O ensino renovado de História pelo catedrático do Colégio de Pedro II, Jonathas Serrano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freixo, André de Lemos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Coelho, Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9559
Resumo: Este artigo aborda a proposta de renovação do ensino de história, apresentada por Jonathas Serrano nas primeiras décadas do século XX. Enfocamos sua trajetória como aluno e mestre do Colégio Pedro II, sua concepção de história e de ensino de história, e a importância que reputava a esse saber. A referida instituição assegurou o prestígio necessário para ingressar nos debates educacionais do período. Argumentamos que o esforço desse mestre, em defender a renovação como caminho para a melhoria da educação histórica no país, por meio da preservação dos valores e preceitos morais e sociais cultivados no colégio, tem relação com sua concepção de história e deve ser lida sob o pano de fundo do processo de reformulação do ensino brasileiro no início da década de 1930.
id UFOP_c11c4deea96e967379ad08a81e513be4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/9559
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling O ensino renovado de História pelo catedrático do Colégio de Pedro II, Jonathas Serrano.Jonathas SerranoHistóriaEnsino de HistóriaColégio Pedro IIEste artigo aborda a proposta de renovação do ensino de história, apresentada por Jonathas Serrano nas primeiras décadas do século XX. Enfocamos sua trajetória como aluno e mestre do Colégio Pedro II, sua concepção de história e de ensino de história, e a importância que reputava a esse saber. A referida instituição assegurou o prestígio necessário para ingressar nos debates educacionais do período. Argumentamos que o esforço desse mestre, em defender a renovação como caminho para a melhoria da educação histórica no país, por meio da preservação dos valores e preceitos morais e sociais cultivados no colégio, tem relação com sua concepção de história e deve ser lida sob o pano de fundo do processo de reformulação do ensino brasileiro no início da década de 1930.This article discusses Jonathan Serrano’s renewal proposal for the teaching of History in the first decades of the Twentieth-century. We focus on his career as a student and teacher at Colégio Pedro II, his concept of History and History teaching, and the importance that he attributed on this discipline. The institution assured him the necessary prestige to enter the educational debates of the period. We argue that his efforts to defend the renewal, as a path to improve history education in the country, preserving the moral and social values obtained at the Pedro II School, is correlated to his concept of history, and should be read under the light of the process of recasting Brazilian education in the early 1930s.2018-02-21T14:37:04Z2018-02-21T14:37:04Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFREIXO, A. de L.; COELHO, P. O ensino renovado de História pelo catedrático do Colégio de Pedro II, Jonathas Serrano. Revista Brasileira de História da Educação, v. 15, n. 3, p. 261-292, 2015. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40791>. Acesso em: 16 jan. 2018.2238-0094http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9559O periódico Revista Brasileira de História da Educação permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/313>. Acesso em: 11 mar. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessFreixo, André de LemosCoelho, Patríciaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-03-12T16:01:24Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/9559Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-03-12T16:01:24Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino renovado de História pelo catedrático do Colégio de Pedro II, Jonathas Serrano.
title O ensino renovado de História pelo catedrático do Colégio de Pedro II, Jonathas Serrano.
spellingShingle O ensino renovado de História pelo catedrático do Colégio de Pedro II, Jonathas Serrano.
Freixo, André de Lemos
Jonathas Serrano
História
Ensino de História
Colégio Pedro II
title_short O ensino renovado de História pelo catedrático do Colégio de Pedro II, Jonathas Serrano.
title_full O ensino renovado de História pelo catedrático do Colégio de Pedro II, Jonathas Serrano.
title_fullStr O ensino renovado de História pelo catedrático do Colégio de Pedro II, Jonathas Serrano.
title_full_unstemmed O ensino renovado de História pelo catedrático do Colégio de Pedro II, Jonathas Serrano.
title_sort O ensino renovado de História pelo catedrático do Colégio de Pedro II, Jonathas Serrano.
author Freixo, André de Lemos
author_facet Freixo, André de Lemos
Coelho, Patrícia
author_role author
author2 Coelho, Patrícia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freixo, André de Lemos
Coelho, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Jonathas Serrano
História
Ensino de História
Colégio Pedro II
topic Jonathas Serrano
História
Ensino de História
Colégio Pedro II
description Este artigo aborda a proposta de renovação do ensino de história, apresentada por Jonathas Serrano nas primeiras décadas do século XX. Enfocamos sua trajetória como aluno e mestre do Colégio Pedro II, sua concepção de história e de ensino de história, e a importância que reputava a esse saber. A referida instituição assegurou o prestígio necessário para ingressar nos debates educacionais do período. Argumentamos que o esforço desse mestre, em defender a renovação como caminho para a melhoria da educação histórica no país, por meio da preservação dos valores e preceitos morais e sociais cultivados no colégio, tem relação com sua concepção de história e deve ser lida sob o pano de fundo do processo de reformulação do ensino brasileiro no início da década de 1930.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2018-02-21T14:37:04Z
2018-02-21T14:37:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FREIXO, A. de L.; COELHO, P. O ensino renovado de História pelo catedrático do Colégio de Pedro II, Jonathas Serrano. Revista Brasileira de História da Educação, v. 15, n. 3, p. 261-292, 2015. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40791>. Acesso em: 16 jan. 2018.
2238-0094
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9559
identifier_str_mv FREIXO, A. de L.; COELHO, P. O ensino renovado de História pelo catedrático do Colégio de Pedro II, Jonathas Serrano. Revista Brasileira de História da Educação, v. 15, n. 3, p. 261-292, 2015. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40791>. Acesso em: 16 jan. 2018.
2238-0094
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002810552221696