[pt] O LIVRO DE IMAGENS LUMINOSAS: JONATHAS SERRANO E A GÊNESE DA CINEMATOGRAFIA EDUCATIVA NO BRASIL 1889-1937
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11699@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11699@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11699 |
Resumo: | [pt] O trabalho dedica-se à determinação e ao estudo da gênese da cinematografia educativa no Brasil, no Rio de Janeiro, entre 1889 e 1937, colocando em relevo as contribuições feitas pelo professor Jonathas Serrano a este processo. Contribuições da Educação, Comunicação e História foram aportadas durante a realização da pesquisa, tendo como principal substrato teórico o conceito de apropriação, tomado de empréstimo à obra de Michel de Certeau. Do ponto de vista teórico-metodológico os resultados relatados apontam para a emergência de um novo objeto de estudos em ciências humanas e sociais, especificado como história das formulações e práticas educacionais resultantes das interações entre comunicação e educação. Com a investigação empreendida foi possível afirmar a ocorrência de práticas educacionais envolvendo tecnologias da comunicação, presentes na cidade do Rio de Janeiro já nas três primeiras décadas do século XX; identificar e descrever a metodologia destas práticas em sala de aula e definir os contornos do conceito de cinematografia educativa, da maneira como foi formulado e praticado no período em estudo. A cinematografia educativa não se limitou ao uso didático do filme, abrangendo uma grande diversidade de tecnologias e processos da comunicação disponíveis então, inclusive com a realização de produtos sob a coordenação de professores e alunos da rede pública de instrução escolar. |
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[pt] O LIVRO DE IMAGENS LUMINOSAS: JONATHAS SERRANO E A GÊNESE DA CINEMATOGRAFIA EDUCATIVA NO BRASIL 1889-1937[en] THE SHINING IMAGES BOOK: JONATHAS SERRANO AND THE GENESIS OF EDUCATIONAL CINEMATOGRAPHY BRASIL 1889-1937[pt] COMUNICACAO[pt] JONATHAS SERRANO[pt] CINEMATOGRAFIA EDUCATIVA[pt] PRATICA DOCENTE[pt] BRASIL[pt] EDUCACAO[en] COMMUNICATION[en] JONATHAS SERRANO[en] EDUCATIONAL CINEMATOGRAPHY[en] TEACHING PRACTICE [en] BRAZIL[en] EDUCATION[pt] O trabalho dedica-se à determinação e ao estudo da gênese da cinematografia educativa no Brasil, no Rio de Janeiro, entre 1889 e 1937, colocando em relevo as contribuições feitas pelo professor Jonathas Serrano a este processo. Contribuições da Educação, Comunicação e História foram aportadas durante a realização da pesquisa, tendo como principal substrato teórico o conceito de apropriação, tomado de empréstimo à obra de Michel de Certeau. Do ponto de vista teórico-metodológico os resultados relatados apontam para a emergência de um novo objeto de estudos em ciências humanas e sociais, especificado como história das formulações e práticas educacionais resultantes das interações entre comunicação e educação. Com a investigação empreendida foi possível afirmar a ocorrência de práticas educacionais envolvendo tecnologias da comunicação, presentes na cidade do Rio de Janeiro já nas três primeiras décadas do século XX; identificar e descrever a metodologia destas práticas em sala de aula e definir os contornos do conceito de cinematografia educativa, da maneira como foi formulado e praticado no período em estudo. A cinematografia educativa não se limitou ao uso didático do filme, abrangendo uma grande diversidade de tecnologias e processos da comunicação disponíveis então, inclusive com a realização de produtos sob a coordenação de professores e alunos da rede pública de instrução escolar.[en] This work is dedicated to the study of educational cinematography in Brazil, in Rio de Janeiro, between 1889 and 1937, highlighting the participation of the professor Jonathas Serrano in this particular process. Contributions from Education, Communication and History were used during the process of this research, which has as its main theoretical reference the concept of appropriation, taken from Michel de Certeau's work. From the methodological and theoretical point of view, the presented results suggest the emergency of a new study object in human and social sciences, that can be understood as the history of formulation and education practices that are the result of the interaction between education and communication. With this investigation, one could see that even in the 19th century in Brazil there were educational practices using technology of communication, taking place in the city of Rio de Janeiro since the first three decades of the 20th century as well as identify and describe the methodology of these practices in classroom, defining the concepts of educational cinematography, in the way it was formulated and used in the period of this study. The educational cinematography not only used films with pedagogical goals, but also used a variety of technologies and communication processes available in that time, includding the realization of products under the coordination of teachers and students from public schools.MAXWELLROSALIA MARIA DUARTEJOAO ALVES DOS REIS JUNIOR2008-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11699@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11699@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11699porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-01T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:11699Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-10-01T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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