A experiência do curso transenem e o acesso à educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Itaqui, Cintia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ziliotto, Denise Macedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10647
Resumo: O artigo analisa a experiência do curso transENEM enquanto dispositivo de acesso à Educação Superior, situando historicamente sua origem e percurso, o ingresso e permanência dos/as alunos/as, os níveis de participação e decisão institucionais, e também identificando dimensões sociais e pedagógicas desta oferta educativa. A investigação qualitativa, descritiva e com delineamento de estudo de caso teve como instrumentos entrevistas, documentos, observação participante, comunicações do coletivo e de seus membros nas redes sociais, fotos e atas das assembleias, analisados sob a perspectiva hermenêutica. Conquistas importantes foram identificadas, não somente em relação à aprovação nos exames e consequente acesso à universidade, mas relativos ao engajamento das/os alunas/os, à ampliação de oportunidades profissionais, à formação de uma rede de apoio para os discentes e ainda à participação nos espaços públicos.
id FURG_8b5e6b5e0079d4f7751dca80aef4bbde
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10647
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A experiência do curso transenem e o acesso à educação superiorThe experience of the transenem course and the access to higher educationLa experiência del curso transenem y el acceso a la educación mayorENEMPré-vestibularUniversidadeFacultadPreparatório de ingresoPré-universityUniversityO artigo analisa a experiência do curso transENEM enquanto dispositivo de acesso à Educação Superior, situando historicamente sua origem e percurso, o ingresso e permanência dos/as alunos/as, os níveis de participação e decisão institucionais, e também identificando dimensões sociais e pedagógicas desta oferta educativa. A investigação qualitativa, descritiva e com delineamento de estudo de caso teve como instrumentos entrevistas, documentos, observação participante, comunicações do coletivo e de seus membros nas redes sociais, fotos e atas das assembleias, analisados sob a perspectiva hermenêutica. Conquistas importantes foram identificadas, não somente em relação à aprovação nos exames e consequente acesso à universidade, mas relativos ao engajamento das/os alunas/os, à ampliação de oportunidades profissionais, à formação de uma rede de apoio para os discentes e ainda à participação nos espaços públicos.El artículo analiza la experiencia del curso transENEN como dispositivo de acceso a la Educacion Superior, situando historicamente su origen y trayectoria, el ingreso y permanencia de los estudiantes, los niveles de participación y decisión institucional, e identificando tambien las dimensiones sociales y pedagogicas de esta oferta educativa. El diseño de la investigación cualitativa, descriptiva y del estudio de caso contócon instrumentos, entrevistas, documentos, observacion participante, comunicaciones del colectivo y sus integrantes en redes sociales, fotos y actas de las reuniones analizadas desde la perspectiva hermeneutica. Se identificaron logros importantes, no solo en relacion a la aprobacion de examenes y consecuente acceso a la universidad, sino en terminos de compromiso de los estudiantes, la expansion de oportunidades profesionales, la formacion de una red de apoyo a los estudiantes y tambien la participacion en espacios publicos.The article analyzes the experience of the TransENEM course as a device for accessing Higher Education, historically situating its origin and trajectory, its student’s admission, permanence and participation level in institutional decisions, identifying also the TRANSENEM social dimensions and its pedagogical offer. The qualitative, descriptive investigation and case study design had instruments such as interviews, documents, participant observation, communications from the collective and its member son social media, photos and meetings minutes analyzed in a hermeneutic perspective. Important achievements were identified, not just in relation to passing the exams and entering university but in relation to student’s engagement developing their support network searching for professional opportunities and participation in public spaces.2023-02-08T19:16:51Z2023-02-08T19:16:51Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfITAQUI, C.; ZILIOTTO, D. M. A EXPERIÊNCIA DO CURSO TRANSENEM E O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 46–73, 2021. DOI: 10.14295/de.v8i2.12081. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12081. Acesso em: 27 jan. 2023.2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1064710.14295/de.v8i2. 12081porItaqui, CintiaZiliotto, Denise Macedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-02-08T19:16:51Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10647Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-02-08T19:16:51Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A experiência do curso transenem e o acesso à educação superior
The experience of the transenem course and the access to higher education
La experiência del curso transenem y el acceso a la educación mayor
title A experiência do curso transenem e o acesso à educação superior
spellingShingle A experiência do curso transenem e o acesso à educação superior
Itaqui, Cintia
ENEM
Pré-vestibular
Universidade
Facultad
Preparatório de ingreso
Pré-university
University
title_short A experiência do curso transenem e o acesso à educação superior
title_full A experiência do curso transenem e o acesso à educação superior
title_fullStr A experiência do curso transenem e o acesso à educação superior
title_full_unstemmed A experiência do curso transenem e o acesso à educação superior
title_sort A experiência do curso transenem e o acesso à educação superior
author Itaqui, Cintia
author_facet Itaqui, Cintia
Ziliotto, Denise Macedo
author_role author
author2 Ziliotto, Denise Macedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Itaqui, Cintia
Ziliotto, Denise Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv ENEM
Pré-vestibular
Universidade
Facultad
Preparatório de ingreso
Pré-university
University
topic ENEM
Pré-vestibular
Universidade
Facultad
Preparatório de ingreso
Pré-university
University
description O artigo analisa a experiência do curso transENEM enquanto dispositivo de acesso à Educação Superior, situando historicamente sua origem e percurso, o ingresso e permanência dos/as alunos/as, os níveis de participação e decisão institucionais, e também identificando dimensões sociais e pedagógicas desta oferta educativa. A investigação qualitativa, descritiva e com delineamento de estudo de caso teve como instrumentos entrevistas, documentos, observação participante, comunicações do coletivo e de seus membros nas redes sociais, fotos e atas das assembleias, analisados sob a perspectiva hermenêutica. Conquistas importantes foram identificadas, não somente em relação à aprovação nos exames e consequente acesso à universidade, mas relativos ao engajamento das/os alunas/os, à ampliação de oportunidades profissionais, à formação de uma rede de apoio para os discentes e ainda à participação nos espaços públicos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2023-02-08T19:16:51Z
2023-02-08T19:16:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ITAQUI, C.; ZILIOTTO, D. M. A EXPERIÊNCIA DO CURSO TRANSENEM E O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 46–73, 2021. DOI: 10.14295/de.v8i2.12081. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12081. Acesso em: 27 jan. 2023.
2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10647
10.14295/de.v8i2. 12081
identifier_str_mv ITAQUI, C.; ZILIOTTO, D. M. A EXPERIÊNCIA DO CURSO TRANSENEM E O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 46–73, 2021. DOI: 10.14295/de.v8i2.12081. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12081. Acesso em: 27 jan. 2023.
2358-8853
10.14295/de.v8i2. 12081
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187273800286208