Facebook e seminário integrado : uma nova oportunidade de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correa, Geane Carbajal
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133911
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o uso do recurso de grupos da rede social virtual Facebook como ferramenta de apoio na disciplina de Seminário Integrado, a qual faz parte da nova proposta pedagógica do Estado do Rio Grande do Sul. Essa análise foi amparada no Regime Padrão do Ensino Médio Politécnico, diante da proposta do Seminário Integrado aliado à ferramenta de grupos do Facebook como forma de apoio na construção da aprendizagem. Após a pesquisa bibliográfica, analisaram-se trabalhos realizados por uma turma de alunos do Ensino Médio Politécnico em uma escola estadual no município de Quaraí. A partir dessa observação, avaliaram-se os projetos desenvolvidos e aplicou-se um questionário para alunos e professores com o intuito de avaliar o grau de satisfação e a aprendizagem adquirida na disciplina de Seminário Integrado. Por fim, analisaram-se os resultados do trabalho com relação ao uso da ferramenta já citada anteriormente.
id UFRGS-2_ca232d635de2e5ffa824ad9c6886b8f7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133911
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Correa, Geane CarbajalPiovesan, Sandra Dutra2016-03-17T02:05:58Z2015http://hdl.handle.net/10183/133911000980339O presente estudo tem como objetivo analisar o uso do recurso de grupos da rede social virtual Facebook como ferramenta de apoio na disciplina de Seminário Integrado, a qual faz parte da nova proposta pedagógica do Estado do Rio Grande do Sul. Essa análise foi amparada no Regime Padrão do Ensino Médio Politécnico, diante da proposta do Seminário Integrado aliado à ferramenta de grupos do Facebook como forma de apoio na construção da aprendizagem. Após a pesquisa bibliográfica, analisaram-se trabalhos realizados por uma turma de alunos do Ensino Médio Politécnico em uma escola estadual no município de Quaraí. A partir dessa observação, avaliaram-se os projetos desenvolvidos e aplicou-se um questionário para alunos e professores com o intuito de avaliar o grau de satisfação e a aprendizagem adquirida na disciplina de Seminário Integrado. Por fim, analisaram-se os resultados do trabalho com relação ao uso da ferramenta já citada anteriormente.This study aims to analyze the use of virtual social network Facebook groups feature as a support tool in the discipline of Integrated Seminar, which is part of the new proposal pedagogical State of Rio Grande do Sul. This analysis was supported in Scheme standard Polytechnic High School, on the proposal of the Integrated Seminar ally the Facebook group tool in support in the construction of learning. After the literature analyzed work done by a group of students of the Polytechnic High School in a state school in the city of Quaraí. From this observation we evaluated the projects developed and applied a questionnaire to students and teachers in order to assess the degree of satisfaction and the acquired learning the discipline of Integrated Seminar. Finally we analyzed the results of the work regarding the use of the tool already mentioned above.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)PolitecniaRedes sociaisHigh school polytechnicIntegrated seminarFacebookFacebook e seminário integrado : uma nova oportunidade de aprendizagemFacebook and integrated seminar : a new learning opportunityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000980339.pdf000980339.pdfTexto completoapplication/pdf1163849http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133911/1/000980339.pdf614942a737e5f9c68fe7e9099ab851ccMD51TEXT000980339.pdf.txt000980339.pdf.txtExtracted Texttext/plain97368http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133911/2/000980339.pdf.txt071855eed2332d64abd010161bce4758MD52THUMBNAIL000980339.pdf.jpg000980339.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1049http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133911/3/000980339.pdf.jpg04c6938bd7cbf54477c5b8d8656b6becMD5310183/1339112018-10-29 07:44:19.907oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133911Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Facebook e seminário integrado : uma nova oportunidade de aprendizagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Facebook and integrated seminar : a new learning opportunity
title Facebook e seminário integrado : uma nova oportunidade de aprendizagem
spellingShingle Facebook e seminário integrado : uma nova oportunidade de aprendizagem
Correa, Geane Carbajal
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Politecnia
Redes sociais
High school polytechnic
Integrated seminar
Facebook
title_short Facebook e seminário integrado : uma nova oportunidade de aprendizagem
title_full Facebook e seminário integrado : uma nova oportunidade de aprendizagem
title_fullStr Facebook e seminário integrado : uma nova oportunidade de aprendizagem
title_full_unstemmed Facebook e seminário integrado : uma nova oportunidade de aprendizagem
title_sort Facebook e seminário integrado : uma nova oportunidade de aprendizagem
author Correa, Geane Carbajal
author_facet Correa, Geane Carbajal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correa, Geane Carbajal
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Piovesan, Sandra Dutra
contributor_str_mv Piovesan, Sandra Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Politecnia
Redes sociais
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Politecnia
Redes sociais
High school polytechnic
Integrated seminar
Facebook
dc.subject.eng.fl_str_mv High school polytechnic
Integrated seminar
Facebook
description O presente estudo tem como objetivo analisar o uso do recurso de grupos da rede social virtual Facebook como ferramenta de apoio na disciplina de Seminário Integrado, a qual faz parte da nova proposta pedagógica do Estado do Rio Grande do Sul. Essa análise foi amparada no Regime Padrão do Ensino Médio Politécnico, diante da proposta do Seminário Integrado aliado à ferramenta de grupos do Facebook como forma de apoio na construção da aprendizagem. Após a pesquisa bibliográfica, analisaram-se trabalhos realizados por uma turma de alunos do Ensino Médio Politécnico em uma escola estadual no município de Quaraí. A partir dessa observação, avaliaram-se os projetos desenvolvidos e aplicou-se um questionário para alunos e professores com o intuito de avaliar o grau de satisfação e a aprendizagem adquirida na disciplina de Seminário Integrado. Por fim, analisaram-se os resultados do trabalho com relação ao uso da ferramenta já citada anteriormente.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-17T02:05:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133911
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000980339
url http://hdl.handle.net/10183/133911
identifier_str_mv 000980339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133911/1/000980339.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133911/2/000980339.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133911/3/000980339.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 614942a737e5f9c68fe7e9099ab851cc
071855eed2332d64abd010161bce4758
04c6938bd7cbf54477c5b8d8656b6bec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500702871552