Ensino Médio Politécnico e mundo do trabalho: entendimentos a partir das narrativas dos professores de seminário integrado no contexto do cirandar - FURG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felix Junior, Paulo Roberto Marczuk
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8285
Resumo: Este estudo busca compreender os processos de Constituição de professores de Seminário Integrado frente à proposta que emerge do documento do Ensino Médio Politécnico. Portanto, o principal objetivo desta dissertação de mestrado, é compreender as percepções dos professores de Seminário Integrado na rede pública do município de Rio Grande - RS; entender de que forma o documento do EMP foi implementado no espaço escolar, assim como o modo que os professores receberam as informações referentes a nova proposta de ensino; Verificar como os professores percebem a categoria mundo no contexto do EMP e por último, compreender a importância das rodas de diálogos do CIRANDAR na implementação do EMP na rede pública de ensino do município do Rio Grande - RS. Nesse caminho investigado, a metodologia utilizada é de cunho qualitativo com abordagem epistemológica histórico crítica. Para realização de tal estudo, a primeira condição para participação na pesquisa era que os sujeitos investigados fossem professores de Seminário Integrado assumindo-se inseridos no contexto da proposta do documento do Ensino médio Politécnico. Por isso, analisam-se as narrativas de quatro professoras educadoras de Seminário Integrado. As histórias narradas foram obtidas através de entrevistas abertas em profundidade mediada por temáticas guias. Para analise dos dados tinhas como corpos da pesquisa as transcrições das narrativas e um breve relatório que fazia após cada entrevista. A partir da análise, construiu-se três capítulos, que são: 5.1. Prazer! Sou o Ensino Médio Politécnico; 5.2. De mãos dadas construindo o entendimento; 5.3. O trabalho que dá trabalho. A aposta da pesquisa é que conhecendo as experiências que aconteceram e acontecem aos professores, a partir de suas subjetividades e narrativas, pode-se compreender a Constituição do professor de Seminário Integrado perante o contexto do Ensino Médio Politécnico e, uma vez conhecendo seus processos de constituição, podemos compreender como está acontecendo essa reestruturação curricular do Ensino Médio no contexto escolar.
id FURG_87d1ea2b5da34e4503d47ce7ddb4d66d
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/8285
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Ensino Médio Politécnico e mundo do trabalho: entendimentos a partir das narrativas dos professores de seminário integrado no contexto do cirandar - FURGPolytechnic High School and the world of work : insights from the narratives of the integrated seminary professors in the context of sift - FURGEnsino médio politécnicoSeminárioMundoPolytechnic high schoolIntegrated seminarWorld of workEste estudo busca compreender os processos de Constituição de professores de Seminário Integrado frente à proposta que emerge do documento do Ensino Médio Politécnico. Portanto, o principal objetivo desta dissertação de mestrado, é compreender as percepções dos professores de Seminário Integrado na rede pública do município de Rio Grande - RS; entender de que forma o documento do EMP foi implementado no espaço escolar, assim como o modo que os professores receberam as informações referentes a nova proposta de ensino; Verificar como os professores percebem a categoria mundo no contexto do EMP e por último, compreender a importância das rodas de diálogos do CIRANDAR na implementação do EMP na rede pública de ensino do município do Rio Grande - RS. Nesse caminho investigado, a metodologia utilizada é de cunho qualitativo com abordagem epistemológica histórico crítica. Para realização de tal estudo, a primeira condição para participação na pesquisa era que os sujeitos investigados fossem professores de Seminário Integrado assumindo-se inseridos no contexto da proposta do documento do Ensino médio Politécnico. Por isso, analisam-se as narrativas de quatro professoras educadoras de Seminário Integrado. As histórias narradas foram obtidas através de entrevistas abertas em profundidade mediada por temáticas guias. Para analise dos dados tinhas como corpos da pesquisa as transcrições das narrativas e um breve relatório que fazia após cada entrevista. A partir da análise, construiu-se três capítulos, que são: 5.1. Prazer! Sou o Ensino Médio Politécnico; 5.2. De mãos dadas construindo o entendimento; 5.3. O trabalho que dá trabalho. A aposta da pesquisa é que conhecendo as experiências que aconteceram e acontecem aos professores, a partir de suas subjetividades e narrativas, pode-se compreender a Constituição do professor de Seminário Integrado perante o contexto do Ensino Médio Politécnico e, uma vez conhecendo seus processos de constituição, podemos compreender como está acontecendo essa reestruturação curricular do Ensino Médio no contexto escolar.The following study aims to elaborate on the processes of constitution of teachers from Integrate Seminary towards the proposal that emerges from the Polytechnic High School document. So, the main objective of this master essay is to understand the perceptions of the teachers from Integrate Seminary through the public municipal network in Rio Grande - RS; to understand in what way the document from EMP has been implemented into the school environment, as well as the way that the teachers received the information about that new teaching proposal; Check how the teachers perceive the world category in the EMP context and for the last, understand the importance of dialogue circles from Cirandar on the implementation of the EMP into the public municipal network in Rio Grande - RS. Through this investigation, the methodology used is originally qualitative with an epistemological historical critical approach. To perform such a study, the first condition for the participation on the research was that the investigated subjects were teachers from the Integrate Seminary assuming to be inserted to the context of the proposal from the Polytechnic High School document. Because of this, had been analyzed the narratives of four teachers educators from the Integrated Seminary. The histories told were got by open in average depth interviews through guiding themes. To analyze the data were used as research bodies the transcriptions of the speeches and brief report that was done after each interview. Staring from the analysis, three chapters were built, which are: 5.1. Nice to meet! I am Polytechnic High School; 5.2. Holding hands to build understanding; 5.3. The work that provides work. The proposal is that knowing the experiences that happened and happen to the teachers, merging from their subjectivities and narratives, the constitution of the teacher from the Integrate Seminary can be understood towards the context of the Polytechnic High School, and, once knowing the constitution processes, we can comprehend how the curricular restructuring of the High School has been happening in the school context.Pereira, Vilmar AlvesFelix Junior, Paulo Roberto Marczuk2020-02-13T17:26:29Z2020-02-13T17:26:29Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBECK, VINICIUS CARVALHO. Os problemas aditivos e o pensamento algébrico no ciclo de alfabetização. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.http://repositorio.furg.br/handle/1/8285porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-02-13T17:26:29Zoai:repositorio.furg.br:1/8285Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-02-13T17:26:29Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino Médio Politécnico e mundo do trabalho: entendimentos a partir das narrativas dos professores de seminário integrado no contexto do cirandar - FURG
Polytechnic High School and the world of work : insights from the narratives of the integrated seminary professors in the context of sift - FURG
title Ensino Médio Politécnico e mundo do trabalho: entendimentos a partir das narrativas dos professores de seminário integrado no contexto do cirandar - FURG
spellingShingle Ensino Médio Politécnico e mundo do trabalho: entendimentos a partir das narrativas dos professores de seminário integrado no contexto do cirandar - FURG
Felix Junior, Paulo Roberto Marczuk
Ensino médio politécnico
Seminário
Mundo
Polytechnic high school
Integrated seminar
World of work
title_short Ensino Médio Politécnico e mundo do trabalho: entendimentos a partir das narrativas dos professores de seminário integrado no contexto do cirandar - FURG
title_full Ensino Médio Politécnico e mundo do trabalho: entendimentos a partir das narrativas dos professores de seminário integrado no contexto do cirandar - FURG
title_fullStr Ensino Médio Politécnico e mundo do trabalho: entendimentos a partir das narrativas dos professores de seminário integrado no contexto do cirandar - FURG
title_full_unstemmed Ensino Médio Politécnico e mundo do trabalho: entendimentos a partir das narrativas dos professores de seminário integrado no contexto do cirandar - FURG
title_sort Ensino Médio Politécnico e mundo do trabalho: entendimentos a partir das narrativas dos professores de seminário integrado no contexto do cirandar - FURG
author Felix Junior, Paulo Roberto Marczuk
author_facet Felix Junior, Paulo Roberto Marczuk
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Vilmar Alves
dc.contributor.author.fl_str_mv Felix Junior, Paulo Roberto Marczuk
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio politécnico
Seminário
Mundo
Polytechnic high school
Integrated seminar
World of work
topic Ensino médio politécnico
Seminário
Mundo
Polytechnic high school
Integrated seminar
World of work
description Este estudo busca compreender os processos de Constituição de professores de Seminário Integrado frente à proposta que emerge do documento do Ensino Médio Politécnico. Portanto, o principal objetivo desta dissertação de mestrado, é compreender as percepções dos professores de Seminário Integrado na rede pública do município de Rio Grande - RS; entender de que forma o documento do EMP foi implementado no espaço escolar, assim como o modo que os professores receberam as informações referentes a nova proposta de ensino; Verificar como os professores percebem a categoria mundo no contexto do EMP e por último, compreender a importância das rodas de diálogos do CIRANDAR na implementação do EMP na rede pública de ensino do município do Rio Grande - RS. Nesse caminho investigado, a metodologia utilizada é de cunho qualitativo com abordagem epistemológica histórico crítica. Para realização de tal estudo, a primeira condição para participação na pesquisa era que os sujeitos investigados fossem professores de Seminário Integrado assumindo-se inseridos no contexto da proposta do documento do Ensino médio Politécnico. Por isso, analisam-se as narrativas de quatro professoras educadoras de Seminário Integrado. As histórias narradas foram obtidas através de entrevistas abertas em profundidade mediada por temáticas guias. Para analise dos dados tinhas como corpos da pesquisa as transcrições das narrativas e um breve relatório que fazia após cada entrevista. A partir da análise, construiu-se três capítulos, que são: 5.1. Prazer! Sou o Ensino Médio Politécnico; 5.2. De mãos dadas construindo o entendimento; 5.3. O trabalho que dá trabalho. A aposta da pesquisa é que conhecendo as experiências que aconteceram e acontecem aos professores, a partir de suas subjetividades e narrativas, pode-se compreender a Constituição do professor de Seminário Integrado perante o contexto do Ensino Médio Politécnico e, uma vez conhecendo seus processos de constituição, podemos compreender como está acontecendo essa reestruturação curricular do Ensino Médio no contexto escolar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2020-02-13T17:26:29Z
2020-02-13T17:26:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BECK, VINICIUS CARVALHO. Os problemas aditivos e o pensamento algébrico no ciclo de alfabetização. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.
http://repositorio.furg.br/handle/1/8285
identifier_str_mv BECK, VINICIUS CARVALHO. Os problemas aditivos e o pensamento algébrico no ciclo de alfabetização. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/8285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187241899458560