Acesso em: 25 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10803
10.14295/de.v9i1.12474
identifier_str_mv NASCIMENTO, T. O.; SILVA, A. P. B. Estereótipos de gênero expressos em memes: risos e revolta numa experiência de sala de aula. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 689–704, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.12474. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12474. Acesso em: 25 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v9i1.12474
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384373253636096