O potencial do whatsapp como ferramenta pedag?gica: Um aliado para o ensino de matem?tica em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VILLAMAGNA, Ma?ra Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2108
Resumo: A crise de sa?de desencadeada pela COVID-19 exige medidas de distanciamento social. Desde mar?o de 2020 as atividades presenciais foram suspensas em todo o Brasil e isso colocou em debate a continua??o do ano letivo dos estudantes. O setor educacional passou por mudan?as radicais, sendo o ensino presencial substitu?do temporariamente pelo m?todo de ensino remoto e isso possibilitou a amplia??o do uso da tecnologia digital de informa??o e comunica??o para ministrar aulas ? dist?ncia. Os professores tiveram que revisar seus m?todos e se adaptarem ? nova realidade. Desde ent?o, esses profissionais passaram a lecionar remotamente por meio de plataformas online. Neste trabalho com abordagem qualitativa, foi destacado o potencial da utiliza??o do WhatsApp como ferramenta pedag?gica no ensino de matem?tica. Na educa??o, isso se tornou uma ferramenta indispens?vel. Portanto, este artigo tem como objetivo fazer refer?ncia ao ensino de Matem?tica em tempos de pandemia bem como refletir sobre a potencialidade do WhatsApp para ensinar e aprender a Matem?tica apoiado nas tecnologias de informa??o e comunica??o. Esta pesquisa visa contribuir para o desenvolvimento de pr?ticas pedag?gicas voltadas ao uso das tecnologias de comunica??o. Os resultados da pesquisa revelam que o aplicativo WhatsApp pode ser uma importante ferramenta de aprendizagem e motiva??o para promover a aprendizagem da Matem?tica n?o somente fora da sala de aula f?sica mas tamb?m dentro dela.
id IFPB_03585fbd37e2dd674a7f19bd44c94ec8
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2108
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling VILLAMAGNA, Ma?ra Rodrigues2022-06-13T17:07:43Z2022-06-13T17:07:43Z2021-04-01http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2108A crise de sa?de desencadeada pela COVID-19 exige medidas de distanciamento social. Desde mar?o de 2020 as atividades presenciais foram suspensas em todo o Brasil e isso colocou em debate a continua??o do ano letivo dos estudantes. O setor educacional passou por mudan?as radicais, sendo o ensino presencial substitu?do temporariamente pelo m?todo de ensino remoto e isso possibilitou a amplia??o do uso da tecnologia digital de informa??o e comunica??o para ministrar aulas ? dist?ncia. Os professores tiveram que revisar seus m?todos e se adaptarem ? nova realidade. Desde ent?o, esses profissionais passaram a lecionar remotamente por meio de plataformas online. Neste trabalho com abordagem qualitativa, foi destacado o potencial da utiliza??o do WhatsApp como ferramenta pedag?gica no ensino de matem?tica. Na educa??o, isso se tornou uma ferramenta indispens?vel. Portanto, este artigo tem como objetivo fazer refer?ncia ao ensino de Matem?tica em tempos de pandemia bem como refletir sobre a potencialidade do WhatsApp para ensinar e aprender a Matem?tica apoiado nas tecnologias de informa??o e comunica??o. Esta pesquisa visa contribuir para o desenvolvimento de pr?ticas pedag?gicas voltadas ao uso das tecnologias de comunica??o. Os resultados da pesquisa revelam que o aplicativo WhatsApp pode ser uma importante ferramenta de aprendizagem e motiva??o para promover a aprendizagem da Matem?tica n?o somente fora da sala de aula f?sica mas tamb?m dentro dela.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2022-06-13T11:55:23Z No. of bitstreams: 2 TCC_ Deusivania.pdf: 676352 bytes, checksum: f31c845cec238c33e086fc4f4d2bef55 (MD5) Ata de defesa_Deusivania.pdf: 415111 bytes, checksum: 8695889dad3297a3907bd52a3922d3e0 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-06-13T17:07:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC_ Deusivania.pdf: 676352 bytes, checksum: f31c845cec238c33e086fc4f4d2bef55 (MD5) Ata de defesa_Deusivania.pdf: 415111 bytes, checksum: 8695889dad3297a3907bd52a3922d3e0 (MD5)Made available in DSpace on 2022-06-13T17:07:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC_ Deusivania.pdf: 676352 bytes, checksum: f31c845cec238c33e086fc4f4d2bef55 (MD5) Ata de defesa_Deusivania.pdf: 415111 bytes, checksum: 8695889dad3297a3907bd52a3922d3e0 (MD5) Previous issue date: 2021-04-01Ensino RemotoMatem?ticaWhatsAppO potencial do whatsapp como ferramenta pedag?gica: Um aliado para o ensino de matem?tica em tempos de pandemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC_ Deusivania.pdfTCC_ Deusivania.pdfapplication/pdf676352http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2108/1/TCC_+Deusivania.pdff31c845cec238c33e086fc4f4d2bef55MD51Ata de defesa_Deusivania.pdfAta de defesa_Deusivania.pdfapplication/pdf415111http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2108/2/Ata+de+defesa_Deusivania.pdf8695889dad3297a3907bd52a3922d3e0MD52177683/21082022-12-14 15:29:10.414oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2108Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-12-14T18:29:10Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O potencial do whatsapp como ferramenta pedag?gica: Um aliado para o ensino de matem?tica em tempos de pandemia
title O potencial do whatsapp como ferramenta pedag?gica: Um aliado para o ensino de matem?tica em tempos de pandemia
spellingShingle O potencial do whatsapp como ferramenta pedag?gica: Um aliado para o ensino de matem?tica em tempos de pandemia
VILLAMAGNA, Ma?ra Rodrigues
Ensino Remoto
Matem?tica
WhatsApp
title_short O potencial do whatsapp como ferramenta pedag?gica: Um aliado para o ensino de matem?tica em tempos de pandemia
title_full O potencial do whatsapp como ferramenta pedag?gica: Um aliado para o ensino de matem?tica em tempos de pandemia
title_fullStr O potencial do whatsapp como ferramenta pedag?gica: Um aliado para o ensino de matem?tica em tempos de pandemia
title_full_unstemmed O potencial do whatsapp como ferramenta pedag?gica: Um aliado para o ensino de matem?tica em tempos de pandemia
title_sort O potencial do whatsapp como ferramenta pedag?gica: Um aliado para o ensino de matem?tica em tempos de pandemia
author VILLAMAGNA, Ma?ra Rodrigues
author_facet VILLAMAGNA, Ma?ra Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VILLAMAGNA, Ma?ra Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Remoto
Matem?tica
WhatsApp
topic Ensino Remoto
Matem?tica
WhatsApp
description A crise de sa?de desencadeada pela COVID-19 exige medidas de distanciamento social. Desde mar?o de 2020 as atividades presenciais foram suspensas em todo o Brasil e isso colocou em debate a continua??o do ano letivo dos estudantes. O setor educacional passou por mudan?as radicais, sendo o ensino presencial substitu?do temporariamente pelo m?todo de ensino remoto e isso possibilitou a amplia??o do uso da tecnologia digital de informa??o e comunica??o para ministrar aulas ? dist?ncia. Os professores tiveram que revisar seus m?todos e se adaptarem ? nova realidade. Desde ent?o, esses profissionais passaram a lecionar remotamente por meio de plataformas online. Neste trabalho com abordagem qualitativa, foi destacado o potencial da utiliza??o do WhatsApp como ferramenta pedag?gica no ensino de matem?tica. Na educa??o, isso se tornou uma ferramenta indispens?vel. Portanto, este artigo tem como objetivo fazer refer?ncia ao ensino de Matem?tica em tempos de pandemia bem como refletir sobre a potencialidade do WhatsApp para ensinar e aprender a Matem?tica apoiado nas tecnologias de informa??o e comunica??o. Esta pesquisa visa contribuir para o desenvolvimento de pr?ticas pedag?gicas voltadas ao uso das tecnologias de comunica??o. Os resultados da pesquisa revelam que o aplicativo WhatsApp pode ser uma importante ferramenta de aprendizagem e motiva??o para promover a aprendizagem da Matem?tica n?o somente fora da sala de aula f?sica mas tamb?m dentro dela.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-13T17:07:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-13T17:07:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2108
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2108/1/TCC_+Deusivania.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2108/2/Ata+de+defesa_Deusivania.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f31c845cec238c33e086fc4f4d2bef55
8695889dad3297a3907bd52a3922d3e0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660442735542272