Jonathas Serrano e a práxis docente: proposições para o ensino de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Michele Borges
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6415
Resumo: Refletir sobre o ensino de História é uma tarefa complexa, pois convivemos com diversos entendimentos sobre a prática docente. Além disso, esse pensar sobre a docência implica em abordar uma rede de relações composta por aspectos como a formação, a postura aceita e socialmente esperada de um professor(a) e as políticas voltadas à educação, por exemplo. Nesse sentido a presente pesquisa buscou contribuir para a discussão sobre a práxis do professor(a) de História a partir da trajetória e produção intelectual de Jonathas Serrano. Analisando sua atuação profissional pudemos perceber que ensino e pesquisa foram âmbitos que compunham o seu fazer cotidiano, o que nos proporcionou suporte para afirmar que Serrano ocupou um lugar entre a ciência e docência que influenciou suas propostas, as quais apresentam uma articulação entre conteúdo, aspectos da epistemologia da História e concepções pedagógicas.
id FURG_8b03cc9533f28b8614884976c2967286
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/6415
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Jonathas Serrano e a práxis docente: proposições para o ensino de HistóriaEnsino de HistóriaJonathas Serrano e docênciaHistory teachingJonathan Serrano and teachingRefletir sobre o ensino de História é uma tarefa complexa, pois convivemos com diversos entendimentos sobre a prática docente. Além disso, esse pensar sobre a docência implica em abordar uma rede de relações composta por aspectos como a formação, a postura aceita e socialmente esperada de um professor(a) e as políticas voltadas à educação, por exemplo. Nesse sentido a presente pesquisa buscou contribuir para a discussão sobre a práxis do professor(a) de História a partir da trajetória e produção intelectual de Jonathas Serrano. Analisando sua atuação profissional pudemos perceber que ensino e pesquisa foram âmbitos que compunham o seu fazer cotidiano, o que nos proporcionou suporte para afirmar que Serrano ocupou um lugar entre a ciência e docência que influenciou suas propostas, as quais apresentam uma articulação entre conteúdo, aspectos da epistemologia da História e concepções pedagógicas.Reflect on the teaching of history is a complex task, because we live with different understandings about teaching practice. Also, think about this teaching approach involves a network of relations formed by aspects such as training, posture socially accepted and expected of a teacher and policies related to education, for example. In this sense the present study sought to contribute to the discussion on the practice of the teacher history through the lives and intellectual production of Jonathan Serrano. Analyzing their professional performance we realize that teaching and research were spheres that comprised their daily lives do, which provided support for the claim that Serrano took a place between science and teaching has influenced your proposals, coordinating content, aspects of the history and epistemology pedagogical conceptions.Matos, Júlia SilveiraMartins, Michele Borges2016-08-30T11:14:55Z2016-08-30T11:14:55Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARTINS, Michele Borges. Jonathas Serrano e a práxis docente: proposições para o ensino de História. 2015.114 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação,Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.http://repositorio.furg.br/handle/1/6415porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-08-30T11:14:55Zoai:repositorio.furg.br:1/6415Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-08-30T11:14:55Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Jonathas Serrano e a práxis docente: proposições para o ensino de História
title Jonathas Serrano e a práxis docente: proposições para o ensino de História
spellingShingle Jonathas Serrano e a práxis docente: proposições para o ensino de História
Martins, Michele Borges
Ensino de História
Jonathas Serrano e docência
History teaching
Jonathan Serrano and teaching
title_short Jonathas Serrano e a práxis docente: proposições para o ensino de História
title_full Jonathas Serrano e a práxis docente: proposições para o ensino de História
title_fullStr Jonathas Serrano e a práxis docente: proposições para o ensino de História
title_full_unstemmed Jonathas Serrano e a práxis docente: proposições para o ensino de História
title_sort Jonathas Serrano e a práxis docente: proposições para o ensino de História
author Martins, Michele Borges
author_facet Martins, Michele Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Júlia Silveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Michele Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Jonathas Serrano e docência
History teaching
Jonathan Serrano and teaching
topic Ensino de História
Jonathas Serrano e docência
History teaching
Jonathan Serrano and teaching
description Refletir sobre o ensino de História é uma tarefa complexa, pois convivemos com diversos entendimentos sobre a prática docente. Além disso, esse pensar sobre a docência implica em abordar uma rede de relações composta por aspectos como a formação, a postura aceita e socialmente esperada de um professor(a) e as políticas voltadas à educação, por exemplo. Nesse sentido a presente pesquisa buscou contribuir para a discussão sobre a práxis do professor(a) de História a partir da trajetória e produção intelectual de Jonathas Serrano. Analisando sua atuação profissional pudemos perceber que ensino e pesquisa foram âmbitos que compunham o seu fazer cotidiano, o que nos proporcionou suporte para afirmar que Serrano ocupou um lugar entre a ciência e docência que influenciou suas propostas, as quais apresentam uma articulação entre conteúdo, aspectos da epistemologia da História e concepções pedagógicas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-08-30T11:14:55Z
2016-08-30T11:14:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Michele Borges. Jonathas Serrano e a práxis docente: proposições para o ensino de História. 2015.114 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação,Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.
http://repositorio.furg.br/handle/1/6415
identifier_str_mv MARTINS, Michele Borges. Jonathas Serrano e a práxis docente: proposições para o ensino de História. 2015.114 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação,Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/6415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187274701012992