Jonathas Serrano e a práxis docente: proposições para o ensino de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/6415 |
Resumo: | Refletir sobre o ensino de História é uma tarefa complexa, pois convivemos com diversos entendimentos sobre a prática docente. Além disso, esse pensar sobre a docência implica em abordar uma rede de relações composta por aspectos como a formação, a postura aceita e socialmente esperada de um professor(a) e as políticas voltadas à educação, por exemplo. Nesse sentido a presente pesquisa buscou contribuir para a discussão sobre a práxis do professor(a) de História a partir da trajetória e produção intelectual de Jonathas Serrano. Analisando sua atuação profissional pudemos perceber que ensino e pesquisa foram âmbitos que compunham o seu fazer cotidiano, o que nos proporcionou suporte para afirmar que Serrano ocupou um lugar entre a ciência e docência que influenciou suas propostas, as quais apresentam uma articulação entre conteúdo, aspectos da epistemologia da História e concepções pedagógicas. |
id |
FURG_8b03cc9533f28b8614884976c2967286 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/6415 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Jonathas Serrano e a práxis docente: proposições para o ensino de HistóriaEnsino de HistóriaJonathas Serrano e docênciaHistory teachingJonathan Serrano and teachingRefletir sobre o ensino de História é uma tarefa complexa, pois convivemos com diversos entendimentos sobre a prática docente. Além disso, esse pensar sobre a docência implica em abordar uma rede de relações composta por aspectos como a formação, a postura aceita e socialmente esperada de um professor(a) e as políticas voltadas à educação, por exemplo. Nesse sentido a presente pesquisa buscou contribuir para a discussão sobre a práxis do professor(a) de História a partir da trajetória e produção intelectual de Jonathas Serrano. Analisando sua atuação profissional pudemos perceber que ensino e pesquisa foram âmbitos que compunham o seu fazer cotidiano, o que nos proporcionou suporte para afirmar que Serrano ocupou um lugar entre a ciência e docência que influenciou suas propostas, as quais apresentam uma articulação entre conteúdo, aspectos da epistemologia da História e concepções pedagógicas.Reflect on the teaching of history is a complex task, because we live with different understandings about teaching practice. Also, think about this teaching approach involves a network of relations formed by aspects such as training, posture socially accepted and expected of a teacher and policies related to education, for example. In this sense the present study sought to contribute to the discussion on the practice of the teacher history through the lives and intellectual production of Jonathan Serrano. Analyzing their professional performance we realize that teaching and research were spheres that comprised their daily lives do, which provided support for the claim that Serrano took a place between science and teaching has influenced your proposals, coordinating content, aspects of the history and epistemology pedagogical conceptions.Matos, Júlia SilveiraMartins, Michele Borges2016-08-30T11:14:55Z2016-08-30T11:14:55Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARTINS, Michele Borges. Jonathas Serrano e a práxis docente: proposições para o ensino de História. 2015.114 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação,Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.http://repositorio.furg.br/handle/1/6415porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-08-30T11:14:55Zoai:repositorio.furg.br:1/6415Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-08-30T11:14:55Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jonathas Serrano e a práxis docente: proposições para o ensino de História |
title |
Jonathas Serrano e a práxis docente: proposições para o ensino de História |
spellingShingle |
Jonathas Serrano e a práxis docente: proposições para o ensino de História Martins, Michele Borges Ensino de História Jonathas Serrano e docência History teaching Jonathan Serrano and teaching |
title_short |
Jonathas Serrano e a práxis docente: proposições para o ensino de História |
title_full |
Jonathas Serrano e a práxis docente: proposições para o ensino de História |
title_fullStr |
Jonathas Serrano e a práxis docente: proposições para o ensino de História |
title_full_unstemmed |
Jonathas Serrano e a práxis docente: proposições para o ensino de História |
title_sort |
Jonathas Serrano e a práxis docente: proposições para o ensino de História |
author |
Martins, Michele Borges |
author_facet |
Martins, Michele Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, Júlia Silveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Michele Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Jonathas Serrano e docência History teaching Jonathan Serrano and teaching |
topic |
Ensino de História Jonathas Serrano e docência History teaching Jonathan Serrano and teaching |
description |
Refletir sobre o ensino de História é uma tarefa complexa, pois convivemos com diversos entendimentos sobre a prática docente. Além disso, esse pensar sobre a docência implica em abordar uma rede de relações composta por aspectos como a formação, a postura aceita e socialmente esperada de um professor(a) e as políticas voltadas à educação, por exemplo. Nesse sentido a presente pesquisa buscou contribuir para a discussão sobre a práxis do professor(a) de História a partir da trajetória e produção intelectual de Jonathas Serrano. Analisando sua atuação profissional pudemos perceber que ensino e pesquisa foram âmbitos que compunham o seu fazer cotidiano, o que nos proporcionou suporte para afirmar que Serrano ocupou um lugar entre a ciência e docência que influenciou suas propostas, as quais apresentam uma articulação entre conteúdo, aspectos da epistemologia da História e concepções pedagógicas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2016-08-30T11:14:55Z 2016-08-30T11:14:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARTINS, Michele Borges. Jonathas Serrano e a práxis docente: proposições para o ensino de História. 2015.114 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação,Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015. http://repositorio.furg.br/handle/1/6415 |
identifier_str_mv |
MARTINS, Michele Borges. Jonathas Serrano e a práxis docente: proposições para o ensino de História. 2015.114 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação,Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6415 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187274701012992 |